conecte-se conosco


Mulher

Anticoncepcional pode deixar a mulher ansiosa e depressiva? Tire suas dúvidas

Publicado

source

Women's Health

A pílula anticoncepcional é uma escolha popular entre as mulheres — cerca de 100 milhões de pessoas ao redor do mundo a usam. Não há como negar que ela revolucionou a saúde sexual feminina.

mulher olhando cartela de pílula anticoncepcional arrow-options
shutterstock

E você? Já sentiu variação no humor e se sentiu mais ansiosa ou até depressiva com o uso da pílula anticoncepcional?

Leia também: 9 coisas que não combinam e até acabam com efeito da pílula

E embora os efeitos colaterais (bons e ruins) associados à pílula já sejam de conhecimento da ciência — risco reduzido de câncer de ovário, melhora na saúde da pele, maior chance de câncer de mama — ainda há poucas pesquisas sobre a relação do medicamento com a ansiedade. Por isso, se você sente que o anticoncepcional causa ansiedade , continue lendo.

Anticoncepcional causa ansiedade?

mulher ansiosa no trabalho arrow-options
Thinkstock Photos

Hormônios podem ser responsáveis por deixar algumas mulheres mais ansiosas ou depressivas com o uso da pílula

Um estudo publicado no Human Brain Mapping encontrou uma ligação entre a pílula e seu estado mental. Cientistas da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, estudaram 90 mulheres — sendo que 44 delas usavam o medicamento. Os pesquisadores compararam a espessura de diferentes áreas do cérebro entre os dois grupos.

Eles descobriram que duas regiões específicas — o córtex orbitofrontal lateral e o córtex cingulado posterior — pareciam ser mais finas naquelas que tomavam a pílula em comparação com as que não o faziam. E só para você saber: o córtex orbitofrontal lateral é o que nos ajuda a regular as emoções em resposta a estímulos externos; enquanto o córtex cingulado posterior nos ajuda a avaliar nosso estado mental.

Dado que os hormônios sexuais influenciam fortemente o cérebro e o sistema nervoso, faz sentido que a pílula possa ser a razão pela qual algumas mulheres experimentam sintomas de ansiedade e depressão enquanto tomam o anticoncepcional.

Mas calma. O estudo está longe de ser conclusivo, por isso não jogue fora sua cartela de comprimidos ainda.

Geetha Venkat, médica da Harley Street Fertility Clinic, concorda que pode haver um link indireto entre as duas coisas. “Os efeitos colaterais mais comuns da pílula incluem mudanças de humor. Em mulheres com tendências a ansiedade, depressão ou ataques de pânico, isso pode sim aumentar os sintomas e sua gravidade.”

Leia também: Pílula anticoncepcional: esqueci de tomar; e agora? Delas responde

Veja Também:  Sim, é possível! Especialista ensina como consumir menos calorias em fast-foods

A pílula pode afetar seu humor?

mulher sentada no sofá arrow-options
shutterstock

Algumas mulheres tem efeitos adversos à pílula anticoncepcional; veja dados

O portal Debrief fez a sua própria investigação sobre a ligação entre a pílula e a saúde mental. Eles questionaram 1.022 leitores com idades entre 18 e 30 anos. E encontraram:

  • 93% das mulheres já haviam tomado ou estavam tomando anticoncepcional via oral;
  • Dessas, 45% sentiram mais os sintomas de ansiedade e 45% os de depressão;
  • 46% disseram que o comprimido diminuiu a libido;
  • 58% acreditavam que a pílula tinha um impacto negativo na sua saúde mental — e apenas 4% acreditavam ter um efeito positivo.

Um estudo da Universidade de Copenhague aparentemente apoia a pesquisa. Eles descobriram que as mulheres que tomavam o anticoncepcional tinham maior probabilidade de receberem um antidepressivo do que aquelas que não utilizavam nenhuma contracepção hormonal.

Leia também: Verdade ou mentira: a pílula anticoncepcional também serve como tratamento?

