Limpar o freezer é uma das atividades mais trabalhosas de casa. Pelo menos, é essa memória que muitas pessoas têm, associando a limpeza aos modelos antigos, que demandavam muita energia e longos minutos de dedicação. Hoje, a realidade é outra, e os eletrodomésticos estão muito mais práticos e inteligentes.
Mesmo assim, ainda é preciso fazer uma limpeza pesada no freezer periodicamente para evitar odores desagradáveis. Abaixo, você confere dicas para eliminar o odor naturalmente de forma prática e sem agredir o seu eletrodoméstico.
Comece sempre esvaziando e desligando o freezer
O primeiro passo para fazer uma limpeza no freezer e eliminar os odores é esvaziar e desligar o eletrodoméstico. Por isso, o recomendado é que você tenha uma rotina para realizar a tarefa, de modo que ele já esteja mais vazio na hora de limpar, poupando tempo e espaço.
O ideal é que o freezer fique desligado e com a porta aberta por cerca de 1 hora antes de você iniciar a higienização. Assim, é possível garantir que qualquer gelo derreta e que a superfície não esteja tão fria durante a limpeza. Não se esqueça de colocar uma toalha embaixo do eletrodoméstico para absorver qualquer água que escorrer no processo.
Evite usar produtos químicos que sejam agressivos quando fizer a limpeza
Depois de esperar o tempo recomendado, você estará pronto para começar a limpeza. Para isso, é importante escolher os produtos que serão usados, evitando sempre os químicos mais agressivos. Por se tratar de um local que armazena comida, é preciso ter cuidado redobrado.
Algumas receitinhas caseiras podem ajudar na limpeza e na eliminação dos odores. Você pode, por exemplo, utilizar a seguinte mistura: vinagre branco com água (as medidas devem estar em partes iguais) dentro de um borrifador. Também é possível fazer uso de uma pasta de bicarbonato de sódio com água.
As misturas caseiras são menos agressivas, acessíveis e promovem a limpeza por meio das suas propriedades naturais. O vinagre é um excelente desinfetante, enquanto o bicarbonato de sódio ajuda a neutralizar odores.
Faça uma limpeza caprichada no seu freezer de 3 em 3 meses
No dia a dia, nem sempre é possível parar para fazer uma limpeza pesada no freezer. Muitas vezes, um paninho é a solução mais rápida, mas é preciso se dedicar também às limpezas pesadas. O recomendado é que elas aconteçam pelo menos de 3 em 3 meses.
Ao executar essas limpezas, você deve ficar atento aos mínimos detalhes. Isso inclui higienizar até mesmo as borrachas para vedar a porta. Desse modo, é possível evitar que a sujeira se acumule nos cantos mais difíceis, causando um odor ruim com o passar do tempo.
Tenha atenção quando for armazenar os alimentos
O mau odor no freezer pode ser causado por diferentes fatores, mas o principal deles é o armazenamento incorreto de alimentos. Quando uma comida fica aberta, em saquinhos inapropriados ou em embalagens não vedadas, o odor tende a se dissipar no espaço.
Para evitar que isso aconteça, a dica é investir em potes herméticos. Na hora de congelar uma comida, coloque-a no pote e garanta que a tampa esteja bem-encaixada. Desse modo, o freezer e o alimento não entrarão em nenhum tipo de contato direto.
Organize o espaço regularmente
Se deseja eliminar possíveis odores desagradáveis no freezer, ponha em prática duas ações que andam lado a lado: fazer a limpeza apropriada e a devida organização do eletrodoméstico! Por isso, é preciso estabelecer também uma rotina, nesse caso, bem mais frequente. O ideal é que você tire alguns minutos do seu dia toda semana para organizar o espaço e avaliar o que está guardado.
Nesse momento, você pode checar as validades, organizar os potes e priorizar o uso daqueles alimentos que estão ali por mais tempo. Somando esse cuidado à limpeza periódica, você terá um freezer sempre higienizado e bem-arrumado!