Você sabe o que são crimes cibernéticos? À medida que a internet vem crescendo, entender melhor sobre esses assuntos tem se tornado extremamente necessário.
Não há como negar que, com a crescente evolução da tecnologia, a internet se tornou uma ferramenta essencial para comunicação, trabalho, entretenimento e compras.
No entanto, junto com essas facilidades surgiram novos riscos, como os crimes cibernéticos. Esses crimes acontecem quando um indivíduo usa a internet ou a tecnologia para cometer delitos.
Dentro desse contexto, diversas são as pessoas que costumam se perguntar sobre o que são crimes cibernéticos ou mesmo o que fazer para evitar esse problema.
Para facilitar e aumentar a sua segurança, no artigo de hoje iremos falar um pouco mais sobre o que são crimes cibernéticos e como se proteger contra eles. Sem mais delongas, vamos ao que importa!
O que são crimes cibernéticos?
Em suma, os crimes cibernéticos nada mais são do que atos ilegais que se comete na internet ou por meio de dispositivos eletrônicos.
Sendo assim, eles podem incluir roubo de identidade, fraude, invasão de privacidade, cibervandalismo, entre outros.
Mas, para que você entenda ainda melhor sobre o que são crimes cibernéticos, abaixo iremos detalhar alguns dos tipos existentes:
- Phishing: nada mais é quando um indivíduo tenta obter informações confidenciais, como senhas e informações bancárias, através de e-mails falsos ou sites que imitam sites legítimos.
- Ransomware: trata-se de quando um hacker invade o computador de uma pessoa e criptografa seus arquivos. Em seguida, ele exige um resgate em troca da chave para desbloquear os arquivos.
- Sextorsão: é um tipo de crime cibernético quando um indivíduo usa imagens ou vídeos íntimos de outra pessoa para extorquir dinheiro ou outros favores.
- Fraude na internet: é quando um indivíduo usa a internet para enganar outras pessoas, geralmente em esquemas de pirâmide financeira ou vendas falsas.
Como se proteger contra crimes cibernéticos?
Muito além do que apenas saber o que são crimes cibernéticos, é preciso entender também a melhor maneira de se proteger contra eles.
Quanto a esse respeito, uma das nossas dicas é começar a usar senhas mais fortes. Isto é, passe a utilizar senhas que incluam números, letras e caracteres especiais.
Contudo, procure evitar ao máximo usar senhas óbvias, como datas de aniversário ou nomes de familiares.
Outro cuidado que você pode ter, a fim de se proteger contra esses crimes cibernéticos, é não clicar em links que são suspeitos ou que provém de remetentes dos quais não conhece.
Fora isso, tenha a preocupação de instalar um antivírus e mantê-lo atualizado. Mesmo porque, um bom software antivírus pode ajudar a detectar e prevenir ameaças cibernéticas.
Por fim, não deixe de sempre manter o seu sistema operacional e todos os programas atualizados. Isso ajuda a garantir que você esteja protegido contra vulnerabilidades conhecidas.
O que devo fazer caso eu seja vítima de um crime cibernético?
Se você for vítima de um crime cibernético, existem algumas medidas que você pode tomar para ajudar a proteger-se e a recuperar-se do incidente.
A princípio, procure ter apoio profissional de um advogado criminalista GO. Dessa forma, ele poderá lhe auxiliar em todos os demais processos.
Mas, além disso, pare imediatamente de usar qualquer dispositivo ou conta que possa ter sido comprometido, para evitar danos adicionais.
Registre o incidente e colete evidências, incluindo capturas de tela de quaisquer mensagens ou atividades suspeitas, endereços de e-mail, números de telefone e outros detalhes relevantes.
Se houver um crime real ou roubo de identidade, informe as autoridades locais ou a polícia, dando o máximo de informações possíveis.
Analise suas outras contas e dispositivos para verificar se houve outras atividades suspeitas, ou se informações pessoais foram comprometidas.
Considere alterar todas as suas senhas, incluindo aquelas que foram usadas em outras contas, e ativar a autenticação de dois fatores sempre que possível.