Provavelmente você tem ou conhece alguém que tenha o sonho de cursar medicina, certo? Cuidar da saúde do outro é uma tarefa muito difícil e importante. Portanto, é preciso ter certas competências e habilidades.
Ser médico vai muito além de ter uma agenda médica lotada em um escritório renomado, é uma profissão que exige muito da sensibilidade do ser humano. Afinal, lidar com vidas, muitas vezes passando por problemas graves, é muito difícil.
Com isso, se você deseja se tornar um profissional da medicina completo, ou seja, com muito conhecimento técnico e responsabilidade afetiva, confira agora as 10 principais competências e habilidades que você precisa desenvolver para ser um médico.
1- Inteligência Emocional
Certamente, uma das grandes competências e habilidades necessárias para ser um bom médico é ter uma boa inteligência emocional. Isso se dá, devido aos vários conflitos e desafios pessoais e profissionais que a profissão apresenta.
Portanto, é essencial que o profissional seja capaz de se concentrar e manter o foco nas mais diversas situações conflituosas. Com isso, será possível controlar as emoções para que a performance do seu trabalho não seja afetada.
2- Empatia
Como dito anteriormente, ser médico é uma profissão que lida diretamente com o outro, e muitas vezes em situações bastante complexas. Portanto, ser empático é muito importante para tornar o contato entre paciente e médico o mais humanizado possível.
É essencial que você se coloque no lugar do outro, que busque entender as angústias que o paciente possa estar sentindo, sendo assim, ele estará mais confiante em seu trabalho e também empenhado em buscar soluções para a melhora do quadro clínico.
3- Boa comunicação
Outro ponto importante entre as competências e habilidades para o médico é conseguir se comunicar bem, de maneira direta e transparente. Afinal, poucas pessoas fora do meio da medicina conhecem os termos técnicos e clínicos.
Portanto, para um entendimento claro do paciente e seus familiares do quadro apresentado, é vital que o médico tenha a capacidade de apresentar corretamente os procedimentos e os possíveis desenvolvimentos da situação.
4- Gestão de pessoas
Agora olhando um pouco para o trabalho interno de um médico, é evidente que não é uma profissão exercida de maneira individual. Portanto, existe por trás de um bom profissional uma excelente equipe que o auxilia.
Por isso, é muito importante que o profissional tenha a competência e habilidade de gerenciar bem sua equipe, buscando sempre extrair o máximo possível sem que sobrecarregue algum membro da equipe.
5- Rápida tomada de decisões
A quinta dica entre as competências e habilidades é primordial, principalmente, se você deseja trabalhar em pronto-socorro e emergências. Afinal, cada segundo durante um procedimento ou acidente é essencial para salvar uma vida.
Portanto, é essencial que o profissional de medicina tenha a capacidade de tomar decisões nas mais extremas situações de tensão. Até por isso, a inteligência emocional é um ponto-chave para exercer essa função.
6- Buscar novos conhecimentos
Assim como a maioria das profissões, o profissional de medicina precisa estar disposto a desenvolver as competências e habilidades necessárias para adquirir novos conhecimentos. Afinal, a ciência avança cada vez mais rápido.
Logo, se você deseja ser um médico competente e atualizado, é necessário estar sempre atento a novos procedimentos, tratamentos e também estudos sobre as mais diferentes doenças, principalmente na sua área de trabalho.
7- Resiliência
Aliada à primeira competência e habilidade, ser um profissional resiliente é desenvolver a capacidade de conseguir enfrentar as dificuldades da rotina de trabalho de um médico e também da vida profissional.
Ou seja, é muito importante que o médico tenha a habilidade de se adaptar diante dos obstáculos que se apresentam a ele, seja de diagnósticos ou de estruturas disponíveis para exercer seu trabalho.
8- Flexibilidade
Você certamente já ligou ou foi a uma clínica, ou hospital, tarde da noite, certo? Portanto, diferente de outras profissões onde o trabalhador tem hora para entrar e sair, o médico precisa ter entre suas competências e habilidades a flexibilidade e disponibilidade para atender as pessoas.
Portanto, é imprescindível que o profissional de medicina tenha o discernimento que sua função é essencial para o funcionamento da vida humana, com isso precisa estar sempre atento e disposto a ajudar nas mais diversas ocasiões.
9- Conhecimento tecnológico
Entre as competências e habilidades mais recentes que precisam ser desenvolvidas pelo médico está a capacidade de se adaptar e conhecer novas tecnologias. Afinal, como citado anteriormente, a tecnologia e a ciência se desenvolvem rapidamente.
Logo, é muito importante que o profissional tenha a capacidade e vontade de aprender novos recursos tecnológicos para tratamentos, diagnósticos ou procedimentos, para que os resultados sejam melhores.
10- Concentração
Por fim, mas não menos importante, entre as competências e habilidades de um bom médico está a aptidão de se manter concentrado durante possíveis distrações em seu trabalho, principalmente em momentos como realização de procedimentos e cirurgias.
Com isso, é necessário que o profissional consiga se manter focado no paciente e no que deve ser feito no momento, para que acidentes sejam menos propensos a acontecerem, podendo levar a graves consequências.
Conclusão
Agora que você já conhece as 10 principais competências e habilidades para se tornar um bom médico, ficou mais fácil desenvolver um caminho para atingir seus objetivos profissionais, certo?
Portanto, é muito importante que você sempre tenha em mente que ser médico é lidar com a vida e as dores do outros, ou seja, é essencial que tenha a capacidade de passar da forma mais clara possível as causas e tratamentos de cada caso.
Afinal, ser um bom médico vai muito além de saber todas as doenças e tratamentos existentes no mundo, é a capacidade de ser empático e compreensivo com o momento delicado que alguém ou alguma família está passando.
Por fim, saiba que ser médico é estar disponível para ajudar o outro sempre que necessário. Logo, é muito importante que se mantenha sempre atualizado e disposto a melhorar a qualidade de vida de outra pessoa.