conecte-se conosco


Tecnologia

Bonecos e robôs te assustam? Estudo tenta explicar o porquê

Publicado

Olhar Digital

Robô
Web Summit

Sophia, robô humanoide capaz de reproduzir 62 expressões faciais e ‘aprender’ através de interações com humanos


Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Duisburg-Essen, na Alemanha, tenta explicar um fenômeno que desafia os especialistas em robótica há anos: o “Uncanny Valley”, ou “ Vale da Estranheza ”.

Já há algum tempo os cientistas sabem que quanto mais humano um robô se parece, mais empatia sentimos por ele. Entretanto, quando a aparência atinge um ponto “quase” humano, passamos a sentir uma forte rejeição. Se colocarmos esta correlação em um gráfico, vemos que a empatia sobe até despencar subitamente, gerando o “vale” no gráfico que dá o nome ao fenômeno.

gráfico (uncanny valley)
Wikimedia Commons (traduzido)

Gráfico compara o conforto perto de objetos (robôs, fantoches etc) de acordo com seu grau de realismo


Segundo o site Mashable, os pesquisadores alemães submeteram 21 voluntários a testes de ressonânica magnética funcional (fMRI) enquanto estes realizavam testes cognitivos. No primeiro, os voluntários viram uma série de figuras e tinham de classificá-las em o quanto “agradáveis” ou humanas elas pareciam. No segundo, as figuras foram apresentadas aos pares, e os voluntários tinham que indicar de qual delas gostariam de ganhar um presente.

Veja Também:  Cidade italiana bane Google Maps depois de muita gente se perder

Leia mais:  Os robôs serão melhores do que os humanos

Como previsto, as figuras humanas ou apenas humanóides foram as preferidas no teste, enquanto as “quase humanas” foram rejeitadas. Analisando os resultados das ressonâncias, os pesquisadores descobriram áreas próximas ao córtex visual responsáveis por “decodificar” as faces e características das imagens. A junção temporo-parietal seria a responsável por classificar o quão agradável é a figura, enquanto o córtex pre-frontal dorsomedial e o giro fusiforme faziam a distinção entre humano e não humano.

Leia mais:  Toyota apresenta robô que não erra cestas de 3 pontos no basquete. Veja vídeo

Uma conclusão à qual os cientistas chegaram foi a de que a decisão entre o que é agradável e o que é estranho é subjetiva, e não havia um tipo de robô que fosse agradável ou assustador para todos os partitpantes. Um dado importante, à medida em que agentes virtuais e inteligência artificial fazem cada vez mais parte de nossas vidas.

Fonte: IG Tecnologia
publicidade

Tecnologia

Google lança aplicativo que transcreve áudio em tempo real; conheça

Publicado

source

Olhar Digital

google arrow-options
Unsplash

Google lança aplicativo de transcrição de áudio


O Google anunciou o tão aguardado Pixel 4 e outros dispositivos nesta terça-feira (15), durante o evento Made by Google . Porém, no meio de tantas novidades, uma invenção muito útil da empresa passou despercebida: o aplicativo Recorder . Este app – que será exclusivo da linha Pixel 4, em um primeiro momento – é capaz de transcrever áudios em tempo real usando apenas o processamento do próprio dispositivo.

A melhor parte é que o Recorder não depende de qualquer conexão à internet para funcionar. O Google fez questão de enfatizar isso ao demonstrar o aplicativo enquanto o smartphone estava no modo avião . Depois de transcrever uma fala, também é possível salvar os arquivos de áudio e de texto de forma vinculada.

Leia também: Google Pay passa a aceitar cartão de débito em compras online

Com o arquivo salvo, o usuário pode pesquisar por palavras faladas nos áudios . O aplicativo abrirá qualquer arquivo em que o termo desejado aparece, destacando em que momento ele é enunciado. Por exemplo, você pode pesquisar por “Olhar Digital” e o app procurará por qualquer arquivo de áudio com “Olhar Digital”, indicando em que trecho do áudio a expressão é encontrada.

Veja Também:  Facebook e Twitter não vão remover anúncios falsos de Donald Trump; entenda

Apesar de ainda ser exclusivo para o Pixel 4 , o Recorder deve chegar a outros dispositivos Android em breve. O app é extremamente útil para uma variedade de atividades: estudantes podem usá-lo para transcrever palestras, por exemplo, enquanto jornalistas terão uma ferramenta muito prática para realizar suas entrevistas.

Fonte: IG Tecnologia
Continue lendo

Tecnologia

Vazamento de dados: site de notas fiscais de mais de 60 municípios fica exposto

Publicado

source

Olhar Digital

dados arrow-options
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

dados de mais de 60 municípios vazam online


É indiscutível que serviços digitais facilitaram, e muito, o modo como se vive nos tempos atuais. Tudo é possível apenas com um computador conectado à internet . Fazer compras, conhecer pessoas, estudar, prestar serviços. Apesar da facilidade que o universo conectado nos propõe, ao mesmo tempo, o cuidado com a manipulação dos dados presentes na rede necessita ser redobrado , seja ela na gestão pública ou privada. 

