conecte-se conosco


Tecnologia

Microsoft lança versão retrô do Windows 1.0 para celebrar ‘Stranger Things’

Publicado

Para aproveitar o sucesso da terceira temporada do seriado “Stranger Things ”, a Microsoft criou um aplicativo que permite aos usuários experimentar o Windows 1.0 , versão lançada em 1985, mesmo ano em que se passam os episódios da série doNetflix.

Leia também: O erro de US$ 400 bilhões de Bill Gates: como a Microsoft perdeu para o Android

undefined

“Stranger Thing” inspira versão retrô do Windows 1.0

O aplicativo Windows 1.11 Stranger Thing Edition está disponível para download gratuito na loja virtual da Microsoft , mas ele só roda em computadores com Windows 10. Diferente do Windows 1.0, que cabia dentro de quatro disquetes de 360 KB, o aplicativo tem mais de 700 MB.

Leia também: Dia do Orgulho Geek: 7 apps e gadgets que todo geek deveria ter

No ambiente retrô, os usuários podem conhecer, ou relembrar, o primeiro ambiente multitarefas da Microsoft. Até então, o MS-DOS operava apenas por comandos escritos. Com o Windows 1.0, os usuários podiam usar o mouse e operar aplicações em janelas. Ele vinha com alguns programas, como Calculadora, Calendário, Relógio, Clipboard, Notepad e Paint.

Veja Também:  Aplicativo permite pagar Uber e outros serviços com vale transporte; entenda

Na edição Stranger Things, a Microsoft , tem jogos e outros conteúdos relacionados com a nova temporada da série, que entrou no ar na semana passada.

Leia também: 5 apps para organizar séries que vão te ajudar a não perder nenhum episódio

“Explore mistérios e segredos que assolam Hawkins, desbloqueie conteúdo exclusivo da série e surpresas, além de ter acesso a jogos e quebra-cabeças da época — todos construídos com base no universo da 3ª temporada de Stranger Things. Junte-se a Eleven, Steve, Dustin e a gangues enquanto eles tentam salvar Hawkins e o mundo. Mas, fica o aviso: cuidado com o Esfolador da Mente”.

Fonte: IG Tecnologia
publicidade

Tecnologia

Google lança aplicativo que transcreve áudio em tempo real; conheça

Publicado

source

Olhar Digital

google arrow-options
Unsplash

Google lança aplicativo de transcrição de áudio


O Google anunciou o tão aguardado Pixel 4 e outros dispositivos nesta terça-feira (15), durante o evento Made by Google . Porém, no meio de tantas novidades, uma invenção muito útil da empresa passou despercebida: o aplicativo Recorder . Este app – que será exclusivo da linha Pixel 4, em um primeiro momento – é capaz de transcrever áudios em tempo real usando apenas o processamento do próprio dispositivo.

A melhor parte é que o Recorder não depende de qualquer conexão à internet para funcionar. O Google fez questão de enfatizar isso ao demonstrar o aplicativo enquanto o smartphone estava no modo avião . Depois de transcrever uma fala, também é possível salvar os arquivos de áudio e de texto de forma vinculada.

Leia também: Google Pay passa a aceitar cartão de débito em compras online

Com o arquivo salvo, o usuário pode pesquisar por palavras faladas nos áudios . O aplicativo abrirá qualquer arquivo em que o termo desejado aparece, destacando em que momento ele é enunciado. Por exemplo, você pode pesquisar por “Olhar Digital” e o app procurará por qualquer arquivo de áudio com “Olhar Digital”, indicando em que trecho do áudio a expressão é encontrada.

Veja Também:  Jogo de tabuleiro digital une online e offline; veja como funciona

Apesar de ainda ser exclusivo para o Pixel 4 , o Recorder deve chegar a outros dispositivos Android em breve. O app é extremamente útil para uma variedade de atividades: estudantes podem usá-lo para transcrever palestras, por exemplo, enquanto jornalistas terão uma ferramenta muito prática para realizar suas entrevistas.

Fonte: IG Tecnologia
Continue lendo

Tecnologia

Vazamento de dados: site de notas fiscais de mais de 60 municípios fica exposto

Publicado

source

Olhar Digital

dados arrow-options
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

dados de mais de 60 municípios vazam online


É indiscutível que serviços digitais facilitaram, e muito, o modo como se vive nos tempos atuais. Tudo é possível apenas com um computador conectado à internet . Fazer compras, conhecer pessoas, estudar, prestar serviços. Apesar da facilidade que o universo conectado nos propõe, ao mesmo tempo, o cuidado com a manipulação dos dados presentes na rede necessita ser redobrado , seja ela na gestão pública ou privada. 

