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Designer cria caminhão de bombeiro 100% autônomo

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Caminhão de bombeiro autônomo capaz de se guiar até o local de incêndio sem precisar de um motorista para chegar ao local
Reprodução/Behance

Caminhão de bombeiro autônomo capaz de se guiar até o local de incêndio sem precisar de um motorista para chegar ao local


O designer industrial checo Daniel Pokorný desenvolveu a proposta de um carro de bombeiro autônomo, criado para responder com rapidez a um chamado e ao mesmo tempo funcionar como base de apoio para os bombeiros humanos.


Em sua página no Behance , Pokorný detalha como será o funcionamento do seu carro de bombeiro. Usando sensores LiDar, o veículo será capaz de se guiar sozinho para o local do incêndio sem a necessidade de um motorista.

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Construído em torno de um grande tanque de água, o equipamento alimenta um canhão ligado a um braço robótico , comandado por meio de um sistema inteligente alimentado com dados de uma câmera térmica.


Com as chamas já controladas, o veículo pode liberar um par de drones exploradores, capazes de escanear o interior do edifício para identificar possíveis vítimas e também possíveis novos focos de incêndio .

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Isso permite que os bombeiros humanos tenham um cenário tático traçado para o resgate de possíveis vítimas, sabendo inclusive as ferramentas que serão necessárias para a realização do trabalho.

Fonte: IG CARROS

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Veja cinco versões do Volkswagen Up! que nunca tivemos no Brasil

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A Volkswagen anuncia o fim da produção do hatch subcompacto Up! no Brasil. Apresentado em 2011 na Europa, onde segue em produção, o modelo estreou por aqui em 2014, com produção em Taubaté (SP) e a proposta de unir um visual descolado a um conjunto mecânico atualizado.


Elogiado pela crítica, o Volkswagen Up! não se tornou sucesso de público. Mesmo maior do que o carro europeu e com a opção da motorização 1.0 TSI (que fez o modelo ganhar uma pequena legião de fãs), o subcompacto nunca atingiu grandes volumes de venda. Situação que complicou ainda mais com o lançamento do Polo, em 2017.

No mercado brasileiro, o Up! teve variações de apelo esportivo e aventureiro, equipadas com câmbio manual ou automatizado de cinco marchas, além do motor 1.0 MPI de 75/82 cv (gasolina/etanol) e o 1.0 TSI de 101/105 cv. Mas na linha 2021, tinha somente a versão Extreme, com espaço limitado a quatro pessoas por conta da legislação e apenas o motor turbo. Confira abaixo algumas configurações que nunca chegaram ao nosso mercado.

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1 – e-up!

Volkswagen e-Up!: versão elétrica do subcompacto disponível na Europa, mas que nunca veio do Brasil
Divulgação

Volkswagen e-Up!: versão elétrica do subcompacto disponível na Europa, mas que nunca veio do Brasil


O Volkswagen Up! europeu também não atingiu o sucesso esperado pelo fabricante. Uma exceção é a versão elétrica e-up! , que segue garantindo a sobrevida do modelo por lá.

Voltado para uso urbano, traz um motor com potência equivalente a 83 cv e autonomia de até 260 km. Custa na Alemanha a partir de 21.421 euros (cerca de R$ 141.700). Valor pouco maior do que o cobrado por um SUV compacto T-Cross por lá.

2 – e-load Up!

Volkswagen e-load Up: versão feita para levar cargas leves também nunca apareceu no mercado brasileiro
Divulgação

Volkswagen e-load Up: versão feita para levar cargas leves também nunca apareceu no mercado brasileiro


A variação elétrica do Up! chegou a ser oferecida no mercado europeu numa configuração de cinco portas adaptada para uso como furgão.

Você viu?

Com o nome de e-load Up! , o modelo perdia o banco traseiro e ganhava um compartimento de carga separado dos assentos dianteiros por uma tela.

3 – Up! GTI

Volkswagen Up! GTI: versão esportiva, de 115 cv, bem que poderia ter chegado ao Brasil, para deleite dos fãs do modelo
Divulgação/Volkswagen

Volkswagen Up! GTI: versão esportiva, de 115 cv, bem que poderia ter chegado ao Brasil, para deleite dos fãs do modelo


A versão esportiva GTI, que ainda é oferecida para o Up! europeu, traz tudo o que se espera de um Volkswagen GTI : carroceria de três portas, kit aerodinâmico esportivo com rodas de 17″ e os bancos forrados em tecido xadrez.

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Já o motor é o mesmo 1.0 TSI usado no finado Up brasileiro. Porém em com uma calibração mais esportiva, que garante 10 cv adicionais (115 cv) em relação ao “nosso” Up!, e um câmbio manual de seis marchas.

4 – up! beats

Volkswagen Up! Beats vem com sistema de som de 300 watts de potência, algo sofisticado para um subcompacto no Brasil
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Volkswagen Up! Beats vem com sistema de som de 300 watts de potência, algo sofisticado para um subcompacto no Brasil


No Brasil, apenas o Polo chegou a ser oferecido com um sistema de som especial desenvolvido pela fabricante Beats. Já na Europa, o subcompacto Up também conta com o projeto de áudio assinado pela empresa.

O Up Beats  traz seis alto-falantes, amplificador digital de oito canais, subwoofer instalado no lugar do estepe e um aparelho de som de 300W. Tudo isso combinado a um painel com revestimento exclusivo e vários detalhes externos na cor vermelha.

