Escolher um perfume vai muito além de simplesmente gostar de um cheiro. Ele pode ser a sua marca registrada, um detalhe invisível que transmite emoção, personalidade e até memórias.
Afinal, quem nunca sentiu uma fragrância e imediatamente se lembrou de alguém especial? Encontrar o aroma que combina com o seu estilo é como descobrir uma extensão de si mesmo — algo que fala por você sem precisar de palavras.
E o melhor é que, hoje em dia, é possível explorar essa jornada de forma prática e acessível. Com opções variadas de fragrâncias e até vantagens exclusivas, como o uso de cupom Beleza na Web, você pode experimentar diferentes essências sem pesar no bolso.
Assim, fica mais fácil encontrar aquele perfume que traduz sua essência, seja para o dia a dia ou para ocasiões especiais.
Muito além da perfumaria
Os perfumes já não estão relacionados apenas a perfumaria, a questão de uma fragrância agradável, eles podem despertar memórias, reforçar a autoestima e até ser uma assinatura pessoal, uma conexão emocional.
É muito comum falar que roupas, maquiagem e até a escolha de acessórios comunica uma mensagem para quem te observa e com os perfumes isso não é diferente. Uma pessoa que gosta de fragrâncias mais adocicadas pode ser mais romântica e afetuosa ou ousada e extrovertida, por exemplo.
As famílias olfativas
As famílias olfativas são como “categorias” que ajudam a classificar os perfumes de acordo com suas principais notas e características. Elas facilitam a escolha da fragrância, porque cada família transmite sensações diferentes e costuma agradar a determinados estilos de personalidade. São elas:
- Florais: o próprio nome já fala muito sobre essa categoria, são os perfumes com notas de flores, como rosa ou lavanda. Transmitem feminilidade e delicadeza;
- Frutais: trazem notas de frutas mais doces, como pêssego e frutas vermelhas. Passam a sensação de um ar jovial e alegre;
- Cítricas: contam com notas de limão ou laranja, sendo mais refrescantes e vibrantes. Entregam a sensação de vitalidade e leveza;
- Amadeiradas: possuem notas de sândalo, cedro ou patchouli. São ideais para transmitir elegância e presença forte;
- Orientais: notas de baunilha são as mais comuns nestas fragrâncias. Passam um ar de sensualidade e mistério;
- Aromáticas: com notas de alecrim, sálvia e lavanda, são muito comuns nos perfumes masculinos, passando a sensação de frescor.
Relação fragrância e ocasião
Fragrância e ocasião andam juntas da mesma forma que a escolha das roupas e acessórios. Por mais que você goste muito de um determinado perfume, pode ser que ele combine mais com o dia ou com a noite e não seja uma boa escolha para um evento mais formal, como um casamento.
Cada momento pede um perfume diferente, que combine com o ambiente e com a sensação que você deseja passar. Aqueles com notas cítricas e florais são ótimos para o dia a dia, por outro lado, os mais intensos, como orientais e amadeirados são indicados para a noite ou eventos especiais.
Para uma reunião de trabalho, por exemplo, fragrâncias discretas e elegantes ajudam a manter a imagem profissional. Já em um encontro romântico, notas mais envolventes e doces podem despertar proximidade e encanto.
Como testar um perfume
Testar um perfume não se resume apenas a borrifar a fragrância em um papel e levar ao nariz. É importante aplicar diretamente na sua pele, em regiões como punho e parte interna do braço, afinal, é o calor do corpo que vai ajudar a revelar a fragrância. Veja um passo a passo completo de como fazer esse teste:
- Evite cremes e outros produtos com cheiro forte na região em que vai testar o produto;
- Teste no máximo 2 opções para não confundir seu olfato;
- Aplique no punho, no pescoço ou no antebraço interno, uma borrifada é suficiente;
- Sinta a fragrância em 3 momentos: imediatamente, após 5 minutos e após 1h.