Mas a gente sabe que mais estudos precisam ser feitos. E que essa com certeza é uma conversa que precisa de mais argumentos. Portanto, se você experimentou (ou tem um histórico familiar de) ansiedade ou depressão, fale com o seu ginecologista. Você não está sozinha e pode encontrar as novas formas de contracepção além da pílula anticoncepcional.

Fonte: IG Delas
Veja Também:  Tendência: os estilos de cabelo loiro que estão bombando nos salões de beleza
publicidade

Mulher

Skittle Nails: tendência aposta em cores de esmalte diferentes para cada unha

Publicado

source

Se você adora estar por dentro das tendências, vai ficar feliz ao saber que há uma ideia de nail art que está bombando nos salões, as “skittle nails”. Talvez o nome seja familiar para quem já viu os docinhos coloridos “Skittles”, ainda mais porque o conceito é exatamente esse: ousar nas cores de emalte para deixar uma unha em cada tonalidade.  

Leia também: Unhas decoradas com pedras são a nova tendência de nail art entre as famosas

skittle nails com candy colours e esmalte neon arrow-options
Reprodução/Instagram/esmaltegaranhuns/official_minkpink

Para as ‘skittle nails’ você pode usar cores de esmalte neon ou apostar nas ‘candy colours’, que são tons pastel

Para aderir à técnica, é legal usar as diferentes cores de esmalte com estilos variados. Aposte nas “candy colours”, que são tons pastel, no neon para chamar atenção para as unhas, ou até no efeito degradê com tonalidades claras e escuras de uma mesma cor. Isso vai deixar o visual bem divertido e moderno, além de dar um toque jovial ao look. 

Veja Também:  Mãe revela truque incrível para fazer bebê parar de chorar em segundos

De acordo com Sol Regovich, proprietária da rede de franquia Esmalteria da Sol, o que conta para quem quer investir nessa ideia é imaginação e estilo. Para ela, as unhas são acessórios e usar as cores que estão bombando no momento, como o neon, permite infinitas opções.

Leia também: Kylie Jenner inspira tendência de nail art tie-dye nas redes sociais

“Desde o verão 2019, as cores neon estão em alta e prometem continuar até 2020. Rosa neon, verde neon e amarelo neon são os queridinhos e agora também estamos com as ‘candy colors’, ou seja, os tons pastel fazendo muito sucesso”, diz. 

unhas com tons diferentes de rosa arrow-options
Reprodução/Instagram/ahuvaofficial/shmailshmolish

Fazer um degradê com tons da mesma cor ou escolher cores de esmalte neutras também combinam com as ‘skittle nails’

Leia também: Tendências para as unhas: 5 cores de esmalte que vão bombar no verão

E se você não quer apostar nas cores chamativas, não é preciso descartar as “skittle nails!” A profissional afirma que cores de esmalte mais clássicas, como vermelho, preto e a tradicional francesinha continuam entre as mais pedidas até nessa brincadeira de cores.  

Veja Também:  Sim, é possível! Especialista ensina como consumir menos calorias em fast-foods

Fonte: IG Delas
Continue lendo

Mulher

Evolução astrológica: em qual nível do seu signo você está? Faça o teste

Publicado

source

Você sabia que os signos possuem níveis evolutivos? Quem explica sobre esse assunto é Marcelo Dalla, astrólogo que comanda a coluna  Previsões e Astros e o horóscopo do dia do iG . Segundo ele, são três níveis, sendo o primeiro mais básico, o segundo mediano e o terceiro mais elevado.  

Leia também: Hoje é dia de Lua Cheia! Veja como isso vai afetar seu signo e ascendente 

mandala roxa com tons de rosa e azul arrow-options
Marcelo Dalla

Segundo astrólogo, os níveis evolutivos servem como uma reflexão sobre o momento em que você está

“Os níveis evolutivos dependem muito do nível de consciência da pessoa. Por causa disso, se torna muito importante buscar a voz do conhecimento, porque só assim potencializamos as qualidades dos signos  “, afirma o astrólogo.

“Ao saber em qual nível você está, é importante ler e refletir sobre ele”, indica Dalla. Lembre-se que os níveis não são determinantes, pois é possível transitar entre eles mais de uma vez. 

