conecte-se conosco


Carros

Renault Alaskan ainda será produzida na Argentina, diz executivo

Publicado

source
Renault Alaskan arrow-options
Divulgação

Renault Alaskan, a irmã da Nissan Frontier, será fabricada na Argentina em 2020

A Renault Argentina surpreendeu ao anunciar que a picape Alaskan ainda será fabricada no país. De acordo com Juan Manuel Alliati, novo gerente de produto da marca, a gêmea da Nissan Frontier, que teve sua produção postergada por conta da crise econômica, terá uma segunda chance na fábrica de Santa isabel, em 2020.

LEIA MAIS: Nissan tem plano para se separar da Renault, diz jornal

“O projeto Alaskan está mais vivo que nunca. Em 2020, vimos uma nova oportunidade para lançá-la. Sua fabricação foi postergada, não cancelada”, disse o executivo ao Argentina Autoblog , referindo-se ao fato de que a Mercedes-Benz Classe X, outra irmã da Frontier que seria feita no mesmo complexo industrial, não verá a luz do dia. “Nossa fábrica em Córdoba completa 65 anos em 2020 e está capacitada para produzir 70 mil picapes por ano.”.

LEIA MAIS: Importadoras projetam crescimento de 34% após resultado negativo em 2019

Alliati ainda reforçou que em nenhum momento a Renault pensou em importar a Alaskan de outro mercado e encerrar a produção local. “Sabemos que a retenção no campo é um entrave contra este segmento, mas estou convicto de que a Alaskan será um grande sucesso”, afirma. “Vemos uma oportunidade nos impostos, já que picapes e veículos comerciais têm isenções na Argentina”.

Veja Também:  Nissan Versa que virá ao Brasil começa a ser feito em março

Duster chega antes

Renault Duster arrow-options
Divulgação

Com três anos de mercado na Europa, o Renault Duster finalmente chegará ao Brasil no primeiro trimestre de 2020

Apresentado na Europa em meados de 2017, o novo Duster já não é tão “novo”. Sua estreia no mercado brasileiro acontecerá no primeiro trimestre de 2020, com visual mais moderno e aventureiro.

LEIA MAIS: Nissan apresenta segunda edição UEFA Champions League do Kicks

A Renault ainda não revelou maiores detalhes sobre sua motorização, mas é certo que o 1.6 SCe de 120 cv e 16,5 kgfm de torque continuará em linha. Ainda há a possibilidade do modelo ser lançado com o novo 1.3 TCe turbo, de 130 cv, mas apenas em 2021

*com informações do Argentina Autoblog

Fonte: IG Carros
publicidade

Carros

Honda CB 500X e CB 500F 2020 já podem ser compradas em pré-venda

Publicado

source
Honda CB 500F arrow-options
Divulgação

Honda CB 500X e 500F 2020 (foto) agregam mais desempenho e atributos esportivos com novidades na mecânica

A Honda divulga o início da pré-venda das novas Honda CB 500X e CB 500F 2020. Apresentadas no Salão do Automóvel de 2019, a primeira sai por R$ R$ 28.900, enquanto a segunda, por R$ 26.900. Ambas estreiam novo design, com ângulos mais definidos e agressivos, além de melhorias mecânicas.

LEIA MAIS: Honda confirma o desenvolvimento de nova plataforma para motos de 200 cc

Honda CB 500 arrow-options
Divulgação

Na traseira, observa-se as linhas esportivas na rabeta, que conta com luz de LED

A grande novidade nas Honda CB 500X e CB 500F 2020 é, sem dúvida, a roda dianteira, que agora é de 19 polegadas. Ela chega para oferecer melhor manejo em cenários de off-road leve e, por mais que seja de liga de alumínio e não raiada, oferece um conforto maior em relação ao modelo anterior de 17 polegadas. A CB 500F, especificamente, recebeu um design mais agressivo.

Veja Também:  Nissan Versa que virá ao Brasil começa a ser feito em março

LEIA MAIS: Honda Biz 125 chega à linha 2020 com novas rodas de liga-leve, cores e grafismos

Mais equipamentos novos

Honda CB 500 arrow-options
Divulgação

CB 500 X conta com pormenores diferenciados ante a 500F, apesar de partilharem muitos componentes

Além disso, as novas motos da Honda receberam um assento mais estreito, curso maior nas suspensões dianteira e traseira, iluminação total em LED (faróis, lanternas e piscas), nova suspensão traseira, embreagem assistida e deslizante, além do novo escapamento com saída dupla. O painel de instrumentos, por sua vez, também é totalmente novo. Conta com tela digital em LCD e indicador de marcha, além dos habituais hodômetros parcial e total e indicadores de velocidade e rotação.

