conecte-se conosco


Mato Grosso

Forças de segurança prendem 385 pessoas no primeiro semestre no Estado

Publicado

As forças de segurança deflagraram nos primeiros seis meses do ano 42 operações integradas em 101 municípios do estado. As ações fazem parte do planejamento estratégico da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da adjunta de Integração Operacional (Saiop) para o enfrentamento aos principais índices criminais: homicídio, roubo e furto.

De janeiro a junho, foram presos 385 autores de delitos criminais em todo o estado e realizadas 136 buscas e apreensões. Do total de prisões, 336 foram em flagrante delito. As atividades policiais recuperaram 132 veículos, fruto de roubo ou furto, e abordaram quase 14 mil pessoas e 5.709 veículos. Estas ações repressivas tiraram de circulação 68 armas de fogo e apreenderam pouco mais de 51 quilos de drogas.

Ao todo, os profissionais do Corpo de Bombeiros Militar realizaram 375 fiscalizações a estabelecimentos comerciais e a Politec atuou em 380 atividades periciais. Participaram das operações mais de 5.900 profissionais da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Politec e Detran.

“Nossa política de segurança pública tem sido concentrar esforços na atuação preventiva e repressiva em todo o Estado. O nosso foco é reduzir os índices de violência em várias frentes, mas principalmente nos crimes contra a vida, roubo e furto. O resultado obtido no primeiro semestre demonstra o engajamento dos nossos profissionais e das forças que compõe o Sistema de Segurança Pública do estado. Continuaremos trabalhando para levar sensação de segurança para a população”, ressalta o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Victor Paulo Fortes.

Veja Também:  Diretores de escolas relatam desafios do ensino especial

Em uma das operações na região do Vale do São Lourenço, no município de Juscimeira (a 154 ao Sul de Cuiabá), a Polícia Militar e a Polícia Judiciária Civil prenderam uma pessoa que estava hospedada em um hotel da cidade com 22 quilos de droga. Em depoimento, a mulher confirmou que pegou o entorpecente em Rondonópolis.

Região Norte

Desde o início do mês de julho, as forças de segurança deflagraram na Região Integrada de Segurança Pública (Risp) de Nova Mutum (a 238 km ao Norte de Cuiabá), a operação “Progressão II”. Até segunda-feira (08.07), foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisões. Ao todo, as ações repressivas prenderam 21 pessoas em flagrante delito.

A operação foi realizada nos municípios de Diamantino, São José do Rio Claro, Arenápolis, Nova Maringá, Lucas do Rio Verde e Alto Paraguai.

Cuiabá e Várzea Grande

Os crimes de homicídio atingiram o menor índice dos últimos três anos em Cuiabá. No primeiro semestre, foram registrados 47 homicídios. Já no mesmo período do ano passado foram 66 casos e em 2017 foram 72 mortes. Os dados são da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceac), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

Veja Também:  Alunos indígenas sonham ingressar em uma universidade para ajudar comunidade

Já Várzea Grande registrou redução de 49% nos crimes de homicídio de janeiro a junho de 2019. Neste ano, foram 20 mortes, enquanto no mesmo período de 2018 ocorreram 39 casos. O registro de crimes contra a vida neste ano também foi menor que em 2017, quando foram contabilizadas 29 mortes.

Os números de roubos (quando há ameaça ou violência) também apresentaram redução. Em Cuiabá foram 2.239 ocorrências nos seis primeiros meses do ano. No mesmo período do ano passados foram 2.573, o que gera uma queda de 13%. Já em 2019, em Várzea Grande, foram 1.125 ocorrências, contra 1.280 em 2018.

Os furtos reduziram 19% em Cuiabá. Em 2019 foram 6.208 casos contra 7.697 em 2018. Em Várzea Grande também houve redução. Foram 1.828 ocorrências no semestre de 2019 e 1.914 em 2018.

Fonte: GOV MT
publicidade

Mato Grosso

Alunos simulam partidos políticos e agitam comunidade com propostas

Publicado

Alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) 15 de Outubro, localizado no município de Barra do Bugres (a 168 quilômetros a médio-norte da Capital) encerraram o Programa Voto Consciente, uma parceria com a 13ª Zona Eleitoral de Barra do Bugres, realizado pela primeira vez no interior do Estado.

Na ação, os jovens poderiam participar como candidatos, se inscrevendo em um dos quatro partidos fictícios criados pela Justiça Eleitoral, cada um com um tema diferente. No final, o Partido ligado ao Meio Ambiente se tornou o vencedor.

“Cada partido tinha que apresentar um projeto, montá-lo e executá-lo. Foi realizado um cronograma que foi seguido pelos alunos e mostrado para a comunidade escolar. Cada partido tinha entre quatro e cinco integrantes”, destaca o diretor do Ceja Marco Antônio de Almeida.   

O Partido ligado ao meio ambiente levou para a escola uma palestra da Polícia Ambiental sobre o tema, por exemplo. Na execução do projeto, os alunos fizeram uma limpeza às margens dos rios Bugre e Paraguai. Os temas desenvolvidos foram estudados em sala de aula transversalmente em todas as áreas do conhecimento.

Veja Também:  Acadêmicos da Unic conhecem a sede da Sefaz

No entendimento de Marco Antônio, o projeto foi de suma importância, pois envolveu toda a comunidade escolar. Cada partido teve entre quatro e cinco ações, todas elaboradas e colocadas em prática. “Trabalhamos também a diversidade com os alunos. Isso foi um grande aprendizado”, frisa.

A professora Fátima Graziele de Souza destaca que as propostas elaboradas pelos partidos buscaram proporcionar a toda escola momentos de sair da zona de conforto, da crítica pela crítica e, efetivamente assumir o papel de cidadão que tem direitos e deveres na sociedade, logo, responsável pela transformação social.

