conecte-se conosco


Nacional

Impasse: oposição não chega a acordo para libertação de presos na Nicarágua

Publicado

Daniel Ortega
Cancillería del Ecuador
No poder desde 2006, Daniel Ortega enfrenta crescente onda de protestos há um ano

 No último dia para a libertação dos presos políticos da Nicarágua , nesta terça-feira, governo e oposição chegam a novo impasse. Enquanto o governo de Daniel Ortega afirma que já cumpriu o compromisso, a oposição diz que 89 presos por participarem de protestos contra o presidente ainda estão detidos. 

A libertação de todos os presos era um compromisso assumido pelo governo da Nicarágua após negociações com a opositora Aliança Cívica para a Justiça e Democracia (ACJD), líder dos protestos que exigem a renúncia de Ortega , e que terminaram com 325 mortos e 62.500 exilados, segundo grupos humanitários.

“Todas essas pessoas gozam de liberdade, com o compromisso de não repetir os crimes, conforme estipulado na Lei de Anistia”, disse o governo em um comunicado, que alega que os restantes são criminosos comuns.

Leia mais:  Brasil cobra Nicarágua sobre a morte de brasileira e chama de volta embaixador

Nos últimos dias, pelo menos 492 pessoas foram libertadas sob uma polêmica lei de anistia aprovada em 8 de junho pelo Parlamento, controlado por Ortega — ex-guerrilheiro, no poder desde 2007.

Veja Também:  São Paulo tem dia com mínima de 10ºC e interdição no túnel Sebastião Camargo

“As autoridades não cumpriram o acordo de libertar todos os presos políticos “,  disse aos repórteres Carlos Tünnermann, chefe da delegação da ACJD.

A União dos Prisioneiros Políticos, por sua vez, ameaçou realizar novos protestos na quarta-feira, se os prisioneiros não forem libertados.

Os acordos também incluem o fim de detenções arbitrárias, a restituição do direito de protestar, a reunião pacífica, a liberdade de expressão e o retorno de propriedades confiscadas de ONGs e da imprensa.

Leia mais:  As Farc pede fim de ‘derramamento de sangue’ após morte de 135 ex-guerrilheiros

Para analistas, uma violação dos compromissos assumidos com a oposição poderia provocar a aplicação de sanções por parte da União Europeia (UE) e um endurecimento das punições impostas pelos Estados Unidos.

“O governo tem dificuldade em provar que vem cumprindo o acordo porque tem havido novas detenções, assédio, intimidações; a liberdade de imprensa é quase mínima e exilados ainda são perseguidos”, explica à AFP o analista Gabriel Alvarez.

Para o ex-diplomata Edgar Parrales, o não-cumprimento poderia levar a UE a retirar a Nicarágua do Acordo de Associação com a América Central, a reduzir ou até congelar a cooperação bilateral, a estabelecer restrições de imigração ou a impor sanções aos funcionários do governo.

Veja Também:  Engenheiro da Petrobras é preso em flagrante suspeito de pedofilia

“Pessoas do governo têm dinheiro e imóveis nos bancos da Europa que poderiam ser afetados “, afirmou à AFP.

Washington também impôs sanções econômicas contra Rosario Murillo, mulher do presidente, seu filho Laureano e cinco outros oficiais de alto escalão, acusados de violações dos direitos humanos e corrupção.

Mais sanções agravariam a crise na Nicarágua , cuja economia contraiu 3,8% no ano passado, segundo dados oficiais, enquanto associações empresariais apontam perdas de cerca de 450 mil empregos e fechamento de pequenas e médias empresas. 

Leia mais:  Novos vazamentos indicam incômodo de Moro com investigação contra FHC

Fonte: IG Nacional
publicidade

Nacional

Vídeos mostram medo e estragos causados por vendaval em Porto de Galinhas (PE)

Publicado

Moradores registraram, espantados, a força do vendaval na manhã deste sábado (20) arrow-options
reprodução/ Whatsapp
Vendaval assustou população de Porto de Galinhas neste sábado (20)


“Passou um tornado aqui em Porto de Galinhas “, exagera um morador, enquanto grava um dos locais prejudicados pela ventania que assustou moradores da cidade turística neste sábado (20).

A chuva começou de madrugada, mas o vendaval arrastou cadeiras, tendas e galhos de árvores por volta das 8h30.


Leia também: Saiba o que fazer em Porto de Galinhas em família, a dois e sozinho

Comércios tiveram prejuízos , com cadeiras e mesas arrastadas pelo vento. 