LEIA MAIS: Royal Enfield Classic ganha novo motor de 350 cc e deverá ficar mais em conta

O motor das Honda CB 500X e CB 500F é o mesmo bicilíndrico de 471 cc com refrigeração líquida, entretanto, ele recebeu ajustes para entregar mais desempenho. No total, tem capacidade de gerar 50,4 cv e 4,55 kgfm. Quanto ao câmbio das nakeds esportivas , suas seis marchas prometem um funcionamento mais suave, sem bloqueio da roda em reduções mais agressivas. A capacidade do tanque de combustível é de 17,7 litros (na 500X) e de 16,7 litros (na 500F).

Veja Também:  Toyota precisa de um SUV compacto no Brasil. Mas qual?

Fonte: IG Carros
Continue lendo

Carros

Harley-Davidson apresenta scooter elétrico com bateria removível

Publicado

source

Motor Show

Harley arrow-options
Divulgação

Scooter elétrica da Harley-Davidson é uma aposta da marca em sua empreitada por novos segmentos nas duas rodas

Gigante no mundo das duas rodas, a Harley-Davidson apresentou um de seus próximos lançamentos comerciais: uma scooter elétrica com bateria removível. As informações são do site Motorpasionmoto.com.

LEIA MAIS: Honda confirma o desenvolvimento de nova plataforma para motos de 200 cc

Harley arrow-options
Divulgação

Desenho que faz parte do arquivo de patente da nova scooter elétrica da Harley-Davidson mostra a alça na bateria da motocicleta

O site compara os desenhos do arquivo de patente da motocicleta elétrica da Harley-Davidson , que se tornaram públicos, a um protótipo apresentado pela empresa há algumas semanas, durante os X-Games em Aspen (EUA).

LEIA MAIS: Royal Enfield Classic ganha novo motor de 350 cc e deverá ficar mais em conta

Na ocasião, o protótipo apresentava um motor elétrico preso à bateria por cabos. Nos desenhos do arquivo de patente da scooter elétrica da  Harley-Davidson , a bateria conta com uma alça que o site especula seja para facilitar a remoção e poder ser carregada em casa.

Veja Também:  Novo Mercedes GLA será fabricado no Brasil

Fonte: IG Carros
Continue lendo

Carros

Citroën C4 Cactus combina maturidade com personalidade forte

Publicado

source
Citroën C4 Cactus arrow-options
Guilherme Menezes/iG

Citroën C4 Cactus é a aposta da PSA para voltar a batalhar entre as grandes. O que deu ao carro para garantir a sua aposta?

Com preços entre R$ 69.990 e R$ 101.090, o Citroën C4 Cactus está no caminho certo para reerguer a PSA e aumentar as chances de se impor diante das grandes no segmento dos SUVs compactos. Nos anos 90, quando a marca firmou as suas atividades no mercado brasileiro — após a abertura das importações — e nos anos 2000, tecnologias inéditas foram tanto o motivo de grande admiração, quanto de afastar a clientela. E, nessa nova fase da empresa, os projetistas entenderam que o Brasil não é país para qualquer um. A partir disso e da tendência crescente dos SUVs, o desafio está lançado para o modelo.

LEIA MAIS: Citroën confirma que prepara substituto do SUV compacto C4 Cactus

O Citroën C4 Cactus  avaliado é da versão de topo Shine Pack 1.6 THP, na cor Preto Perla Nera, com teto, retrovisores e outros detalhes em branco. Com luzes diurnas de LED, Isofix, seis airbags, direção elétrica, ar-condicionado automático, sensor de chuva, central multimídia sensível ao toque com conectividade para celulares, controles eletrônicos de estabilidade e tração, seletor de terreno “Neve”, “Areia”, “Lama” e “Normal”, sistema de partida em rampa e monitoramento de pressão dos pneus, bancos de couro, alerta de colisão, sistema de frenagem automática, detector de fadiga, controle de cruzeiro adaptativo e leitor de faixa, vem equipado o bastante para a média do mercado.


O conjunto mecânico é praticamente o mesmo do irmão Peugeot 2008. A versão mais em conta deixa as concessionárias com motor 1.6 aspirado, de 16 válvulas, com 122 cv e 16,4 kgfm. O câmbio pode ser manual, ou automático de seis marchas da japonesa Aisin. A partir da versão Shine (que engloba o modelo do nosso teste), o motor é o conhecido 1.6 THP Flex, que também equipa o sedã C4 Lounge e, em outras variações, modelos da Mini e da BMW. Ele entrega 173 cv e 24,5 kgfm a 1.400 rpm, capazes de levar o SUV compacto de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e chegar aos 215 km/h. Vale lembrar que, em um futuro próximo, o C4 Cactus deverá sair de linha na Europa para aguardar um novo modelo híbrido.

Caiu na real, mas não perdeu a essência

A PSA viu que, no Brasil, não basta uma marca ser inovadora, pois ela tem que atender às demandas do mercado que se configura como emergente. Isso significa que, no mesmo patamar, estão as más condições das vias, eventuais serviços de manutenção ruins e por aí vai. Diante disso, o foco dos projetistas foi de conferir um caráter mais sóbrio ao carro, ao mesmo tempo que moderno (um tanto futurista até) e com personalidade.

