O marketing digital se tornou a nova norma para empresas de todos os tipos, em diversos setores e verticais. Entretanto, para ter sucesso na economia digital atual, você precisa de uma estratégia que vá além da simples publicação de anúncios e cliques de rastreamento.
Com a estratégia de marketing industrial correta, sua empresa pode alcançar clientes potenciais que estão procurando produtos ou serviços como o seu. E uma vez que eles o descubram através desta busca, é muito mais provável que eles também tomem providências em sua parte.
Você precisa de uma estratégia de marketing digital que atinja essas pessoas, sendo ao mesmo tempo econômica e escalável para que você possa continuar a crescer e expandir seus negócios ao longo do tempo. Aqui estão cinco dicas para ajudar você a começar com sua própria campanha de marketing digital:
Não confie em apenas uma forma de marketing
A maioria das empresas começa com uma estratégia única para todos os seus canais de marketing, tais como anúncios, e-mail marketing e mídia social. Embora esta seja uma boa maneira de fazer sua campanha começar, não é suficiente para sustentar o crescimento a longo prazo.
Você precisa construir uma estratégia de marketing abrangente que atenda a todos os seus diferentes canais. Caso lhe falte conhecimento ou expertise de mercado para divulgar sua empresa, invista na contratação de uma agência B2B de marketing para realizar estas tarefas.
Quando você se concentra apenas em um canal, você está em desvantagem se esse canal for desativado ou mudar drasticamente. Por exemplo, se você só estiver veiculando anúncios no Facebook, é provável que você veja um aumento desses anúncios sendo retirados. É por isso que é fundamental que seus canais de marketing digital se complementem. Você pode emparelhar anúncios com e-mail, ou usar mídias sociais para impulsionar a imagem de sua marca.
Medir tudo
Com o marketing digital, há uma tendência a confiar nos dados que você está coletando sem verificá-los. Você provavelmente está registrando alguns dados, como quantas pessoas viram seus anúncios e clicaram neles, ou quantas pessoas baixaram seu curso de e-mail.
Esses são grandes indicadores do que está acontecendo com seus canais de marketing, mas eles não lhe contam a história toda. Você precisa seguir o rastro de dados e ver o que está acontecendo no lado dos negócios. Você está recebendo pistas? Como é a taxa de resposta? Como é a taxa de conversão? Estas são as perguntas que você precisa responder.
Por exemplo, se você estiver vendo muito envolvimento de seus anúncios, mas muito poucas pistas, isso pode significar que seus anúncios não estão atingindo o que as plataformas de geração de pistas normalmente chamam de “pistas qualificadas”. Estas são pessoas que estão procurando ativamente comprar seu produto ou serviço.
Se você não estiver recebendo nenhum contato, você precisa descobrir o motivo. É por causa de sua página de destino? Sua chamada para as ações está confundindo as pessoas? É por causa de seu vídeo não estar recebendo vistas suficientes? Você precisa olhar para os dados e descobrir o que está acontecendo nos bastidores.
Usando dados para construir estratégias orientadas por IA
Muitas estratégias de marketing digital são construídas a partir de dados coletados do passado. Por exemplo, alguém pode decidir que sua melhor estratégia é atingir um determinado público no Facebook, e depois ver quantas dessas pessoas clicaram nos anúncios que veicularam. No entanto, isto não lhe diz necessariamente no que estas pessoas estão interessadas.
Eles estão realmente procurando comprar seu produto? Eles estão apenas curiosos sobre isso? A melhor maneira de descobrir é usar a IA para analisar seus dados. Isto lhe permitirá analisar seus dados e determinar se há pessoas realmente interessadas em seu produto ou serviço. Ao construir sua estratégia em torno da IA, não se concentre apenas nas estatísticas.
Analise os dados dentro do contexto de seu produto. Por exemplo, há muitas pessoas que estão olhando para o produto de seu concorrente em vez de olhar para o seu próprio produto? Estes são os tipos de coisas que você deve observar para determinar o que está acontecendo com seus dados.
Investir em 3 tópicos para chegar a todos
No cenário atual do marketing digital, seu público-alvo vai atender a muitos interesses diferentes. Na verdade, estima-se que 77% das pessoas estão procurando por conteúdo específico quando estão pesquisando on-line.
Para alcançar todas essas pessoas, você precisa diversificar seus tópicos. O que é um tópico? É qualquer outro tópico que não seja seu próprio negócio. Se você está falando apenas de seus produtos, você está perdendo uma grande parte do mercado. Uma das maneiras mais fáceis de encontrar novos tópicos a serem incluídos em sua estratégia de marketing é olhar para o que seus concorrentes estão falando.
Por exemplo, você pode descobrir o que seus concorrentes estão discutindo nas mídias sociais, analisando seus posts e repassando algo que esteja relacionado ao seu negócio. Isto mostrará que você está interessado nestes tópicos e porque eles são valiosos para seu público-alvo. Você também pode encontrar muitos insights e informações valiosas que você pode usar em seu próprio marketing.
Estar sempre melhorando
O marketing digital não é estático. É um processo contínuo que requer iteração e melhoria constantes. A melhor maneira de se manter atualizado é rastrear o feedback do cliente. O que seus clientes pensam de seu produto ou serviço? O que eles gostariam que ele tivesse? O que eles sentem falta? Você pode usar o feedback do cliente de muitas maneiras, dependendo do canal específico que estiver usando.
Por exemplo, você pode usar revisões em plataformas como Amazon ou Google. Você também pode perguntar diretamente a seus clientes a opinião deles. A melhor maneira de usar o feedback dos clientes é vê-lo como uma oportunidade de aprender com seus clientes. Não importa quanto feedback você receba se você não estiver levando a sério.
Envolvimento
As campanhas de marketing digital dependem de uma variedade de canais, por isso é importante ser útil e receptivo a seus clientes. Para permanecer engajado com seus clientes, você precisa estar presente aos seus olhos. Isto significa ouvir o feedback deles e incorporá-lo ao seu produto ou oferta.
Significa também responder diretamente a tickets de suporte ao cliente ou e-mails com uma resolução imediata. Com muita frequência, as empresas esperam até terem um acúmulo de tickets que precisam ser respondidos.
Este tipo de compromisso presencial mantém você perto de seus clientes e o manterá mais à frente de qualquer outro negócio em sua indústria. É importante manter este tipo de conversa com seus clientes para que eles sintam que estão sendo ouvidos.
Conclusão
Quando você estiver pronto para desenvolver um plano estratégico de marketing digital, não se concentre apenas em um único canal. Construa sua estratégia em torno de alcançar o maior número possível de pessoas com o maior número possível de diferentes tipos de conteúdo.
Isto permitirá que você alcance o maior número possível de pessoas com a mensagem certa no momento certo, e será econômico para seu negócio. Para começar, tente usar nossas dicas de marketing digital para impulsionar sua campanha.