Nesta terça-feira (15), com exclusividade, o Olhar Digital recebeu uma denúncia anônima sobre mais um caso de vazamento de dados . Agora, envolvendo o site Gestão Inteligente da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. A fonte, que descobriu a falha de segurança no sistema, confirmou que era possível obter o documento na íntegra, com dados tanto do prestador quanto do tomador do serviço, apenas digitando combinações numéricas aleatórias no final da URL do site.

Leia também: Meus dados vazaram, e agora? Veja como se proteger em situações como essa

Veja Também:  xCloud é liberada pela Microsoft; conheça a plataforma de games em nuvem

Nome completo, endereço, e-mail, CPF/CNPJ, descrição e valor do serviço de todos os brasileiros que utilizam a plataforma estavam expostos. Segundo a fonte, os resultados encontrados surgiram após combinações aleatórias dos nove números que aparecem no final da URL. O Olhar Digital, por meio de testes, constatou que é possível obter as notas fiscais facilmente, e de várias cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Manaus entre outros. 

De acordo com o site da empresa gestora de envio de notas, atualmente, mais de 60 cidades do Brasil utilizam o sistema para emissão de Nota . Em muitos municípios, o documento é gerado pela prefeitura por meio do Ginfes ou por uma entidade conveniada pelo município. 

Leia também: Lei Geral de Proteção de Dados deve diminuir venda de dados pessoais na Dark Web

O Olhar Digital entrou em contato com a EICON, empresa responsável pelo sigilo das notas fiscais eletrônicas e administração dos dados , mas até o momento da publicação desta matéria, não obteve resposta.

Veja Também:  Facebook e Twitter não vão remover anúncios falsos de Donald Trump; entenda

Casos envolvendo vazamento de dados de milhares de brasileiros estão cada vez mais comuns. Na semana passada, o Olhar Digital recebeu uma denúncia, com exclusividade, sobre a exposição da base de dados do Detran-RN, com a qual era possível ter acesso a ficha cadastral de todos os brasileiros portadores de Carteira de Habilitação ou proprietários de veículos. 

Fonte: IG Tecnologia
Continue lendo

Tecnologia

League of Legends comemora 10 anos com eventos e documentário na Netflix

Publicado

source
LoL arrow-options
Divulgação/Riot Games

League of Legends comemora 10 anos de existência

Em uma década, o League of Legends , mais conhecido como LoL , ganhou uma base enorme de fãs, gente o suficiente para lotar qualquer festa. É por isso que, apesar do aniversário de 10 anos do sucesso da Riot Games ser só no próximo dia 27 de outubro, as comemorações já iniciaram. 

Como o LoL é um jogo que está sempre tentando se atualizar, o anúncio das mudanças para a próxima temporada do game faz parte das celebrações, e deve acontecer ainda hoje. É que a Riot Games , desenvolvedora do jogo, vai realizar eventos em vários países ao redor do mundo na noite desta terça-feira (15), e  transmitirá ao vivo uma apresentação com novidades e comemorações da data. 

Leia também: Jogo de tabuleiro digital une online e offline; veja como funciona

Além disso, será lançado um documentário na Netflix contando a história do jogo na última década, desde o seu desenvolvimento inicial. Intitulado “League of Legends: Origins”, o documentário deve chegar à plataforma de streaming na próxima quarta-feira (16), mostrando a criação do game e sua ascensão. 

Veja Também:  Xiaomi lança interface MIUI 11 em sete smartphones; confira quais

A ascensão do League of Legends

Lançado em 27 de outubro de 2009, o LoL nasceu para ser uma opção para quem gosta de jogos do gênero MOBA , que mistura elementos de ação, estratégia e RPG . Na última década, a ascensão do título foi constante: de acordo com a Riot Games , mais de 100 milhões de pessoas jogam LoL por mês. Em setembro deste ano, ele foi o game de computador mais jogado, segundo a NewZoo. 

Leia também: Bastidores: Atari mostra os detalhes do desenvolvimento de seu novo console

Com o passar dos anos, não foram só os gráficos do jogo que evoluíram, mas também o seu status. Se antes o League of Legends era jogado só por diversão, hoje ele já é considerado um dos principais títulos responsáveis pela ascensão dos eSports . Com dois campeonatos internacionais anuais, o jogo é responsável por prêmios milionários aos campeões. 

Fonte: IG Tecnologia
Continue lendo

Links Úteis

Rondonópolis

Policial

Política MT

Entretenimento

Mais Lidas da Semana