LEIA MAIS: VW T-Cross 1.0 enfrenta Citroën C4 Cactus 1.6 THP. Qual vence?


O carro conta com faróis afilados, posicionados acima de um conjunto óptico maior, situado no pára-choque. O rack de teto e as molduras nas laterais dão ares de aventureiro, enquanto que, na traseira, destaca-se o par de lanternas maiores. As escolhas por esses equipamentos têm sido relativamente comuns entre as fabricantes, que não querem abandonar a pretensão urbana dos SUVs da atualidade.


E essa pretensão urbana, que hibridiza com o lado mais aventureiro, é perceptível assim que se entra no carro. O ponto H (altura dos assentos) é mais alto que dos hatches, mas oferece boa acomodação, ergonomia e também aquela visão mais de cima. O acabamento é moderno e não abandona a personalidade da marca nos detalhes, como a faixa de tecido no painel, do lado do passageiro. Por outro lado, falta um pouco de espaço para três passageiros no banco de trás.












Migrando para os itens de conectividade, a central multimídia tem tela com boa resolução, mas poderia ser mais prática de seu usada no dia a dia.  Por exemplo, se você está usando o Waze e quer regular o ar-condicionado, a tela sai totalmente da aba anterior. E para retornar, você precisa clicar novamente em todos as funções necessárias até estar de volta ao aplicativo. Seria muito mais fácil se houvesse a possibilidade de acessar cada recurso separadamente, ou pelo menos sem que fosse necessário tantos toques e comandos.


O cluster digital, apesar de bem apresentado, poderia ser mais preciso ao revelar as rotações do motor, que aumentam ou decrescem de 500 em 500 rpm. De todo o modo, fornece informações como consumo médio, consumo instantâneo, autonomia restante, entre outros, o que é informativo ao condutor.


LEIA MAIS: Ford EcoSport ou Nissan Kicks: qual desvaloriza mais?


Ao volante, o SUV mostra a sua vocação. Além do bom isolamento acústico, o C4 Cactus THP contorna curvas rápido e equilibrado como um hatch, com um pouco menos de agilidade e respostas ao volante que um C3 (para usar um exemplo sem sair da marca), sem deixar de lado atributos de um SUV compacto no que diz respeito a altura do solo e ao conforto. Um pouco por esses dois últimos aspectos, o volante tende a ficar leve quando o controle de tração é desligado e o turbo se enche, com o pedal no assoalho. Logo, não subestime o acelerador enquanto estiver na zona de turbolag , pois logo em seguida ele acorda. 


Um ponto que poderia ser melhor é o seu modo Sport. Com funcionamento conservador, as rotações do motor até que se mantêm isoladas do lag, mas não é o bastante para compensar a resposta lenta do câmbio. Precisaria ter um sistema mais rápido, ou algo como uma mudança no mapa de câmbio ao ativar o modo “S”.


O Eco, por sua vez, é muito bom para a proposta. Vai aumentando marcha sem parar, sem “matar” a fluidez e o fôlego do motor, ao mesmo tempo que garante uma melhor economia de combustível. Nos modos off-road , utiliza bem os controles de tração e estabilidade para evitar patinar tanto, mas não espere que seja possível uma condução tão esportiva nessas situações.


Conclusão


A fama da PSA se pautou fortemente tanto nos problemas decorrentes de tecnologias inovadoras que vieram entre os anos 90 e 2000, quanto na falta de cuidado com a durabilidade e o uso dos conjuntos mecânicos e eletrônicos à realidade brasileira. Por outro lado, o C4 Cactus não é como os seus antepassados.


Mesmo que nada na vida seja absolutamente perfeito, seu projeto é bem maduro, muitos de seus componentes foram aprovados por diversos engenheiros, de várias montadoras, o que se reflete na qualidade do carro. É bastante improvável que virá a dar algum problema fora do comum — como se observou em alguns componentes do passado — com o passar dos anos e bons kms de uso. A PSA tem o que precisa para estar de volta no mercado, e o Citroën C4 Cactus deve se colocar na linha de frente. Basta uma quebra de paradigmas do mercado.


Ficha técnica:


Citroën C4 Cactus Shine Pack 1.6 THP
Preço: a partir de R$ 101.090
Motor: 1.6, quatro cilindros, flex
Potência: 173 cv (E) / 166 cv (G) a 6.000 rpm
Torque: 24,5 kgfm a 1.400 rpm
Transmissão: Automático, seis marchas, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)
Pneus: 205/55 R17
Dimensões: 4,17 m (comprimento) / 1,71 m (largura) / 1,56 m (altura), 2,60 m (entre-eixos)
Tanque: 55 litros
Porta-malas: 320 litros
Consumo gasolina: 12,5 km/l (cidade) / 13,5 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 7,3 segundos
Velocidade máxima: 215 km/h

Fonte: IG Carros
Continue lendo

Links Úteis

Rondonópolis

Policial

Política MT

Entretenimento

Mais Lidas da Semana