conecte-se conosco


Mulher

Como Game of Thrones te ensinou a ser uma mulher forte e empoderada

Publicado

Está chegando a hora: o último episódio da série mais aclamada da atualidade vai ao ar neste domingo (19) e já está deixando saudades. Entre tantos motivos que fizeram Game of Thrones ficar marcada no coração dos fãs, o destaque para os personagens femininos certamente está entre os mais memoráveis.

Leia também: Quem é você na 8ª temporada de “Game of Thrones” de acordo com seu signo?


Cersei, Olenna, Daenerys, Arya e Brienne
Reprodução/HBO

Cersei, Olenna, Daenerys, Arya, Brienne e tantas outras mulheres mostraram a força feminina em Game of Thrones

Seja pela poderosa “Mother of Dragons” Daenerys Targaryen, a valente Arya Stark, a “cavaleira” Brienne de Tarth, a temida Cersei Lannister, ou até mesmo pela respeitosa Olenna Tarel, o protagonismo feminino em Game of Thrones foi ganhando espaço conforme a trama avançava e, ao fim da série, não dá para negar que as mulheres de Westeros conseguiram mostrar que o reino não sobreviveria sem elas.

É claro que muitas cenas machistas e julgadas desnecessárias pela crítica (como o estupro de Sansa Stark, criado apenas para a versão audiovisual da produção de George R.R Martin) ainda são questionáveis e não podem ser naturalizadas. Contudo, é inegável que cada personagem feminino conseguiu deixar sua marca por suas características admiráveis e marcantes.

Para relembrar a trajetória das principais mulheres da série, separamos uma lista com os motivos pelos quais Game of Thrones te ensinou como ser uma mulher forte e empoderada. Cuidado, contém spoilers.

Arya Stark

via GIPHY

Desde pequena, Arya nunca se encaixou no padrão esperado de uma filha de um lorde – indo em total contraste com a irmã, Sansa. Sempre fiel ao que acreditava, ainda menina ela deu um jeito de conseguir ter aulas de luta, ao invés de costura, já dando indícios de sua personalidade empoderada.

Inteligente, corajosa, sagaz e atrevida, a jovem sempre foi vista como uma personagem forte, características geralmente atribuídas aos homens. Sua trajetória aventureira e cheia de aprendizados também resultaram em sabedoria e independência, no melhor estilo “lugar de mulher é onde ela quiser”.

via GIPHY

Ao longo da série, os fãs acompanharam o crescimento e amadurecimento da personagem que se manteve fiel aos seus princípios independente das dificuldades, evidenciando sempre sua força e habilidade como guerreira – o que colaborou para que ela fosse sempre uma das queridinhas do público e uma inspiração e tanto! 

Brienne de Tarth

via GIPHY

Falando em guerreira, Brienne é o exemplo claro de que “uma mulher pode fazer tudo que um homem faz”. Nas lutas, incluindo a que teve com Jamie e com Cão, ela provou que era tão habilidosa quanto eles – ou mais -, o que a fez conquistar respeito por onde passava.

Além da bravura, a personagem também é reconhecida pela sua honra e honestidade, que dão toques sensíveis a ela, ensinando que fragilidade não deve ser um sinonimo de feminina. Além disso, não tem como não se espelhar em uma mulher que ocupou espaços que mulheres jamais ocuparam e ainda ganhou títulos inéditos para o universo feminino da trama, não é mesmo? 

Catelyn Stark

via GIPHY

Ao mesmo tempo que há mulheres em GoT para provar que a maternidade não é, necessariamente, um “dom” que toda mulher precisa ter, a série também deixa claro que está tudo bem com quem veste a camisa (ou o escudo) da família e é capaz de fazer tudo pelos filhos.

A matriarca da família Stark é um exemplo disso. Admirável por sua postura sensata e estratégica, Cat mostra que é possível defender sua prole com muita garra, sem perder a sensibilidade. Apesar de ocupar o papel de esposa, mãe e lady de Winterfell – que, em um primeiro momento, pode ser visto como submisso -, ela consegue ser admirada e respeitada por todos, incluindo seus oponentes. Que mulher!

