Quando decidimos mudar a decoração dos ambientes, a sala de jantar é um dos cômodos mais importantes. Afinal, é onde os moradores se reúnem para fazerem as refeições, colocarem o papo em dia e receber convidados. Inclusive, nas visitas com a imobiliária, a sala de jantar é um dos espaços mais analisados pelos compradores antes de fechar o negócio.
Sendo assim, na hora de escolher os itens novos do local, com certeza uma parte importante são as cadeiras, pois além de contribuírem com a decoração, também promovem o devido conforto. Contudo, a escolha não é tão simples e exige planejamento, análise do ambiente e organização. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com x dicas de como escolher as cadeiras da mesa de jantar.
Tire as medidas
O primeiro passo para comprar as cadeiras de sua mesa de jantar é tirar todas as medidas, visto que elas devem ser proporcionais à mesa, a fim de garantir o conforto de todos. A maior parte das mesas tem cerca e 70 cm de altura, sendo que o recomendado é que as cadeiras tenham aproximadamente 50 cm de altura, a fim de acomodar a todos. Já quando falamos da largura, o tamanho mínimo é de 40 cm, sendo que o mínimo recomendado é deixar 10 cm entre uma cadeira e outra e entre a cadeira e as extremidades da mesa. Ou seja, considere 60 cm de largura para a cadeira.
Além disso, a mesa deve ficar a, pelo menos, 70 cm de distância dos outros móveis e das paredes, sendo que isso deve ser levado em consideração ao escolher suas cadeiras para a sala de jantar.
Faça testes
Outro ponto importante é fazer testes e, para isso, leve sempre sua fita métrica quando for às lojas, a fim de entender como ficaria o ambiente e a mobilidade de quem estiver à mesa. Além disso, também é necessário testar para analisar o conforto da cadeira, que não deve grudar na pele ou deixar o local muito quente. Contudo, para isso, o teste deve ser feito da maneira correta, sentando-se por mais de 2 minutos, em vez de sentar e já se levantar.
Considere o conforto
Completando o tópico anterior, o conforto da cadeira deve ser prioridade. Afinal, muitas vezes as refeições podem ser mais demoradas, principalmente quando temos convidados. Sendo assim, mais do que uma cadeira bonita, ela também precisa ser confortável. As estofadas são as mais interessantes, mas é preciso higienizar o tecido com frequência, o que exige mais tempo e dinheiro. Da mesma forma, cadeiras com braços também são mais confortáveis, mas também ocupam mais espaço. Sendo assim, confirme se a sua mesa realmente comporta esse tipo de assento.
Por fim, é importante que o encosto da cadeira ultrapasse a altura da mesa, a fim de dar apoio para as costas.
Analise o estilo do ambiente
Vale lembrar ainda que o estilo da decoração da sala de jantar também influencia na escolha das cadeiras. Isso não significa que você não possa ousar em suas escolhas, mas sim que a harmonia deve ser prioridade e que as pessoas precisam conversar entre si, a fim de evitar desconforto visual. Portanto, se você tem uma sala de jantar minimalista, prefira cadeiras simples, com linhas mais retas e em cores sóbrias. Por outro lado, em uma sala retrô, as cadeiras devem ter uma pegada mais antiga.
Segurança
A segurança é muito importante ao escolher a cadeira, principalmente se tem idosos ou crianças em casa. Sendo assim, evite modelos com quinas afiadas, optando por cadeiras com cantos arredondados e formas curvilíneas. Além disso, cheque o quanto de peso elas podem suportar, assim como a qualidade do item, a fim de evitar acidentes.
Experimente novas misturas
Como falamos, é possível ousar em suas escolhas, desde que você preserve a harmonia do ambiente. Por mais que o conjunto da mesa de jantar com as cadeiras do mesmo estilo seja a escolha da maioria, muitos acabam enjoando depois de um tempo. Sendo assim, uma boa alternativa é comprar mesas e cadeiras de forma separada, permitindo composições mais criativas.
Uma boa dica é escolher cadeiras de cores, materiais ou estilos diferentes, como uma mesa de madeira com cadeiras coloridas, por exemplo. Para garantir a harmonia, lembre-se que pelo menos um dos elementos deve ser o mesmo.
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você será capaz de adquirir novas cadeiras para a mesa de jantar com maior praticidade. Lembre-se que a compra deve ser baseada no estilo de decoração do imóvel, mas isso não significa que não possa ousar, desde que se tenha um bom planejamento e organização. Inclusive, se quiser garantir harmonia e personalização, pode ser interessante contar com a ajuda de especialistas, como o arquiteto ou designer de interiores.