5 – Special up!

Volkswagen Special Up: série limitada vem com belas rodas de aro 17 e pintura exclusiva. Nada mau, hein?
Divulgação

Volkswagen Special Up: série limitada vem com belas rodas de aro 17 e pintura exclusiva. Nada mau, hein?


Numa homenagem a uma série especial do Fusca oferecida em 1982 na Europa, o Up! teve com uma edição limitada com o pouco original nome de Special up!

A carroceria poderia ser dourada, com rodas de 17″ e capas de retrovisores na cor preta, ou preta com rodas douradas. O  Volkswagen Up! especial trazia um motor 1.0 MPI de 68 cv, calibrado para funcionar com gás natural.

Fonte: IG CARROS

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Descubra como são produzidas as cores para a repintura automotiva

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Cada cor tem uma formulação específica, que demanda uma combinação de pigmentos para chegar ao resultado desejado
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Cada cor tem uma formulação específica, que demanda uma combinação de pigmentos para chegar ao resultado desejado


Independente da cor da carroceria do seu carro. O processo de desenvolvimento da tinta na tonalidade correta para o processo de repintura é um trabalho complexo, que envolve profissionais com treinamento específico. É o que explica o gerente técnico da divisão de Repintura da fabricante de tintas PPG, Ricardo Vetorazzi.


“A mistura de concentrados é o procedimento mais adequado para se chegar a qualquer cor. A PPG possui sistemas tintométricos dedicados especialmente para essa etapa, com linhas de produtos de diferentes tonalidades e efeitos, como os metálicos e perolizados. Cada cor tem uma formulação específica, que demanda uma combinação de pigmentos para chegar ao resultado desejado”, destaca.

Segundo ele, além da formulação da tinta , a qualidade do resultado final depende do profissional encarregado do serviço. Diferente do processo automatizado utilizado na fábrica, em um processo de repintura o trabalho é realizado manualmente pelo pintor, que precisa conhecer a técnica correta.

Processo de repintura exige profissional treinado para garantir a tonalidade das peças
Divulgação/BMW

Processo de repintura exige profissional treinado para garantir a tonalidade das peças


Cores especiais, por exemplo, também requerem técnicas de pinturas especiais, como a pintura tricoat , ou tri camada, que vai combinar a camada base, pérola e verniz para obter o resultado esperado para um cor e reduzir as chances de problemas de tonalidade entre a pintura original e a peça repintada.

“Ao longo dos anos, as tonalidades foram modernizadas para agradar ao público em todos os sentidos. Essa evolução também trouxe muitos efeitos visuais e cores cada vez mais translucidas, o que passou a exigir composições específicas que, muitas vezes, são alcançadas com a ajuda de um primer. A coloração do primer pode variar e ajudar na tonalidade dessa cor, tornando-a mais fiel ao resultado ideal”, completa Vetorazzi, da PPG .

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Fonte: IG CARROS

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Honda Accord chega no 2º semestre híbrido e com visual atualizado

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Honda Accord híbrido, em 2021, será o único modelo eletrificado no Brasil e pode fazer até 17,6 km/l, diz a marca
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Honda Accord híbrido, em 2021, será o único modelo eletrificado no Brasil e pode fazer até 17,6 km/l, diz a marca


Modelo mais caro da Honda no mercado brasileiro, o sedã grande Accord será o primeiro híbrido da marca japonesa a desembarcar por aqui. Importado dos Estados Unidos, o modelo chega no segundo semestre trazendo o visual atualizado lançado no ano passado no exterior. O preço da novidade ainda não foi divulgada pela fabricante no Brasil. 


A filial brasileira da Honda adianta algumas informações do Accord híbrido para o Brasil. De acordo com a empresa, este será o primeiro dos três carros eletrificados que a Honda irá vender por aqui até 2023. A nova configuração será a única disponível para o sedã em nosso mercado, substituindo o motor 2.0 turbo, a gasolina, de 256 cv utilizado desde o lançamento da atual geração, em 2018.

O Accord híbrido emprega um conjunto motriz chamado pela Honda de e:HEV , composto por um motor 2.0, a gasolina, de ciclo Atkinson, e 145 cv e dois propulsores elétricos, sendo um para geração de eletricidade e outro para a tração, de 184 cv. No sistema híbrido da marca, nos modos EV Drive e Hybrid Drive, o motor a combustão funciona em conjunto com o gerador para alimentar a bateria do motor elétrico.


Já no modo Engine Drive, o conjunto elétrico é desativado e apenas o propulsor 2.0 a gasolina passa a ser o responsável por mover o veículo. Com isso, o Accord híbrido atinge um rendimento energético de 1,20 MJ/km, com consumo de 17,6 km/l de gasolina na cidade e 17,1 km/l na estrada.

No visual, as mudanças do Accord híbrido em relação ao carro atualmente oferecido no Brasil estão na adoção de novas rodas de 17″, novos para-choque e grade frontal e faróis de neblina em LED redesenhados, enquanto na traseira a novidade é o novo acabamento inferior no para-choque.

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Em termos de equipamentos, o sistema multimídia do Honda Accord passa a contar com espelhamento de celular (via Android Auto e Apple CarPlay) sem fio e alerta de uso do banco traseiro, além do pacote de assistentes eletrônicos Sensing ganhar frenagem autônoma em manobras de baixa velocidade.

Fonte: IG CARROS

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