conecte-se conosco


Entretenimento

Imprevisibilidade do palhaço dá força a sua representação no cinema de gênero

Publicado

source
It - Capítulo Dois arrow-options
Divulgação/Warner Bros.

O assustador Pennywise mobiliza conversas na cultura pop

Com “It – Capítulo Dois” dominando as bilheterias e “Coringa”, vencedor do Leão de Ouro em Veneza, no centro dos debates culturais antes mesmo da estreia, marcada para 3 de outubro, os palhaços parecem dominar completamente o cinema. O fascínio por eles na sétima arte, porém, não é novo. O próprio “IT” teve uma versão em 1990 em que Tim Curry vivia Pennywise.

Leia também: Cinco vezes que o Brasil flertou com a censura nas artes nos últimos anos

Condado Macabro arrow-options
Divulgação/Elite Filmes

O palhaço mau em cena de “Condado Macabro”

“Essa questão envolvendo o palhaço é bem interessante por causa da máscara”, advoga Diego Freitas, cineasta habituado a trabalhar com códigos e metáforas em seus curtas e que lançou seu primeiro longa-metragem, o suspense psicológico “O Segredo de Davi” , em 2018.  “Tem uma coisa por trás do arquétipo. A figura do palhaço traz essa imprevisibilidade”.

Marcos deBrito, que efetivamente usou a figura do palhaço no terror “Condado Macabro” , lançado em 2015, concorda com essa avaliação. “A figura do palhaço tem essa ambiguidade, essa coisa de quebra de expectativa que o cinema de gênero usa tão bem”, elabora a respeito da apropriação da imagem do palhaço pelo filmes de terror.

“Até por conta de ‘It’ há essa ideia do sobrenatural em volta do palhaço no gênero. Eu quis puxar mais para a realidade”, observa sobre a razão de ter inserido dois palhaços em seu slasher à brasileira. Ele conta que no curta-metragem de 1999, que originou o longa lançado em 2015, não havia os personagens dos palhaços. “Palhaço no filme de terror você já sabe que ele é culpado, mas eu quis demonstrar que no meu filme tem gente pior”.

“Condado Macabro” trabalha diversas referências ao cinema de horror norte-americano dos anos 70 e 80 e os palhaços foram uma maneira que DeBrito encontrou de abrasileirar a trama. A ideia de inserir essas figuras, admite o cineasta, veio de “A Balada do Amor e Ódio” (2011), do espanhol Alex de la Iglesia, cujo palhaço triste ficou em seu imaginário. O diretor cita o Pennywise de Tim Curry como uma figura marcante de sua formação cinéfila. DeBrito não gostou de “It – Capitulo Dois”. “Você sente a mão do estúdio querendo mais um sucesso e se preocupando menos com a qualidade”, lamenta.

Leia também: “Condado Macabro” é ótima versão brasileira de “O Massacre da Serra Elétrica”

O Coringa vem aí

Coringa arrow-options
Divulgação/Warner Bros.

Coringa promete ser paradigmático no gênero das adaptações das HQs

Se “It” é o assunto de hoje, “Coringa” é o tópico de amanhã. “Estou ansiosíssimo pelo filme”, admite Diego Freitas. “Por que esse personagem é tão fascinante? O Coringa é o caos. Ele oferece uma catarse, nos permite fugir da ordem um pouco”.

Veja Também:  Pequenos e famosos: Saiba quem são os filhos das celebs que bombam na web

O diretor, que considera Joaquin Phoenix um ator injustiçado, admite curiosidade por sua interpretação. “Nesse Coringa dele tão colocando uma humanidade no sentido de uma relação mais causal”. Para Freitas, esse é o papel da arte. Promover o debate, comentar os desejos, confessos ou não, da sociedade.

Freitas, que desconhecia a polêmica levantada pelo filme nos festivais de Veneza e Toronto, onde críticos apontaram “violência perturbadora” e uma “perigosa justificação da cultura incel”, subcultura heternormativa que culpa as mulheres pelo fracasso romântico ou sexual de homens, em sua maioria brancos, diz que muitos filmes foram incompreendidos em seus lançamentos, como “Clube da Luta”, “Taxi Driver” e “Laranja Mecânica”, e que o debate trazido pelo palhaço do crime é positivo.

A imprevisibilidade do Coringa é justamente um de seus aspectos mais sedutores e foi a grande característica da versão de Heath Ledger, que ganhou um Oscar póstumo pelo papel, em “O Cavaleiro das Trevas” (2008). “Lembra que ele contava uma história diferente sobre sua cicatriz para cada pessoa?”, recorda Freitas.

Leia também: Como “Coringa” pode mudar o patamar das adaptações de HQs em Hollywood

O que dá para ter como previsível é que o palhaço será uma das imagens mais marcantes do cinema em 2019.

Fonte: IG Gente
publicidade

Entretenimento

Modelo é atacada nas redes sociais após foto com Thiaguinho

Publicado

source

Fernanda Souza e Thiaguinho , que anunciaram a separação na última segunda-feira (14), já tem sido alvo de boatos de uma possível traição. Na terça-feira (15), o jornalista Leo Dias divulgou uma imagem da modelo Allana Aguiar ao lado do cantor, afirmando que ela é pivô da separação do casal. 

Leia mais: Luciano Huck sobre separação de Thiaguinho e Fernanda Souza: “Nossa família”

Allana Aguiar arrow-options
Reprodução/Instagram

Allana Aguiar


Desde então, ela tem sido atacada na web por ser uma possível amante de Thiaguinho: “Passei só para ver a cara da suposta mulher que foi a pivô da separação da nossa eterna Chiquititas”, escreveu um internauta em referência a Fernanda Souza . “Mulheres, cuidem de seus maridos. A Allana está à solta”, alfinetou outra.

