Hoje em dia, mais da metade dos brasileiros está conectada à internet e engana-se quem pensa que o uso é apenas recreativo, pelo contrário. É cada vez mais comum que os usuários utilizem essa ferramenta para tomar decisões e pesquisar serviços, como contratar um advogado em Jaraguá do Sul, por exemplo. Contudo, isso equivale a nível nacional, mas infelizmente muitos profissionais ainda se perguntam se vale a pena investir em marketing digital.
Um escritório de advocacia em Jaraguá do Sul, por exemplo, consegue direcionar suas campanhas para o local em que atua, aumentando as chances de atrair e converter clientes em relação a um advogado que trabalha somente com a boca a boca.
Sendo assim, o marketing digital para advogados vem ganhando cada vez mais relevância no mercado. Mas, sabemos que algumas dúvidas podem surgir, visto que esse é um segmento relativamente novo. Sendo assim, confira no post de hoje quais as vantagens e se realmente vale a pena investir seu tempo nessa ferramenta.
Reforça sua autoridade no mercado
Independente se você é um advogado autônomo ou trabalha em um escritório com outros profissionais, é fato que você é o representante de sua própria marca. Isso porque, a advocacia é uma profissão de caráter bastante pessoal e exige a presença de um vínculo mais forte entre o profissional e o cliente. Justamente por isso, o marketing digital para esse profissional serve como uma ferramenta primordial, pois reforça a sua referência naquilo que você faz.
Inclusive, assim como o cartão de visitas e as roupas que utiliza dizem muito sobre você, na internet isso não é diferente. Nesse sentido, produzir conteúdos que sejam relevantes para seu público-alvo e que estejam relacionados com sua área de atuação, ajuda a fazer com que você seja visto como um especialista naquele assunto. Como consequência, quem ler os textos irá se lembrar de você na hora de procurar um advogado que atue nessa área.
É fato que o boca a boca é importante, mas com a internet cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, é necessário investir nesse modelo. Afinal, como falamos, é muito comum que indivíduos procurem na internet soluções para suas dúvidas, desde as mais simples até as que envolvem situações mais complexas, como a contratação de um advogado, por exemplo.
Atração de novos clientes
Outro ponto importante é que o marketing digital também de ajuda a conquistar clientes para seu escritório de advocacia. Por mais que a indicação de clientes antigos seja uma forma barata e bastante eficiente de atrair clientes, isso não é mais suficiente. Afinal, a concorrência no mercado de advogados se torna cada vez mais acirrada e você não pode depender somente da boa vontade de seus antigos clientes para realizar a indicação de seu serviço.
Sendo assim, por meio do marketing digital para advogados, você consegue alcançar públicos diferentes, independente de onde estiver, não se limitando apenas à sua localização geográfica. Inclusive, o investimento é bem menor do que anunciar nas mídias tradicionais, trazendo mais eficiência na hora de atrair pessoas interessadas em seus serviços.
O mais importante é ter um bom planejamento e dedicar-se para construir sua imagem nos meios digital. Portanto, além de criar um blog para produzir conteúdo para sua persona, você também pode utilizar as redes sociais a seu favor. Já foi o tempo em que o advogado era um profissional inacessível, sendo que hoje é possível estar presente além do LinkedIn, como no Instagram, YouTube e até mesmo TikTok.
Parcerias de sucesso
Por fim, além de conseguir novos clientes de forma direta, o marketing digital para advogados também pode ser eficaz para profissionais que queiram fazer novas parcerias e criar uma rede de contatos sólida. Inclusive, se você é advogado, sabe que o networking nesse meio pode ser uma ferramenta muito importante para encontrar parceiros e até mesmo associados.
Mesmo que você trabalhe sozinho, é necessário ter profissionais de outras áreas como aliados, pois você pode indicá-los aos seus clientes, quando não prestar determinado serviço, além de ser indicado por outros advogados. Isso reforça a confiança entre advogado-cliente, mostrando que seu interesse maior é que ele consiga atingir seu objetivo. Dessa forma, quando precisar dos serviços que você presta, com certeza ele irá entrar em contato.
No marketing digital isso é possível fazer por meio de indicações nas redes sociais e colaborações nos respectivos blogs.
Vale a pena um advogado investir em marketing digital?
Então, se você chegou até aqui, provavelmente entendeu que sim, vale a pena um advogado investir no marketing digital. Afinal, os benefícios promovidos são excelentes, te ajudando a crescer como profissional, conquistando novos clientes, aumentando sua autoridade no mercado, além de poder criar uma rede de contatos sólida. Mas, lembre-se que é importante manter a constância e gerar sempre conteúdos de valor para seu público-alvo.