Leia também: Como ler mapa astral? Entenda o que os astros dizem sobre a sua personalidade

Veja Também:  Sim, é possível! Especialista ensina como consumir menos calorias em fast-foods

Quer saber em qual nível evolutivo você está? Selecione o seu signo nos links abaixo, faça o teste e descubra! O teste se baseia nas principais características dos níveis e basta selecionar aquela que você mais se identifica em cada uma das etapas para chegar ao resultado. 

  1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário 
  12. Peixes

Níveis evolutivos de Áries

Níveis evolutivos de Touro

Níveis evolutivos de Gêmeos

Níveis evolutivos de Câncer

Níveis evolutivos de Leão

Níveis evolutivos de Virgem

Níveis evolutivos de Libra

Níveis evolutivos de Escorpião

Níveis evolutivos de Sagitário

Níveis evolutivos de Capricórnio 

Níveis evolutivos de Aquário

Níveis evolutivos de Peixes

Fonte: IG Delas
Continue lendo

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 12 de novembro de 2019

Publicado

source
mandala arrow-options
Marcelo Dalla

É dia de Lua Cheia e seu signo pode ficar afetado

Leia também: Você sabe em qual nível de evolução do seu signo você está? Faça o teste!

ÁRIES

Todos podem ficar mais sensíveis, inquietos e suscetíveis sob os efeitos da Lua cheia, que acontece pela manhã. Com a Lua em Touro, priorize o conforto e a tranquilidade. Sol e Lua se combinam com Plutão para ajudá-lo a curar, transformar e melhorar o que for preciso. Uma série de revisões continua em pauta, você pode realinhar interesses e corrigir o que for necessário. Continue flexível, disposto a ouvir e desfazer mal entendidos. Bom mesmo é cultivar autoestima, respeitar a si mesmo e os outros.

TOURO

É tempo de buscar novas soluções e possibilidades, em clima de liberdade. Com a Lua cheia em seu signo, crises latentes e situações para as quais fazia vista grossa podem vir à tona. Tudo para que possa seguir mais livre e leve. Relações doentias, que estão por um fio, devem ser ajustadas, harmonizadas e equilibradas, ou não se sustentam. Sol e Lua combinam forças com Plutão, os processos de cura ficam favorecidos. Conte com coragem para promover mudanças, acredite em seu merecimento.

GÊMEOS

Momento ideal para rever crenças, conceitos, hábitos, apegos e comportamentos, para dar vez a novas direções. A Lua cheia traz condições para se libertar de padrões que o prendem, que impedem seu desenvolvimento e a busca de novas experiências. Prefira ponderar, ao invés de tomar decisões impulsivas. Atenção para mal entendidos, evite discussões. Não tenha receio de abrir-se para novas opiniões. Atividades físicas alternadas com exercícios de meditação e relaxamento são indicados para a inquietude mental e emocional.

CÂNCER

Evite agir impulsivamente, arme-se de prudência pra arquitetar planos e estratégias. As emoções transbordam e muitas situações chegam ao ápice com a Lua cheia. Mantenha-se flexível e compreensivo para evitar conflitos. O que está por um fio pode se romper, mas é para o bem. Tudo para que possa alçar voos mais altos, com mais independência. Ainda bem que a Lua segue no pacífico Touro, em harmonia com Plutão. Vale adotar uma atitude mais prática e objetiva perante a vida, perceber o que deve ser transformado ou reciclado.

Veja Também:  Tendência: os estilos de cabelo loiro que estão bombando nos salões de beleza

LEÃO

Hoje é dia de Lua cheia: se há algo que o prende e atravanca sua expansão, isso pode ficar evidente. Bom período para abandonar velhos padrões de comportamento (mágoas, medos, ressentimentos) e criar algo novo para sua vida. Bom também para perceber em quais parcerias pode investir, ou não. Atividades de cunho artístico e/ou transcendental continuam favorecidas. Sol e Lua se combinam com Plutão, garantindo mais intuição, inspirando e favorecendo curas, reforçando a vontade elevar os sentimentos.