Nesta terça-feira (15), com exclusividade, o Olhar Digital recebeu uma denúncia anônima sobre mais um caso de vazamento de dados . Agora, envolvendo o site Gestão Inteligente da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. A fonte, que descobriu a falha de segurança no sistema, confirmou que era possível obter o documento na íntegra, com dados tanto do prestador quanto do tomador do serviço, apenas digitando combinações numéricas aleatórias no final da URL do site.

Leia também: Meus dados vazaram, e agora? Veja como se proteger em situações como essa

Veja Também:  É de graça! aprenda a cuidar de suas economias na internet sem gastar dinheiro

Nome completo, endereço, e-mail, CPF/CNPJ, descrição e valor do serviço de todos os brasileiros que utilizam a plataforma estavam expostos. Segundo a fonte, os resultados encontrados surgiram após combinações aleatórias dos nove números que aparecem no final da URL. O Olhar Digital, por meio de testes, constatou que é possível obter as notas fiscais facilmente, e de várias cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Manaus entre outros. 

De acordo com o site da empresa gestora de envio de notas, atualmente, mais de 60 cidades do Brasil utilizam o sistema para emissão de Nota . Em muitos municípios, o documento é gerado pela prefeitura por meio do Ginfes ou por uma entidade conveniada pelo município. 

Leia também: Lei Geral de Proteção de Dados deve diminuir venda de dados pessoais na Dark Web

O Olhar Digital entrou em contato com a EICON, empresa responsável pelo sigilo das notas fiscais eletrônicas e administração dos dados , mas até o momento da publicação desta matéria, não obteve resposta.

Veja Também:  Biometria: TSE permite que eleitores registrem suas digitais por aplicativo

Casos envolvendo vazamento de dados de milhares de brasileiros estão cada vez mais comuns. Na semana passada, o Olhar Digital recebeu uma denúncia, com exclusividade, sobre a exposição da base de dados do Detran-RN, com a qual era possível ter acesso a ficha cadastral de todos os brasileiros portadores de Carteira de Habilitação ou proprietários de veículos. 

Fonte: IG Tecnologia
Continue lendo

Tecnologia

League of Legends comemora 10 anos com eventos e documentário na Netflix

Publicado

source
LoL arrow-options
Divulgação/Riot Games

League of Legends comemora 10 anos de existência

Em uma década, o League of Legends , mais conhecido como LoL , ganhou uma base enorme de fãs, gente o suficiente para lotar qualquer festa. É por isso que, apesar do aniversário de 10 anos do sucesso da Riot Games ser só no próximo dia 27 de outubro, as comemorações já iniciaram. 

Como o LoL é um jogo que está sempre tentando se atualizar, o anúncio das mudanças para a próxima temporada do game faz parte das celebrações, e deve acontecer ainda hoje. É que a Riot Games , desenvolvedora do jogo, vai realizar eventos em vários países ao redor do mundo na noite desta terça-feira (15), e  transmitirá ao vivo uma apresentação com novidades e comemorações da data. 

Leia também: Jogo de tabuleiro digital une online e offline; veja como funciona

Além disso, será lançado um documentário na Netflix contando a história do jogo na última década, desde o seu desenvolvimento inicial. Intitulado “League of Legends: Origins”, o documentário deve chegar à plataforma de streaming na próxima quarta-feira (16), mostrando a criação do game e sua ascensão. 

Veja Também:  É de graça! aprenda a cuidar de suas economias na internet sem gastar dinheiro

A ascensão do League of Legends

Lançado em 27 de outubro de 2009, o LoL nasceu para ser uma opção para quem gosta de jogos do gênero MOBA , que mistura elementos de ação, estratégia e RPG . Na última década, a ascensão do título foi constante: de acordo com a Riot Games , mais de 100 milhões de pessoas jogam LoL por mês. Em setembro deste ano, ele foi o game de computador mais jogado, segundo a NewZoo. 

Leia também: Bastidores: Atari mostra os detalhes do desenvolvimento de seu novo console

Com o passar dos anos, não foram só os gráficos do jogo que evoluíram, mas também o seu status. Se antes o League of Legends era jogado só por diversão, hoje ele já é considerado um dos principais títulos responsáveis pela ascensão dos eSports . Com dois campeonatos internacionais anuais, o jogo é responsável por prêmios milionários aos campeões. 

Fonte: IG Tecnologia
Continue lendo

Links Úteis

Rondonópolis

Policial

Política MT

Entretenimento

Mais Lidas da Semana