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Economia

Azul transporta usinas de produção de oxigênio para Manaus

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Gabriel Araújo

Azul transporta usinas de produção de oxigênio para Manaus

A Azul realizou neste domingo (17) o transporte de sete usinas de produção de oxigênio. Das sete unidades, uma capaz é de produzir 33m³ de oxigênio por hora, outra é capaz de produzir 17m³/hora, e as demais produzem 13m³/hora.

A carga enviada pelo Ministério da Saúde partiu do Rio de Janeiro (GIG) com destino a Manaus (MAO) cumprindo o voo AZU9902. A operação foi realizada pelo Boeing 737-400F da Azul Cargo.

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“Nossa intenção é ajudar o Brasil e os brasileiros e não mediremos esforços para oferecer apoio logístico no transporte de matérias para o combate à pandemia”, destaca John Rodgerson, presidente da Azul.

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Economia

Alternativa para desempregados, microfranquias crescem no país nos últimos anos

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Mariangela investiu R$ 15 mil para abrir o próprio negócio
Arquivo pessoal

Mariangela investiu R$ 15 mil para abrir o próprio negócio

Com medo de perder o emprego durante a pandemia, a consultora Mariangela Silveira resgatou suas economias e se arriscou no mundo das franquias . Optou por investir R$ 15 mil, com a irmã, em uma franquia de contabilidade , mesmo não sendo formada na área.

A decisão foi tomada após conversas com a sócia e estudos a respeito dos diversos modelos. Escolheu uma empresa barata e que pudesse trabalhar em casa.

“Abrimos a empresa no ano passado, no meio da pandemia. Decidimos pela franquia porque é um modelo que já deu certo, com menos riscos”, conta Mariangela, que procurou, também, ajudar empresários a manterem seus negócios.

“Percebi que tinha muita gente querendo abrir o próprio negócio, mas não sabia como e nem por onde começar. Como trabalho com consultoria, decidi que poderia ajudar esses empreendedores a manterem as empresas abertas”, completa.

Foco do negócio

As novas empreendedoras apostaram em uma empresa que está apenas há dois anos no mercado, mas agradável aos olhos dos novos investidores. Criada em 2018, a Conta 4U é uma empresa que realiza contabilidade para micro, pequenas e médias empresas. O objetivo no início era orientar os empresários em pagamentos de tributos .

“Pensamos na empresa já como modelo de franquia. O nosso franqueado mantém contato com o cliente final e nós realizamos todo o procedimento aqui na sede”, afirma João Ferraz, CEO da Conta 4U.

“O benefício é que não é necessária formação em contabilidade para abrir a empresa. Outro ponto importante é que os procedimentos para microfranquias são mais simples e rápidos”, ressalta.

Embora ainda não tenha recebido o retorno do que investiu, Mariangela Silveira acredita que o início das declarações do Imposto de Renda possa aumentar os lucros e atingir o faturamento desejado.

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“Vejo essa época como muito promissora. Agora, com o Imposto de Renda, muito provavelmente vamos chegar no ponto mais alto, em menos de um ativo”, afirma.

Hugo deixou a advocacia para trabalhar por conta própria e montar uma franquia de serviços financeiros
Arquivo pessoal

Hugo deixou a advocacia para trabalhar por conta própria e montar uma franquia de serviços financeiros

Deixou o direito para abrir o próprio negócio

Enquanto realizava um trabalho para a faculdade, o advogado Hugo Sousa encontrou a oportunidade certa para ganhar uma renda extra . Ao estudar sobre conciliação, o então estudante de direito passou a procurar empresas de soluções financeiras para facilitar

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“Eu trabalhava em um escritório de advocacia. Precisei sair de lá para me dedicar a franquia. Hoje, vivo disso”, diz Sousa.

Ele investiu R$ 10 mil para abrir uma franquia e começou a trabalhar em casa. Sousa aconselha estudar sobre o modelo e arriscar no mundo dos negócios.

“Não me arrependo em nenhum momento. Inclusive aconselho outras pessoas a se arriscarem e investirem no próprio negócio”, ressalta.

João criou uma rede de franquias para colaborar com empresas na abertura de negócios
Arquivo pessoal

João criou uma rede de franquias para colaborar com empresas na abertura de negócios

Alternativa para desempregado e baixo custo

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que novos empresários buscam por alternativas baratas e rentáveis para investir suas economias. Nos últimos anos, as microfranquias de valores até R$ 90 mil se destacaram.

Segundo a diretora de microfranquias da associação, Adriana Auriemo, a abertura de uma franquia em home office pode ser uma fonte de renda extra. Auriemo explica que as franqueadoras oferecem vantagens e treinamentos para os franqueados.

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“A procura por microfranquia cresceu também porque tem muitas opções de microfranquia para se trabalhar em casa e tem muita gente que não queria, né? Ficar se expondo por aí e por você ter geralmente um custo fixo menor. Então, você tem a possibilidade de trabalhar num negócio que você não tem que ficar gastando muito dinheiro no mês sem saber se vai vender ou não”, afirma.