VIRGEM

As emoções ficam à flor da pele com a Lua cheia. É importante fazer valer a parcimônia e a objetividade para prosseguir com seus projetos. Evite discussões mais acaloradas, em nome do respeito e do bom entendimento Esteja disposto a ceder e conceder, sem conflitos desnecessários. Sol e Lua se combinam com Plutão, ajudando a restaurar energias. Procure relaxar, sem atitudes controladoras. Você pode cultivar sossego, buscar tudo o que possa trazer inspiração e encantamento para alimentar sua alma.

LIBRA

É tempo de colheita. Você pode viver o clímax ou o limite de muitas situações com a Lua cheia. Cresce o desejo de liberdade, não convém controlar ou provocar a rivalidade dos outros. Os sentimentos transbordam. Por isso é importante respirar fundo, reservar momentos de relaxamento e observar os acontecimentos. Você segue mais inquieto do que de costume, com tendência a tomar atitudes para se libertar de tudo o que o tolhe. Pode também repensar e reinventar seu relacionamento para torná-lo mais estimulante.

ESCORPIÃO

Continue atento aos assuntos, às ideias, inspirações e compreensões que podem surgir durante o período. A Lua cheia indica um período de mudanças, curas e libertações importantes. Você pode perceber com mais clareza o que é preciso ser deixado para trás. Conte com mais força de vontade para tal, mas evite envolver-se em brigas e discussões. Sol e Lua combinam forças com Plutão: atividades curativas e regenerativas estão favorecidas. Esta é uma energia de recuperação, aproveite para tratar muito bem de si mesmo.

Veja Também:  Horóscopo do dia: previsões para 12 de novembro de 2019

SAGITÁRIO

Liberdade e independência devem falar mais alto. Com a Lua cheia, relações baseadas em dependências, expectativas irreais e carências desmedidas ficam mais evidentes. O desafio é equilibrar parcerias, respeitar o espaço e o livre-arbítrio de cada um, dialogar com calma e cordialidade para buscar o entendimento. A Lua segue em Touro e se combina com Plutão: você pode promover curas, restaurações e limpezas. Pode também cultivar o conforto e passar mais tempo junto das pessoas que ama. Assim recupera suas energias.

CAPRICÓRNIO

Diplomacia, gentileza, cautela são fundamentais. A Lua cheia ativa a sensibilidade e as emoções. Procure cultivar tranquilidade e uma atitude mais compreensiva. Para refletir: em meio aos ruídos externos e internos (mentais), falatórios, cobranças e inquietações, você consegue fechar os olhos, relaxar, encontrar a paz e o silêncio dentro de si? A Lua segue em Touro sorri para Plutão, favorecendo recuperações em geral. Desde financeiras, até da saúde e dos relacionamentos. Se trocar as queixas pela gratidão, potencializa esse processo.

AQUÁRIO

Com a Lua cheia, situações podem vir à tona para que possa solucioná-las. É tempo de realinhar interesses, fique atendo para possíveis, confusões, erros ou mal entendidos. Você pode promover curas, limpezas, mudanças e libertações, substituir velhos comportamentos por algo novo. De deixar para trás o passado que não deu certo, perdoar e reconhecer o valor do aprendizado. E se não deu, é porque algo novo, maior e melhor o espera mais adiante. Momentos de silêncio também são muito bem vindos.

PEIXES

É preciso equilibrar sua liberdade individual com o peso dos vínculos afetivos. Hoje é dia de Lua cheia, indicando que a sensibilidade está à flor da pele. Procure distrair-se e relaxar com muita música, arte e cultura. Os encontros prometem ser mais tórridos e intensos. Mas há risco de desavenças também, principalmente com o sexo oposto. É importante reservar merecidos momentos de prazer para garantir seu equilíbrio emocional. Ainda bem que o Sol e Lua se combinam com Plutão para favorecer limpezas e desintoxicações.

Para além do horóscopo do dia :

Fonte: IG Delas
Continue lendo

Links Úteis

Rondonópolis

Policial

Política MT

Entretenimento

Mais Lidas da Semana