Conforme divulgado pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), o vento acompanhado da chuva chegou a 32 km por hora. Ainda conforme a Agência, o normal para a região é de 7 km por hora. A Apac havia alertado a população e autoridades na sexta-feira (19).  “O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de fortes ventos costeiros, entre 11 a 16 m/s (40-60 km/h), no período das 16h desta sexta (19) ás 10h de sábado, na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte e Sul e Agreste.”

Veja Também:  Mulher é presa ao tentar entrar com drogas no meio da comida em prisão no Rio


Leia também: O melhor de Porto de Galinhas

Segundo o Inmet, esse tipo de fenômeno natural é comum entre os meses julho e agosto por causa da queda nas temperaturas e aumento da força dos ventos.

Fonte: IG Nacional
Continue lendo

Nacional

Ministro compartilha vídeo e fotos ironizando confusão em protesto estudantil

Publicado

Ministro tem histórico de ser arrow-options
Reprodução/Youtube
Ministro tem histórico de ser “engraçado” nas redes sociais

Após fazer brincadeira com “chuva de fake news” , o ministro da Educação, Abraham Weintraub , usou o twitter mais uma vez para ironizar assuntos do dia a dia. Compartilhando um vídeo de uma confusão entre manifestantes de movimentos estudantis e guardas, ele se limitou a declarar que não tinha comentários. 

Leia também: Bolsonaro reclama e MEC veta vestibular para transexuais em universidade federal 

Nas imagens compartilhadas pelo ministro , é possível ver o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Iago Montalvão , puxando um coro de protesto e guardas impedindo manifestantes de entrar em um prédio quando a confusão começa. Poucos minutos depois, Weintraub publicou algumas fotos de Iago no evento Future-se perguntando “onde está Wally”.


A declaração dada pelo ministro ocorreu poucas horas após o filho de Jair Bolsonaro , Carlos Bolsonaro,  fazer publicação afirmando que os militantes políticos na educação “sempre comeram migalhas” e elogiando o Future-se, projeto para parceria entre universidades e a iniciativa privada apresentado por Weintraub no começo da semana.

Veja Também:  Mulher é presa ao tentar entrar com drogas no meio da comida em prisão no Rio

Fonte: IG Nacional
Continue lendo

Nacional

Homem mata namorada e compartilha fotos da vítima nas redes sociais

Publicado

IstoÉ

Bianca Devins arrow-options
Reprodução/Instagram
Bianca Devins morreu na última segunda-feira (15) e o suposto namorado, Brandon Andrew Clark, é o culpado

Bianca Devins, de 17 anos, digital influencer norte-americana, morreu na última segunda-feira (15), e o principal suspeito é Brandon Andrew Clark, namorado da garota há dois meses. O crime aconteceu em Utica, em Nova York, nos Estados Unidos. Após cometer o assassinato, o homem teria feito imagens da garota morta e publicado na internet.

Leia também: Ministro compartilha vídeo e fotos ironizando confusão em protesto estudantil

“Desculpem-me, seus f***. Vocês terão que encontrar outra pessoa para ‘urubuzar’”, dizia a legenda do post, que mostrava Devins com o pescoço cortado dentro de um carro. Internautas do 4chan e do Discord alertaram a polícia sobre o ocorrido, logo após as fotos viralizarem nas redes sociais. Cerca de 24 horas depois, elas foram apagadas pelas empresas responsáveis.

A investigação afirma que Brandon e Bianca se conheceram pelas redes sociais e teriam ido juntos a um show no sábado, dia 13. Testemunhas no local dizem que o casal foi visto fumando maconha antes de acompanhar a apresentação.

Veja Também:  Grupo é condenado por fraudar merenda escolar para realizar churrascos e festas

Leia também: Bolsonaro diz que não se referiu aos nordestinos com o termo “paraíba” 

De acordo com a revista “Rolling Stone”, apesar de Brandon ser apontado como namorado pela polícia, uma amiga de Bianca diz que eles não eram namorados, e que o rapaz tinha uma paixão “platônica” pela garota.

Leia também: Vaticano abre mais dois ossários para procurar garota desaparecida há 36 anos

Após o assassinato, Brandon teria ligado para a polícia dizendo que iria se matar. Porém, o homem  foi encontrado a tempo e foi submetido a uma cirurgia de emergência. Amigos do garoto o descreveram como “solitário” e “fã obcecado que stalkeava Devins”. O crime teria acontecido após ele ser rejeitado por ela durante o show.

Fonte: IG Nacional
Continue lendo

Links Úteis

Rondonópolis

Policial

Política MT

Entretenimento

Mais Lidas da Semana