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Mato Grosso

Aluna da EE Bento Muniz conquista primeiro lugar em concurso de redação do Bombeiros

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A aluna Carolinne Magalhães Lacerda, do 8º ano da Escola Estadual Vereador Bento Muniz, localizada no município de Tangará da Serra (a 239 km de distância de Cuiabá), conquistou o primeiro lugar no concurso de redação promovido pela 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (3ª CIBM). Com o tema “Queimada: impacto à saúde da população”, o concurso de redação foi direcionado aos alunos do 6º ao 8º ano das escolas estaduais localizadas em Tangará da Serra.

No mês de agosto, o Corpo de Bombeiros realizou uma campanha contra as queimadas e uma das ações foi a realização de palestras nas escolas para conscientizar os alunos sobre os cuidados com o meio ambiente e os perigos das mesmas. Após as palestras, eles propuseram às escolas que desenvolvessem uma redação com os alunos sobre essa temática.

A professora de Língua Portuguesa Otatiane Cristina Teodoro Correa, da escola Bento Muniz, propôs a atividade às duas turmas do 8º ano. Ao todo, 20 estudantes da escola fizeram a redação.

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Segundo a professora, o processo de construção do texto teve muita dedicação dos alunos e o concurso foi importante para incentivar a produção de texto e a leitura. “Contribuiu também para desenvolver senso crítico diante de temáticas importantes para a sociedade como é o caso das queimadas”, observou.

As redações passaram por uma seleção realizada por bombeiros militares e professores da rede estadual de ensino. Foram escolhidas as quatro redações com maior destaque dentre todas as que foram apresentadas.

A campeã do concurso, a aluna Carolinne Magalhães foi premiada com uma bicicleta. Segundo ela, a sua redação foi inspirada nos acontecimentos atuais sobre as queimadas e na população que não tem consciência sobre a gravidade da situação, mesmo se tratando de algo tão sério como o fogo.

“Fiquei muito feliz e surpresa com a premiação, porque não pensei que poderia ganhar o prêmio. Sou muito grata à escola e aos professores pelo incentivo que têm dado aos alunos, grata também ao Corpo de Bombeiros pela oportunidade e iniciativa. Espero motivar outros alunos com essa vitória”, disse a aluna.

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O segundo lugar do concurso ficou com a aluna Rafaela Vitória Batista, da EE Professora Jada Torres, o terceiro lugar com Carlos Eduardo Pinheiro e o quarto lugar com a aluna Maria Clara da Silva, ambos da EE Doutor Hélcio de Souza.

Para a coordenadora pedagógica da EE Bento Muniz, Vilma Aparecida dos Santos Silva, o trabalho desenvolvido por meio da palestra e o incentivo à produção de texto foi de extrema importância para o processo de aprendizagem dos alunos. “Observamos em nossos alunos o respeito à farda dos oficiais presentes na escola e o gosto em participar do concurso. Esperamos que novos projetos desta natureza possam surgir e que beneficiem os alunos na aprendizagem e na sua formação cidadã”, destacou.

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Mato Grosso

Mais 20 UTIs na Santa Casa estão prontas e serão entregues nesta sexta-feira (10.07)

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O Governo do Estado finalizou o processo de abertura das 20 novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para casos de covid-19 no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, nesta quinta-feira (09.07).

A abertura segue à risca o planejamento de abertura de leitos, que foi entregue à Justiça Estadual. As UTIs estarão à disposição para receber pacientes a partir desta sexta-feira (10.07), ocasião em que todos os profissionais de Saúde já estarão aptos a gerenciar os leitos.

O governador Mauro Mendes explicou que a estrutura física das 20 UTIs foi finalizada há alguns dias, mas ainda não havia como disponibilizar os leitos em razão da falta de profissionais de Saúde.

“Os EUA, que é o país mais rico do mundo, está com dificuldade de contratar profissionais. Temos equipamentos, mas cadê os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas? Estamos com dificuldades para contratar médicos, tentamos contratar de empresas de fora do estado. É um momento muito difícil, mas se Deus quiser nós vamos superar”, ressaltou.

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A diretora da Santa Casa, Patrícia Dourado Neves, registrou que a dificuldade em contratar profissionais capacitados para atender aos casos de coronavírus não é exclusiva de Mato Grosso.

“Hoje nós temos muitos profissionais afastados pela doença ou por outras razões. Mas temos dificultades para encontrar profissionais habilitados para atuar na linha de frente, que são os profissionais com habilidade técnica para manuseio de área respiratória, manuseio de ventiladores mecânicos, protocolos mais invasivos. Profissionais com essa expertise são os mais experiemntes, e muitos estão afastados. Temos dificuldades diuturnamente para preencher o quadro, que é uma dificuldade a nível de país”, lamentou.

Além dessas 20, o Governo do Estado já criou outras 50 novas UTIs para a covid-19 na Santa Casa e mais 40 no Hospital Metropolitano em Várzea Grande. A previsão é que ainda este mês o Estado abra 94 novas UTIs covid em todas as regiões de Mato Grosso, além de custear outras 159 que as prefeituras se comprometeram em abrir.

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Esforço para contratação

No momento, há um edital aberto para a contratação de médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório e maqueiros, para atender a demanda nos Hospitais Regionais de Alta Floresta, Cáceres, Colíder, Rondonópolis, Hospital Metropolitano e Hospital Estadual Santa Casa.

Além disso, outro edital foi aberto nesta semana visando a contratação de 24 médicos para atuar no Centro de Triagem e Diagnóstico da Covid-19, em Cuiabá, que começará a atender nos próximos dias. As inscrições podem ser feitas por meio do link: cadastro.mt.gov.br

O Governo do Estado também vai enviar ainda nesta quinta-feira um projeto de lei à Assembleia propondo que os profissionais contratados da Saúde que porventura contraiam a covid-19, possam continuar a serem pagos enquanto estão em período de recuperação, de forma a não ficarem desassistidos.