Leia também: Traição, dinheiro e rumores em torno da união entre Fernanda Souza e Thiaguinho

Até o momento, a morena não se pronunciou sobre a foto com Thiaguinho .

Fonte: IG Gente
Veja Também:  Joelma é alfinetada por vocalista de banda de rock após foto de look
Continue lendo

Entretenimento

Clima pesa na redação de jornalismo da TV Cultura

Publicado

source

Desde a semana passada se instaurou um clima dos mais pesados nos estúdios do ” Jornal da Cultura “. Isso porque as apresentadoras do jornalístico, Karyn Bravo e Ana Paula Couto , tiveram uma briga quente dentro da redação. O barraco foi daqueles, com direito a gritos, socos na mesa e turma do deixa disso para interromper a discussão.

Leia também: Ator de “Malhação” concorre compete em Festival de Cinema em Los Angeles

Karyn  Bravo e Ana Paula Couto apresentam o arrow-options
Reprodução

Karyn Bravo e Ana Paula Couto apresentam o “Jornal da Cultura”

O clima já vinha tenso há algum tempo, a ponto das apresentadoras nem se falarem dentro do estúdio e terem vários bate bocas menores por não estarem de acordo em pontos como: plantões, entrevistas com convidados, detalhes da apresentação do jornal, entre outras coisas.

Leia também: Mulher dá banana para ator negro durante peça: “O racismo é trágico”

A própria direção da emissora já vinha tentando apagar os incêndios, pois não queria as âncoras de seu principal jornalístico envolvidas em polêmicas, mas não teve jeito: após o bate boca na frente de todos, Ana Paula Couto, por já ter diversos anos de casa, foi colocada de “férias forçadas” e Karyn, que foi contratada recentemente, seguiu à frente do jornalístico, pois a casa não queria que a notícia viesse à público. Deram sorte que quase ninguém lê esta colunista.

Veja Também:  Fafá de Belém se engasga ao vivo durante programa da Globo

O que resultará dessa história nós não sabemos, mas Karyn faz questão de deixar claro a todos que tem as costas quentes e, consequentemente, o apoio da emissora.

Leia também: Luisa Arraes recebe carinho de Caio Blat em estreia no teatro

Vale lembrar que a entrada da dupla no jornal só aconteceu após uma série de desentendimentos da nova presidência da emissora e Willian Corrêa, que até então estava à frente do jornal e, não estando de acordo com as novas diretrizes adotadas para o telejornal , optou por se demitir.

Fonte: IG Gente
Continue lendo

Entretenimento

Larissa Manoela quebra silêncio e fala de saída do SBT

Publicado

source

A saída de Larissa Manoela do SBT gerou muitas especulações e a atriz resolveu falar do assunto durante uma entrevista transmitida no Instagram da revista Caras . “Eu cresci lá dentro. Essa emissora faz parte da minha vida, inclusive tenho muito a agradecer, tive diversas oportunidades maravilhosas lá dentro”, começou dizendo.

Leia também: De biquíni, Larissa Manoela recebe elogios de seguidores: “Zero defeitos”

Larissa Manoela arrow-options
Reprodução/ Instagram @larissamanoela

Larissa Manoela deixará o elenco de “As Aventuras de Poliana”


Larissa Manoela aproveitou a oportunidade para agradecer e falar da saída da novela “As Aventuras de Poliana”, que ganhará uma segunda fase na emissora de Silvio Santos no próximo ano. “Agradeço a todas as pessoas envolvidas por acreditarem no meu trabalho e me darem a oportunidade de fazer sempre personagens tão incríveis.”

Leia também: Larissa Manoela para adultos? Lançamento de música na Globo divide opiniões

A jovem atriz continuou: “Na verdade, a notícia de que a novela ‘ As Aventuras de Poliana ’ ia se estender por mais um ano pegou todo mundo de surpresa. A gente estava já naquele clima de fim de novela, pensando em outros projetos, acho que todo mundo vai planejando o que vem pela frente, então quando chegou isso a gente fez ‘opa, meu Deus do céu’”.

Veja Também:  Traição? Noivado de Paloma termina por causa de Alberto em “Bom Sucesso”

As gravações dessa primeira fase da novela terminam no final desse ano, então Larissa só se despede de Mirela, sua personagem na trama, daqui uns meses. Os capítulos gravados vão ao ar até o ano que vem, mas a atriz garantiu que não estará no elenco da nova fase da novela, que vai acompanhar o crescimento de Poliana.

Leia também: Larissa Manoela fala sobre primeira vez: “Aconteceu naturalmente”

“O que eu já tinha certo e comprometido no ano que vem fez com que essa saída de fato acontecesse. Eu sigo no ano que vem, nos quatro primeiros meses, muito focada no cinema e pro resto do ano eu acredito que Deus está preparando algo muito incrível, muito especial pra mim que vai me surpreender, vai surpreender todo mundo. O fechamento desse ciclo vai ser muito maravilho, saio com o coração muito feliz”, explicou Larissa Manoela que, atualmente, segue tentando alavancar sua carreira de cantora.

Fonte: IG Gente
Veja Também:  Após mensagem de “adeus”, atriz transgênero comete suicídio aos 44 anos
Continue lendo

Links Úteis

Rondonópolis

Policial

Política MT

Entretenimento

Mais Lidas da Semana