Veja Também:  Homem precisou de cirurgia no pênis após ereção de 36 horas

Leia também: Daenerys, Arya e Khaleesi: pais dão nomes de bebês inspirados em Game of Thrones

Cersei Lannister

via GIPHY

Não dá para falar sobre maternidade sem citar Cersei . Até a rainha mais megera de todos os tempos mostra que é humana quando se trata de seus filhos – os únicos, aliás, em todos os Sete Reinos com quem ela realmente se importa e ama.

Apesar de toda maldade que habita a personagem, determinação é uma das palavras que a define. É impossível negar que para conseguir a ascensão da família Lannister ela se mostra estrategista, sagaz e muito inteligente – características inspiradoras.

Mesmo que por motivos diferentes de Brienne, Arya e Catelyn, Cersei é respeitada (e temida!), e também triunfa quando se torna a primeira mulher a sentar no trono de ferro. Sua personalidade implacável foi tão aclamada que fez com que toda sua crueldade fosse tolerada, e ela se conquistasse uma legião de fãs que a idolatrassem mesmo sendo a grande vilã da série. Isso é que é poder!

Daenerys Targaryen

via GIPHY

O que a “Mãe dos Dragões” quer é o Trono de Ferro, mas no caminho para chegar lá, ela só fez mostrar o quanto é uma mulher forte. Enquanto “Khaleesi”, ela conquistou Drogo e os demais Dothraki, a “Não Queimada” que conseguiu trazer os dragões (seus filhos) à vida, “Quebradora de Correntes” que libertou os escravos e Rainha de vários povos. Ou seja: seu nome tem mais moral do que o de todos os outros homens da série.

Daenerys saiu de outro continente para chegar à Westereos e, não teve medo de colocar a si mesma e aos seus filhos em perigo na batalha contra os Caminhantes Brancos antes de ir oficialmente para Porto Real em busca de seu objetivo. 

Apesar dos últimos acontecimentos, não dá para negar que o papel importante que ela tem no seriado quando a questão é empoderamento feminino . Afinal, ela saiu de uma posição de submissão ao irmão e ao marido para conquistar o que queria (mesmo que do jeito dela). 

Margaery Tyrell

via GIPHY

Margaery mostrou que não era só um rostinho bonito. Neta de uma das mulheres mais sábias e influentes de Westeros, ela soube fazer política como ninguém e se revelou muito astuta e talentosa, sendo capaz de ganhar mentes e lealdades com seu jeito conquistador.

Além disso, ela ainda deu um belo exemplo de sororidade e empatia quando se aproximou de Sansa. Mesmo diante de uma situação bastante perigosa, onde o jogo de interesses dominava, ela teve o cuidado de tentar se aproximar de outra mulher em situação de vulnerabilidade para ajudá-la.

Melisandre

via GIPHY

Melisandre é uma personagem que divide os corações dos fãs, mas isso não significa que ela não é poderosa. Nascida como uma escrava, ela se tornou uma profetiza respeitada em Westereos – não pela fé no Senhor da Luz, mas pelas habilidades que demonstrava. 

Seja como conselheira de reis ou sacerdotisa, seu objetivo é sempre realizar a vontade do divino e cumprir as profecias, sem pensar em como as consequências podem afetar as outras pessoas. Mesmo assim, ela não se deixa abalar pelas opiniões e continua mostrando para quê está ali – pelo bem ou pelo mal. 

Veja Também:  Homem precisa de cirurgia no pênis após ereção de 36 horas

Olenna Tyrell

via GIPHY

“Diga a Cersei que fui eu”. A frase icônica da Lady Olenna Tyrell resume bem a personagem, que por muito tempo foi grande influência como líder do Jardim de Cima e tinha apelido de Rainha dos Espinhos, referência ao símbolo da rosa com espinhos dos Tyrell. 

Reconhecida pelo sarcasmo, Olenna jamais levava desaforo para casa e não tinha medo de quem estava no Trono de Ferro – afinal, ela sabia os maiores segredos de todos e também a hora certa de usá-los a seu favor.

Mesmo com idade avançada, era ela quem sustentava o nome dos Tyrell, considerada uma das mais poderosas dos Sete Reinos. A vingância contra Cersei por ter matato a neta, Margaery, é o que melhor exemplifica a força de uma Lady que não mede esforços pela família.

Sansa Stark

via GIPHY

A evolução de Sansa é uma das mais perceptíveis durante a série, ainda mais agora em que ela está se mostrando uma líder sensata para o Norte. Porém, quando ainda era vista como a “filha perfeita” de Ned e Catlyn Stark prometida para casar com Joffrey Lannister, já era possível ver o quanto ela se entregava pela família.