Fonte: GOV MT

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Mato Grosso

Homem é detido em flagrante por tentativa de furto

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Policiais militares da 1ª Companhia Santa Rosa prenderam na madrugada desta quinta-feira (09.07), um homem por tentativa de furto, no bairro Jardim Cuiabá.

Quando a equipe chegou ao local, já encontrou o suspeito rendido pelo dono da casa. O proprietário disse que o suspeito carregava uma faca na cintura e, já tinha separado alguns objetos. Ele acrescentou que a casa estava desocupada, mas possui sistema de  alarme e segurança privada.

Com o acionamento do sistema, ele foi ao local e encontrou o criminoso e acionou a PM. O suspeito não apresentou resistência.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: GOV MT

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Mato Grosso

Escola promove live para orientar alunos sobre como tirar boa nota na redação do Enem

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A Escola Estadual Raimundo Pinheiro da Silva, localizada no bairro Jardim Shangri-lá, em Cuiabá, promove nesta quinta-feira (09.07), às 19h, uma live com três ex-alunos para dar dicas de como os estudantes podem tirar uma boa nota na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A live será pelo canal da escola Raimundo Pinheiro no Youtube.

Os três ex-alunos da escola tiveram ótimo desempenho na nota da redação do Enem de 2019 e conquistaram vagas em cursos na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). 

Uma dessas alunas é Marya Eduarda Almeida Brusamarello, 17 anos, que tirou nota 960 na redação, o que contribuiu para que conquistasse uma vaga no curso de Engenharia de Controle e Automação no IFMT.

A estudante conta que aceitou o convite para participar da live porque acredita que a iniciativa pode incentivar e motivar outros alunos a ingressarem em uma universidade pública, visto que a prova do Enem é um desafio para muitos. “Sempre estudei em escolas da rede pública e, mesmo assim, consegui tirar uma boa nota e entrar para uma universidade pública. Penso que, assim como eu, outros jovens também podem conseguir, ou seja, queremos mostrar que, apesar dos desafios, qualquer um é capaz e pode conseguir”, observa. 

“Estamos plantando uma sementinha em seus corações e esperamos que eles possam plantar em outros jovens também”, acrescentou Marya Eduarda.

Com nota 840 na redação, Lorrany Silva Rodrigues conquistou vaga no curso de Letras na UFMT e vai usar a sua experiência para contribuir na live. Ela ressalta que acredita na escola pública e em seu protagonismo e, ao participar dessa ação, está contribuindo para que mais estudantes se sintam protagonistas, seja de seus sonhos e de suas ideias.

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“Precisamos repassar a mensagem a outros estudantes, para que todos tenham orgulho e defendam a educação pública e de qualidade. Que esses jovens não esqueçam o seu espaço de pertencimento e que saibam que estar na escola pública não é um limitante, e sim um motivo para que queiram ir mais longe”.

A estudante destaca que é “filha da educação pública” e toda a sua formação e desenvolvimento deve a ela. “Ao longo de meu caminho fui aprendendo a ser grata pelo meu lugar, pelo meu aprendizado e pelos meus professores. Toda essa junção contribuiu para que eu tivesse um bom desempenho no Enem e garantisse a minha vaga na Universidade Federal”.

Hoje, o estudante Gabriel Alves Pereira Silva cursa Engenharia Elétrica na UFMT e essa conquista se deu graças a nota 920 que tirou na redação. Ele também pretende incentivar e estimular outros jovens de escolas públicas a se esforçarem e acreditar em seus sonhos.

“Quando eu estava cursando o terceiro ano eu via relato de pessoas que tiravam uma nota considerável na redação do Enem, mas isso nunca foi palpável para mim, porque sempre eram pessoas de escolas particulares e federais. Por isso, achei que seria legal se a gente pudesse dar essa esperança a alunos de escolas públicas. Mostrar a eles que estamos no mesmo nível e se eles se esforçarem poderão conseguir também”. 

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A live será mediada pelos professores Diego Pereira da Silva e Erasmo Moisés dos Santos Silva, que são coordenadores da escola Raimundo Pinheiro.

Diego Pereira, que é professor de Língua Portuguesa, explica que a live integra o projeto denominado “Momentos Virtuais”, que a escola desenvolve para aproximar os membros de sua comunidade entre si, sob a discussão de temas educacionais de interesse coletivo.

“Na live, contaremos com estudantes que concluíram o Ensino Médio em nossa escola no ano letivo anterior e com seu desempenho no Enem 2019 ingressaram no ensino superior público. Esses estudantes são uma amostra do universo de nossa escola, já que outros também alcançaram essa proeza”.

O professor explica que selecionaram os três alunos para a live porque, dentre todos os estudantes do 3º ano do Ensino Médio de 2019, eles foram os que alcançaram as maiores notas na prova de redação.

Para o professor Erasmo Moisés, ações como essa são fundamentais para a manutenção das relações entre escola e comunidade em tempos de isolamento social, sem que se perca de vista a função da escola quanto à formação integral dos seus estudantes.

“Por meio das lives conseguimos debater sobre questões fundamentais como rotinas de estudos durante isolamento; dinâmica de funcionamento do projeto aprendizagem conectada; desafios da volta às aulas e do Enem. São temas que angustiam nossa comunidade com a suspensão das atividades escolares presenciais”, destaca.

Após a sua realização, a live ficará disponível no canal da Escola Raimundo Pinheiro no Youtube, neste link

Fonte: GOV MT

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