Se você acabou de adquirir um apartamento na imobiliária, é provável que esteja pensando em como decorar os ambientes. Afinal, a decoração é peça-chave para deixar os ambientes mais bonitos, agradáveis e aconchegantes, influenciando assim a qualidade de vida dos moradores. Sendo assim, enquanto uns preferem um estilo mais clássico e tradicional, outros gostam de ousar. Nesse sentido, a cor laranja não é muito comum, mas pode ajudar a criar ambientes incríveis, cheios de energia e alegria.
Portanto, se você é um amante desse tom, continue acompanhando o post de hoje até o fim e veja como usar laranja na decoração.
Qual o significado da cor laranja?
A cor laranja é considerada alegre, promovendo sensações como diversão, otimismo, criatividade, tolerância, força, energia, juventude, etc. Sendo assim, é uma ótima pedida na decoração de pessoas bem-humoradas e que não têm medo de assumir riscos. Ou seja, ao incluir a cor laranja, você terá um cômodo confortável, acolhedor, alegre, vibrante, divertido e muito charmoso, é claro.
Na cozinha, o laranja ajuda a estimular o apetite e até mesmo na digestão dos alimentos. Inclusive, não à toa, encontramos vários alimentos com essa cor. Da mesma forma, o tom ajuda a levantar o astral de toda a casa, estimulando a criatividade e ajudando até mesmo na concentração e alerta do trabalho.
Contudo, é importante lembrar que essa é uma cor bastante chamativa e o ideal é usá-la em uma parede, um sofá, tapete, etc. Ou seja, nada de escolher todos os móveis e paredes laranjas, ok?
Como usar laranja na decoração?
Como você viu, a cor laranja promove sensações leves, divertidas e alegres aos ambientes, mas é importante usá-la com parcimônia, a fim de evitar enjoar do tom ou causar desequilíbrio. Sendo assim, confira abaixo algumas dicas e ideias de como usar o laranja em sua decoração:
Espaço gourmet
O espaço gourmet é um ambiente que combina muito bem com o laranja, principalmente se misturar o natural, rústico e moderno. É importante incluir tons neutros e móveis minimalistas, com linhas retas, para conseguir incluir o tom sem brigar com os outros elementos.
Bancada da cozinha
Em uma cozinha com estética mais rústica, a bancada laranja com acabamento clean pode ser um grande desafio. No entanto, quando feito com um bom planejamento pode promover um resultado incrível. Uma boa dica é misturar com armários sofisticados e minimalistas, pois assim é possível criar uma harmonia no espaço.
Armários
Apartamentos pequenos também podem receber tons vibrantes e o laranja é uma ótima opção. Em um móvel planejado, essa cor ajuda a setorizar o espaço, especialmente quando falamos de ambientes integrados, permitindo criar uma sensação de continuidade, sem que os elementos fiquem soltos no espaço.
Sofá
O sofá laranja pode muito bem ser incluído em sua casa ou apartamento. No entanto, é interessante que o restante dos componentes tenha tons neutros e que conversem com o laranja. Dessa forma, é possível dar o devido destaque para o estofado, mas sem deixar o ambiente muito pesado e sem conexão com o restante do imóvel.
Guarda-roupa
O guarda-roupa do quarto é uma ótima pedida para quem quer dar cor ao ambiente sem precisar trocar todos os móveis e pintar as paredes. A paleta de cores fará uma grande diferença e você pode combinar com laranja queimado, cinza claro e verde.
Tapete
O tapete também é um bom elemento para ter o laranja como cor principal, desde que ele esteja em um ambiente que promova sensação de conforto e bem-estar, é claro. Ele pode ser incluído tanto no quarto, quanto na sala, mas sempre com atenção com os outros componentes do espaço.
Em uma parede
Para deixar o ambiente mais divertido e alegre sem pesar, você pode escolher uma parede para pintar e destacar, como atrás da cabeceira ou na sala. Uma boa maneira é combinar o laranja com tons de marrom, preto e branco.
Móveis
Móveis como mesas e cadeiras combinam muito bem com o tom de laranja, assim como cômodas, mesas de centro, de cabeceira, etc. O importante é considerar o restante do ambiente, sendo que cores como verde e azul podem ser muito interessantes também.
Cortinas
Por fim, as cortinas também podem ser laranjas, mas o mais recomendado é optar por tecidos leves, a fim de criar uma atmosfera mais suave e ao mesmo tempo divertida para o ambiente.
Então, agora que você sabe como usar o laranja na decoração, já pode colocar em prática nossas dicas. Mas, lembre-se que ter um bom planejamento é primordial, principalmente se deseja ambientes bonitos, elegantes e aconchegantes. Como falamos, o laranja é um tom vibrante e bastante chamativo. Por isso, precisa ser usado de forma inteligente para evitar um resultado que não lhe agrade. Sendo assim, uma boa dica é contar com a ajuda de profissionais, como arquiteto e designer de interiores para não errar.