Aos olhos de menina, o casamento parecia um sonho, mas depois da morte do pai, se tornou uma forma de se manter viva. Foi dentro de Porto Real que Sansa também aprendeu como se tornar a Lady de Winterfell (e, quem sabe, rainha de Westeros?) que é na 8ª temporada, sem medo de assumir a lidernaça na ausência de Jon Snow. 

Leal, ela fez de tudo para recuperar a casa de sua família e, com o tempo, se tornou uma líder estratégica e sem traços de ingenuidade que marcaram a personagem no início da série. Aliás, é importante destacar que os produtores foram criticados pela narrativa de que o estupro foi o que tornou Sansa mais forte e “empoderada”. 

Yara Greyjoy

via GIPHY

Enquanto seu irmão estava sendo criado por outra família, Yara ficou nas Ilhas de Ferro e fez o que ele deveria ter feito: lutou pelo seu povo e ganhou respeito e admiração dos homens que comandava.

Por ser admirada, conseguiu fazer com que muitos de seus subordinados continuassem a seguí-la mesmo quando queriam tirar sua liderança pelo simples fato de ela ser mulher. Yara também teve envolvimento com outras mulheres e trouxe a discussão para a trama.

Ygritte

via GIPHY

Ygritte faz juz à característica de “Mulher Livre”, ainda mais porque não acreditava em ser “submissa” – seja aos reis dos povos que vivem do outro lado da Muralha ou aos homens, no geral – e não tinha medo de bater de frente com líderes e até com seu amante, Jon Snow. 

Leia também: Inspirado em “Game of Thrones”, homem faz Trono de Ferro para noiva

Tida como a personagem mais “feminista” de Game of Thrones , ela se mostrou determinada, e certa que os Caminhantes Brancos eram a ameaça real, e fez o que pôde pela sobrevivência de seu povo. Entre tantas outras mulheres fortes e empoderadas da série, Ygritte conquistou os fãs quando foi leal à causa mesmo quando isso significava atirar uma flecha contra seu amado.

Fonte: IG Delas
publicidade

Mulher

O que você precisa para montar a varanda gourmet ideal? E como economizar?

Publicado

source

As varandas gourmet estão ganhando cada vez mais espaço nos apartamentos, mas muitas pessoas ainda se questionam qual a melhor forma de aproveitar esse ambiente.

Leia também: Reforma em apartamento? Confira o passo a passo de como fazer a obra

varanda arrow-options
Carlos Piratininga

varanda gourmet está cada vez mais em alta nos apartamentos

Para te ajudar na decoração e montagem da varanda gourmet , a arquiteta Manoela Lustosa dá 5 dicas de como aproveitar esse espaço e deixar o seu apartamento lindo e moderno.

“A varanda gourmet pode ter vários usos conforme os gostos da família, afinal, algumas são fãs dos churrascos, outras preferem receber os amigos com jantares com massas, por exemplo, então pense como você gosta de receber as pessoas para daí então planejar bem o espaço. Ele pode ter churrasqueira, fogão, forno elétrico ou a gás, forno de pizza e até o antigo fogão a lenha. Tudo depende do seu estilo”, explica a arquiteta Manoela.

Veja abaixo as 5 dicas simples para sua área gourmet :

  1. Para a bancada da varanda, o ideal é que seja feita em pedra, como granito ou alguma pedra tecnológica – normalmente já recomendadas para estes espaços;
  2. Também é legal apostar em armários para guardar os utensílios mais usados neste espaço;
  3. Se a varanda for muito pequena, use uma mesa menor ou algum modelo que possa expandir se houver necessidade;
  4. Alguns móveis em alumínio, fibra sintética e madeira de demolição, são muito bonitos e tem uma boa durabilidade e podem ser ideais para esse ambiente que fica constantemente exposto no sol;
  5. Se a varanda ficar longe da cozinha principal da casa, o ideal é pensar em alguma geladeira para poder refrigerar bebidas e alimentos no local.
Veja Também:  Por que ver seu parceiro se masturbar pode melhorar o sexo?

E como montar esse espaço de maneira diferente e sem gastar muito?