“Ela também é uma ótima opção de profissionalizar aqueles empresários que estavam trabalhando de maneira informal, você vindo para um universo em que se profissionaliza tanto em termos de conhecimento, com treinamentos. Geralmente a pessoa, por exemplo, pode ser muito boa em vendas, mas de repente não é tão boa em gestão de pessoas ou em gestão financeira. A franquia te traz esse conhecimento”, completa a diretora da ABF.

O modelo de microfranquias também pode ser uma boa alternativa para quem busca realocação no mercado de trabalho, mas como dono do próprio negócio. A diretora da ABF afirma ter empresas com valores de R$ 1.500 e R$ 5.000 que podem ser vantajosas para o microempresário.

“A procura por microfranquia tá assim, muito grande. Primeiro, porque muita gente acabou perdendo o emprego, infelizmente, durante a pandemia e está precisando de alguma alternativa aí, como fonte de renda. É uma ótima alternativa, porque você entra tendo suporte da franqueadora. Nós temos excelentes franqueadoras que tem essa opção de negócio com baixo investimento”, explica.

“Ela tem que entender o que a franqueadora está colocando nesse custo, porque quando você começa um negócio, você tem, por exemplo, abrir firma se você não estiver ela ainda, isso tem um custo, você tem que, talvez, que comprar um computador, enfim, tem que olhar direitinho o que tá incluso nesse custo inicial que a franqueadora tá te colocando”, alerta Adriana Auriemo. 

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Economia

Silvio Santos deve R$ 2 milhões de IPTU atrasado por hotel de luxo no Guarujá

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O hotel de luxo fica à beira mar fica na Praia Pernambuco
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O hotel de luxo fica à beira mar fica na Praia Pernambuco


A Prefeitura Municipal de Guarujá , na baixada santista, foi à Justiça cobrar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do apresentador e dono do SBT Silvio Santos .

Segundo processo que corre na Vara de Fazenda Pública no Foro de Guarujá, o apresentador está devendo R$ 2.015.887,34 ao município. A dívida é do período de abril a dezembro de 2020.

O imovel em questão é o hotel à beira mar Sofitel Guarujá Jequitimar, administrado pela empresa Accor, que faz parte do Grupo Sílvio Santos.

Segundo o processo no Tribunal de Justiça do estado de São Paulo, o apresentador ainda não foi notificado do processo.

O Portal iG tentou contato com a assessoria de imprensa do apresentador, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

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Economia

Lira promete reforma administrativa até maio e tributária em outubro

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Lira pretende votar reforma administrativa ainda no primeiro semestre deste ano
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Lira pretende votar reforma administrativa ainda no primeiro semestre deste ano

Arthur Lira (Progressistas – AL), presidente da Câmara dos Deputados , prometeu aos banqueiros entregar neste ano a aprovação de duas reformas econômicas : a administrativa e a tributária . Após um jantar com integrantes da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) , o deputado afirma que pode concluir a reforma administrativa em dois meses na sua casa, que poderia ser concluída no Senado em mais um mês.

“Assim teremos um marco para o primeiro trimestre desta nova gestão do Congresso”, afirmou Lira em vídeo distribuído pela Febraban após o jantar.

Lira afirmou que assim que for constituída a nova composição da Comissão de Constituição e Justiça , prevista para a próxima semana, a reforma administrativa deverá ter uma tramitação prioritária.

Ele afirmou, contudo, que a reforma tributária tende a demorar mais para ser aprovada, devido à complexidade do tema, e por envolver o interesse de diversos atores, como os governos estaduais, prefeituras e a iniciativa privada. Assim, ele espera que sua aprovação ocorra em um período entre seis e oito meses.

Lira voltou a dizer que tem boa relação com o governo, de forma “harmônica e independente”. Questionado em uma entrevista da Febraban, ele disse que tem uma relação respeitosa com Paulo Guedes, ministro da Economia, e que ambos têm trocado impressões: ele dando cenários e dicas políticas ao ministro, que por sua vez passa dados e informações econômicas ao deputado.

“A relação com o ministro Paulo Guedes é boa, é respeitosa. Quando eu tenho dificuldades eu coloco, quando ele tem dificuldades ele coloca, nós conversamos sobre as situações. A percepção política quem tem a obrigação de passar ao ministro sou eu, como está o cenário, o que é mais palatável ou não. Do outro lado ele fala dos caminhos, das consequências”, disse. 

Ele reconheceu que é sempre mais fácil para o governo aprovar reformas na primeira metade do governo, mas negou que a proximidade com as eleições de 2022 vão afetar o andamento das reformas no Congresso.

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“Nós vamos entregar neste ano as reformas que ficaram de 2019 e 2020”, prometeu Lira. 

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