“O objetivo de estimular a consciência cívica nos jovens e adultos foi alcançado. Com isso, fortalecemos os princípios éticos e estimulamos a participação política livre, democrática e consciente”, assinala.

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Mato Grosso

Final da Copa Verde é destaque da programação no Complexo Arena Pantanal

Publicado

O primeiro duelo da final da Copa Verde entre Cuiabá e Paysandu abre a programação do Complexo Arena Pantanal nesta quinta-feira (14.11).  De sexta-feira (15) a domingo (17), um evento de crossfit movimenta o estádio e o ginásio Aecim Tocantins. Na segunda (18), começa o Campeonato Brasileiro de Futsal Sub-15 no ginásio. E desde o dia 1º de novembro, é realizado o Mutirão Fiscal Fecha Acordo no segundo andar da Arena Pantanal. 

Conheça abaixo mais informações sobre as atividades.

Final Copa Verde

O Cuiabá Esporte Clube ficou com o mando de campo na primeira partida da final da Copa Verde 2019. O duelo será na Arena Pantanal, nesta quinta-feira (14.11), às 20h (horário local), contra o Paysandu/PA. 

Campeão da Copa Verde em 2015, o Dourado busca o bicampeonato, após uma pequena pausa na série B do Campeonato Brasileiro. Já o time paraense, que é o atual campeão, pode chegar ao tri. O vencedor desta edição fica também com uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil 2020.

A competição nacional realizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi disputada em cinco fases entre os clubes das regiões Norte e Centro-Oeste e do estado do Espírito Santo. A segunda e decisiva partida será na próxima quarta-feira (20.11), no estádio Mangueirão, em Belém/PA. 

Confira os pontos de vendas dos ingressos para o jogo na Arena Pantanal:

Veja Também:  PM prende homem por crime ambiental em Araputanga

Pela internet: www.tickethub.com.br 

Lojas físicas: Dourado Store (L3 Shopping Estação), Casa de Festas (Shopping Pantanal), sede do Cuiabá EC e Papelaria Grafitte (Várzea Grande)

3ª Regional Mato Grosso – Crossfit

Foto por: Thiago César

De sexta-feira (15) a domingo (17), dois equipamentos do Complexo Arena Pantanal, o ginásio e o estádio, serão palco da terceira Regional Mato Grosso de Crossfit e treinamento funcional. No sábado (16.11), pela manhã, as atividades acontecem na Arena Pantanal e nos demais dias e horários, no ginásio Aecim Tocantins. 

Com premiação total de R$ 15 mil, a competição conta com 350 participantes de todo o Estado, sendo que os municípios com mais inscrições foram Cuiabá, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Sorriso.

O evento busca encontrar os atletas mais bem-condicionados de Mato Grosso e fomentar a prática de atividade física. A entrada é gratuita, com solicitação para que o público leve 1 kg de alimento não-perecível para doação ao projeto Sorria.

Programação

Sexta (15.11): das 9h às 21h

Sábado (16.11): das 7h às 21h

Domingo (17.11): das 7h às 15h

Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-15

Na segunda (18.11), o ginásio Aecim Tocantins começa a sediar o 10º Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-15 masculino. A competição prossegue até domingo (24.11). 

Realizado pela Confederação Brasileira de Futsal  com o apoio local da Federação Mato-Grossense de Futsal, o torneio reúne equipes dos estados do Acre, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco e Rondônia. 

Veja Também:  Diretores de escolas relatam desafios do ensino especial

A equipe mato-grossense estreia no torneio enfrentando a seleção de Rondônia na segunda (18.11), às 19h30. 

Mutirão Fiscal Fecha Acordo 

Foto por: Mayke Toscano

O Mutirão Fiscal Fecha Acordo está funcionando no segundo andar da Arena Pantanal, com atendimento de segunda a sexta-feira, entre 9h e 18 horas, até o dia 29 de novembro. Não há intervalo para almoço e a distribuição de senhas vai até às 16h.

A exceção fica por conta dos dias em que serão realizados os jogos pelo Campeonato Brasileiro da série B e da Copa Verde. Nestas datas (1º, 5, 11 e 14), o atendimento será feito até às 13h, com distribuição de senhas até às 11h.

Promovido pelo Governo de Mato Grosso em parceria com o Poder Judiciário, o Mutirão Fiscal oferece oportunidade para o contribuinte renegociar dívidas fiscais e tributárias geradas no âmbito dos seguintes órgãos: Secretaria de Fazenda (Sefaz), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran), Procon e Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager). 

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Mato Grosso

Pagamento dos servidores estaduais será concluído nesta quinta-feira

Publicado

O Governo do Estado conclui nesta quinta-feira (14.11), véspera do feriado da Proclamação da República, o pagamento dos salários e proventos do mês de outubro dos servidores públicos estaduais ativos, aposentados e pensionistas. Na segunda e última parcela será depositado o restante do salário para quem recebe acima de R$ 5,5 mil. 

Nesta quarta-feira, foram encaminhadas as ordens de pagamentos ao Banco do Brasil para processamento e depósito nas respectivas contas Os depósitos perfazem um total de 96,403 milhões.

No sábado, dia 09, foram depositados até R$ 5,5 mil nas contas dos servidores, quitando na ocasião 80,79 % da folha, com um valor total de R$ 405,598 milhões.

A folha total de pagamento do mês de outubro soma R$ 502.002.743,35.

Fonte: GOV MT
Veja Também:  Soldado que salvou homem de tentativa de homicídio será homenageada
Continue lendo

Links Úteis

Rondonópolis

Policial

Política MT

Entretenimento

Mais Lidas da Semana