A arquiteta Manoela Lustosa também dá dicas de como montar uma varanda gourmet de forma que não gaste muito e que seja única. Como essas áreas externas remetem muito à comida, uma das ideias é investir nesse estilo de decoração. “Hoje na internet e em vários lojas vendem painéis de madeira com um custo ótimo para colocar vasinhos com os portas temperos”, diz a especialista.

Apostar em plantas é uma ótima ideia e não costuma ser algo caro. “Vegetação é sempre ótimo nestes espaços. Outra dica são moveis de madeira, muitas vezes vale reformar algum banco antigo e ate mesmo dar uma cor nele para alegrar o espaço e colocar junto a uma mesa nova que cabem mais pessoas na hora de receber”, complementa.

Dá também para modernizar a churrasqueira de tolinho. A dica é revestir com algum porcelanato ou cerâmica para mudar o visual. Procurar cadeiras em lojas de pronta entrega também pode ser uma ideia de decoração barata .

Veja Também:  Jovem choca noiva – e diverte a web – ao colocar cofre na geladeira do casal

As paredes também podem ter um cuidado especial. “Trabalhar com pratos antigos, quadros que remetam algo gourmet ou até mesmo azulejos decorados dá um visual diferente”, recomenda Manoela.

Além das dicas de como aproveitar melhor o espaço da varanda gourmet , a arquiteta ressalta que uma boa escolha dos objetos decorativos pode fazer toda a diferença. “Procure peças que sejam fáceis de limpar, porque este ambiente pode juntar um pouco de fumaça e poeira que se impregnam nas peças”, finaliza.

Leia também: Apartamento pequeno? Veja dicas de como decorá-lo

Fonte: IG Delas
Continue lendo

Mulher

Noiva surta com amiga por causa de maquiagem e atualiza definição de bridezilla

Publicado

source

Uma noiva deixou sua amiga muito chateada ao fazer um pedido bem difícil de ser atendido. A pretendida queria que a convidada fizesse sua maquiagem e seu penteado de graça porque “ela é boa nisso”, mas a mulher explicou que não poderia fazer tudo o que a noiva queria.

Leia também: Sogra detona nora em convite de casamento: “Meu filho perfeito e uma vagabunda”

noiva surta com amiga por não fazer sua maquiagem de graça arrow-options
shutterstock

A amiga aceitou fazer a maquiagem, mas explicou que precisaria ser algo simples por “não saber maquiar outras pessoas”

A conversa das duas foi compartilhada pela amiga dela no Reddit, e todo o bate-papo começou porque a noiva não queria desembolsar 350 dólares – aproximadamente R$ 1440 – para fazer a maquiagem de casamento.

“Vai custar US$ 350 para arrumar meu cabelo e fazer minha maquiagem, e eu não quero pagar isso. Você pode me ajudar? Eu sei que você tem muitas maquiagens e pode enrolar meu cabelo”, diz a noiva.

A amiga explica que pode arrumar o cabelo dela “sem problema algum”, mas receia não poder ajudar com a outra solicitação. “Eu não sou tão boa em maquiar os outros”, confessa ela.

A pretendida, entretanto, insiste e questiona se ela poderia fazer algo simples, e enviou uma foto da maquiagem que queria usar no dia do casamento para exemplificar. “Isso não é simples”, rebate a convidada. “Isso requer muito produto e eu não consigo fazer delineado em outras pessoas”, afirma.

Leia também: Melhor amigo do noivo viraliza com participação especial em pedido de casamento

A amiga não desistiu de ajudar

Embora ela reconheça ter dificuldades em atender às solicitações da noiva, tentou ajudar e ofereceu uma alternativa: “Eu posso fazer a maquiagem se você comprar sua própria base (não tenho uma que combine com você) e posso fazer uma coisa simples nos olhos”, pontua.

Entretanto, a pretendida não ficou satisfeita com essa opção. “Mas você não faz delineados sempre? E não pode usar sua base em mim?”, pergunta.

“Eu sei, mas é complicado fazer em outras pessoas”, responde a amiga. “Além disso, sua pele é mais escura que a minha. Minha base não ficaria boa em você”, explica.

Ainda para colaborar, a amiga afirma que iria com ela comprar a base, mas a noiva não queria aceitar isso. “Então você não vai fazer minha maquiagem?”, questiona. A convidada enfatiza que está disposta a fazer se ela encontrar algo mais simples de reproduzir.

