O ralo do banheiro é um dos materiais mais subestimados pelos moradores na hora de reformar ou construir uma casa. No entanto, o que muitos não sabem é que escolher a peça errada ou ter algum tipo de problema com esse item pode trazer dores de cabeça desnecessárias. Nesse sentido, a recomendação para quem acabou de adquirir um imóvel na imobiliária e está reformando o banheiro é contratar a ajuda de profissionais especializados no assunto. Isso porque, a escolha correta do ralo irá prevenir infiltrações entupimentos e até o temido mau odor. Além disso, existem modelos que também contribuem com a estética do ambiente.
Contudo, sabemos que, principalmente para leigos, escolher a peça ideal não é uma tarefa fácil. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas e informações sobre como escolher o ralo do banheiro.
Por que o ralo do banheiro é importante?
O ralo é o responsável por escoar a água do chuveiro e lavagem pela tubulação e guiá-la até o esgoto, contribuindo para que o ambiente fique seco e limpo. Sendo assim, quando se escolhe o modelo errado, pode ocorrer o acúmulo de água no piso e acabar inundando todo o banheiro.
Além disso, ele é formado por uma caixa receptora, em que a base é encaixada no chão e ligada por tubos ao esgoto. Da mesma forma, ele também é composto pela grelha, que retém qualquer tipo de sujeira ou detrito e impede que eles cheguem ao encanamento.
Portanto, vale ressaltar também que é graças ao ralo certo em seu banheiro que ele não fica com cheiro ruim ou causa algum tipo de infiltração. Sendo assim, a escolha deve ser feita com muita atenção.
Quais são os tipos de ralo?
Existem diversos tipos de ralo disponíveis no mercado, de inox ou plástico, além de opções para box e áreas secas. Sendo assim, é importante conhecer cada um deles, a fim de entender como escolher o modelo ideal para sua casa ou apartamento. Portanto, confira abaixo:
Ralo seco simples
Esse é o modelo mais tradicional e usado nos banheiros do Brasil. Ele não possui sifão e justamente por isso não deve ser ligado diretamente à tubulação de esgoto. Sendo assim, o recomendado é conectá-lo a uma caixa sifonada para evitar o retorno do odor. Esse modelo pode ser de plástico, alumínio ou inox, possuindo formato redondo ou quadrado, com diferentes medidas. Além disso, é o modelo mais acessível e também pode ser usado para áreas de coleta de água de chuva, como varanda e sacada.
2. Ralo sifonado
O ralo sifonado funciona assim como o sifão de pia, visto que possui um compartimento que armazena água em seu interior, a fim de evitar o mau cheiro. Vale lembrar ainda que, se o imóvel possui o ralo seco e você deseja substituí-lo pelo sifonado, pode ser necessário trocar o encanamento e fazer uma pequena reforma.
3. Ralo oculto
O ralo oculto é conhecido também como ralo invisível, sendo a opção mais discreta e uma das mais elegantes para banheiro. Sendo assim, é ideal para quem preza pela beleza nos detalhes e sofisticação. Ele pode ser encontrado em versões com grelhas, acabamento em inox ou com tampas porta-piso. Mas, é importante ressaltar que ele não pode ser instalado em lugares em que há tráfego de pessoas muito intenso, devendo ser colocado bem no canto do banheiro.
4. Ralo de canto
Ele é ideal para os cantos do cômodo, possuindo formato em L ou triangular. Esse modelo pode ser usado em diferentes ambientes, mas no banheiro é excelente, pois facilita o escoamento da água na área do box, além de facilitar a instalação. Essa é uma opção discreta e bastante prática para o dia a dia.
5. Ralo linear
Esse é um ralo que por mais que fique à vista, promove elegância para o banheiro. Mas, além disso, ele é excelente para reduzir cortes expostos no revestimento, compondo melhor a paginação do piso e facilitando a queda e escoamento de água. O ralo linear pode ser feito de plástico ou inox, possuindo diferentes materiais e grelhas que facilitam a limpeza e evitam seu entupimento.
6. Ralo click
Por fim, o ralo click é extremamente prático, sendo feito de inox e possui uma tampa estilo click, que abre com a pressão do pé para escoar a água. Para fechá-lo, basta pressionar novamente.
Considerações finais
Então, agora que você conhece quais são os tipos de ralo para banheiro e a função desse elemento no ambiente, entende a importância da peça. Além disso, já sabe como escolher o modelo ideal, que atenda às suas necessidades e desejos. No entanto, devemos lembrar que a instalação deve ser feita por profissionais capacitados e experientes, a fim e garantir um bom resultado estético e a segurança no longo prazo, tanto dos moradores quanto da edificação.