Nutriente é o grande aliado para quem busca a hipertrofia e uma vida mais saudável
Talvez, você já deva ter escutado por aí que mais do que um bom treino, é a alimentação que faz a diferença na hora de um resultado físico. Pois bem, de nada adianta uma rotina intensa de academia sem controlar o que é consumido ou sem levar em consideração a recuperação muscular, necessária para a hipertrofia e até mesmo para quem deseja emagrecer.
Independentemente de qual seja seu objetivo, a proteína é o principal nutriente a ser ingerido para que os esforços sejam evidentes. Para o emagrecimento, apesar do déficit calórico, é ela quem permitirá a perda de gordura aliada ao crescimento muscular, eliminando a flacidez, celulite e outros tantos pontos de queixa. Outro ponto positivo, nesse caso, é o fato de que a proteína é um nutriente de digestão lenta, ou seja, aumenta a saciedade.
Por outro lado, para quem busca o crescimento muscular, a proteína é fundamental para repor a energia gasta durante a prática de exercícios físicos e para restaurar as lesões causadas pela carga da atividade. Além disso, somente assim é possível aprimorar a resistência e a força dos tecidos musculares.
Porém em quais alimentos é possível encontrar o nutriente? Separamos as principais fontes de proteína, tanto vegetais quanto animais, para quem deseja aumentar o consumo. Confira:
Proteínas isoladas
Uma dúvida frequente em quem busca uma alimentação mais balanceada é a quantidade de proteína que deve ser consumida diariamente. Contudo, o número exato vai de cada pessoa e poderá ser definido somente em uma consulta com um especialista. Porém é importante saber que ela precisa estar presente em todas as refeições para ser absorvida pelo corpo ao longo do dia.
Uma forma de facilitar o consumo é optar pelos concentrados, como Whey Protein, suplemento de creatina ou BCAA, além de vitaminas e probióticos. Dessa maneira, você pode acrescentar ainda mais valor nutricional nos alimentos comuns.
Grãos:
O básico que funciona, fácil de preparar e delicioso, a combinação de feijão e arroz é completa quando o assunto é consumo de proteína. Porém, para quem não gosta, é possível trocar o grão por lentilha ou soja, por exemplo. Para se ter uma ideia, em cada 100 gramas de soja, tem 36 gramas de proteína.
Frango:
Opte pelo peito de frango e por formas mais leves de preparar, como cozido ou assado. Além de muito saboroso, o frango é um grande aliado para a perda de peso e ganho de massa magra.
Peixes:
Assim como o frango, a carne branca do peixe é uma das mais saudáveis que existem. No entanto, o maior número de proteínas está presente no salmão: para cada 100 gramas, é possível encontrar cerca de 20 gramas do nutriente.
Ovo:
Opção para todas as refeições, o ovo pode ser preparado de diversas maneiras e é rico em nutrientes. Um único ovo de galinha tem, aproximadamente, 6 gramas de proteína. Completo em vitamina B12, o alimento auxilia na redução dos níveis de gordura corporal.
Leite e derivados:
Importante principalmente na fase do crescimento, a proteína do leite é de fácil absorção e possui todos os aminoácidos essenciais. Em um copo de 200 ml, é possível consumir uma quantidade razoável do nutriente para uma única refeição.