“Garota, eu posso ajudar, só não posso fazer nada complicado. Eu não sou maquiadora . Honestamente, é melhor você contratar um maquiador”, escreve ela. “Ainda terei prazer em fazer o penteado em você”, reforça. A noiva, irritada, respondeu: “Tanto faz. Acho que vou pagar os US$ 350”.

Veja Também:  Homem precisou de cirurgia no pênis após ereção de 36 horas

Chateada com a atitude da pretendida, a mulher desabafou nas redes sociais. “Minha amiga vai se casar e pergunta se eu posso ajudar com cabelos e maquiagem, porque ela não quer pagar um profissional”, inicia ela na postagem.

“Eu digo a ela que posso ajudar com o cabelo e fazer uma maquiagem simples (de graça), mas ela não está feliz com isso. Eu não sou maquiadora”, destaca. “Eu entendo que ela está estressada e eu só queria ser o mais útil possível. Foi por isso que disse que, provavelmente, seria melhor contratar um maquiador. Eu não quero ser a razão de todo o seu casamento ser arruinado”, desabafa ela.

Ainda na postagem, a convidada revela que espera um pedido de desculpas da amiga. “Honestamente, eu nunca pensei que ela agiria assim. Fiquei impressionada e espero que ela peça desculpas”, finaliza.

Leia também: Noiva tenta conseguir maquiagem de graça em troca de convite para o casamento

Os internautas do Reddit concordaram com a amiga da noiva, mas foram realistas nos comentários. “Ela vai encontrar uma maneira de culpar você”, diz um usuário da rede social. “Simples? A modelo [da foto] tem cerca de seis quilos de maquiagem no rosto”, opina outro.

Fonte: IG Delas
Continue lendo

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 22 de setembro de 2019

Publicado

source
mandala arrow-options
Marcelo Dalla

A mandala é um item indispensável na astrologia

ARIES

A Lua segue minguante em Câncer e o Sol se despede de Virgem, favorecendo providências práticas, principalmente ligadas à família e ao conforto do lar. Conte com mais dinamismo nos intercâmbios. A vida social continua em evidência. Mas em tempos de Lua minguante, é bom respeitar seus limites energéticos. O clima fica mais intimista. Evite exagerar no controle, nas críticas ou nas exigências. Flexibilidade é o antídoto. Ainda bem que hoje é domingo, atividades relaxantes também são bem vindas.

TOURO

Encontros agradáveis continuam em pauta. Você pode encontrar amigos, conhecer pessoas, fazer contatos e cultivar suas habilidades sociais. Mas evite acumular muito compromissos. A Lua minguante segue agora em Câncer, favorecendo um clima mais aconchegante, acolhedor e intimista. Dá gosto passar mais tempo em casa, dar mais atenção a quem ama. Além disso, o Sol se despede de Virgem: indicando que é favorável cuidar para que tudo fique mais confortável, limpo, acolhedor e funcional.

GEMEOS

Continue a ter cuidado com críticas e discussões. Mercúrio e Saturno seguem em desarmonia: não é hora de conversas rudes, pode haver prejuízo em negociações e relacionamentos. Lembre-se que a cordialidade, a gentileza e o afeto podem atrair novas oportunidades. Além disso, a Lua minguante segue em Câncer. Procure ser amoroso e gentil, pois todos estão mais sensíveis. É tempo de cultivar mais recolhimento e reflexão, sem pressa, cobranças e controle. É bom sair com tempo de sobra para compromissos importantes.

CANCER

Você pode investir em melhorias para o lar e a família. A Lua minguante segue em seu signo: período ideal para conclusões e reflexão. Segurança, intimidade e sensibilidade estão em destaque. Você pode também alinhar interesses com parceiros, finalizar assuntos e encontrar a justa medida em acordos. Atenção com a carência no fim da tarde, é bom evitar compras impulsivas. Prefira reservar momentos de recolhimento. Dá gosto passar mais tempo em casa, juntos de seus afetos.

Veja Também:  Astrologia, amor e sexo: saiba tudo sobre o parceiro de cada signo

LEAO

Procure manter-se aberto e flexível ante as situações, evite posturas rígidas e ríspidas. A melhor solução é concluir assuntos práticos e demonstrar profissionalismo, mas sem exigências excessivas. Gentileza, sociabilidade, colaboração e cordialidade fazem toda a diferença. Com a Lua minguante em Câncer, procure equilibrar seu tempo com a família também, compartilhando momentos agradáveis com quem ama. Vale fazer alongamentos ou passeios para aliviar as tensões da semana.

VIRGEM

Você pode concluir diversos assuntos, o raciocínio e o dinamismo estão favorecidos. Aproveite para investir na produtividade e fazer bons contatos. Porém, é importante estar aberto para ouvir e respeitar as opiniões diferentes, com boa capacidade de análise. Os encontros e os compromissos continuam em destaque. Mas evite críticas e reclamações, invista no bom humor, na alegria, no amor e na gratidão. Assim você se mantém numa faixa vibratória de natureza positiva, ganha mais saúde e vitalidade.

LIBRA

Bom período para cuidar de questões domésticas. A Lua segue minguante no acolhedor Câncer, esteja aberto para cuidar, nutrir, proteger, dialogar e colaborar. Vale também distribuir charme e simpatia por onde passar, pois Vênus e Mercúrio seguem em seu signo. Gentileza e cordialidade devem falar mais alto. Aproveite para cultivar suas habilidades sociais, deixar a vida fluir, sem exigir demais de si mesmo ou dos outros. Os acordos e negociações podem ser realizados com parcimônia e diplomacia.

ESCORPIAO

O período de fechamento e conclusões segue a pleno vapor. Você pode encaminhar projetos e concluir assuntos com agilidade. Porém, mantenha-se flexível, sem exagerar no orgulho ou entrar em discussões. Todos ficam mais emotivos com a Lua minguante em Câncer, inclusive você. Ainda bem que Vênus segue em libra para favorecer encontros sociais agradáveis. Com cordialidade e abertura você pode conhecer pessoas a atrair oportunidades. Lembre-se sempre de fazer para o outro o que gostaria que fizessem para você.

SAGITARIO

Período de sensibilidade, os encontros mais íntimos ficam favorecidos. A Lua minguante segue agora em Câncer: procure cultivar uma atitude cordial e acolhedora. Evite perder energia com críticas, reclamações e discussões. Em tempos de Lua minguante, vale tirar o pé do acelerador, deixar a vida fluir sem exigências. Vale também cultivar desapego, livrar-se de coisas velhas e em desuso, abrir espaço em armários e gavetas. O Sol se despede de Virgem, é tempo de colocar as coisas em ordem. Assim fica mais fácil equilibrar as emoções.

Veja Também:  Meu parceiro não consegue sentir prazer, e agora? Delas responde

CAPRICORNIO

Momentos de reflexão são muito bem vindos. Com a Lua minguante em Câncer, dá gosto deixar a vida fluir por seu curso natural, sem grandes expectativas ou compromissos. Finalize pendências, mas sem ansiedade ou correria. Mercúrio forma aspecto tenso com Saturno: É tempo de modificar posturas rígidas, observar e transmutar pensamentos negativos, questionar valores, crenças e convicções. Evite também forçar situações ou insistir em algum assunto, a liberdade deve ser respeitada.

AQUÁRIO

Com a Lua minguante, você pode refletir sobre velhas crenças, velhos comportamentos, padrões ou hábitos que já não condizem com sua consciência e podem ser deixados para trás. A Lua segue no sensível Câncer, favorecendo a intimidade, o acolhimento e os afetos. Prefira deixar a agenda livre, cultivar a liberdade de movimento e de pensamentos. Para ajudar, Vênus segue em Libra: cultive a cordialidade para fazer bons contatos e novas amizades. O período está favorável para encontros prazerosos.

PEIXES

A Lua segue minguante em Câncer e o convida ao recolhimento e introspecção. Com o Sol no signo oposto, é importante se resguardar, caprichar na alimentação, cuidar do corpo e da saúde, pois sua energia fica mais baixa do que o normal. Procure passar mais tempo junto de familiares e pessoas queridas. Vale abrir espaço para novas parcerias também. Vênus segue em Libra: a ideia é crescer junto com o outro, somar para fortalecer. Momentos de intimidades, reflexão e meditação podem fortalecê-lo.

Para além do horóscopo do dia :

Fonte: IG Delas
Continue lendo

Links Úteis

Rondonópolis

Policial

Política MT

Entretenimento

Mais Lidas da Semana