Escolas têm até 18 de outubro para retificar informações declaradas no Censo Escolar
As escolas públicas e privadas têm até 18 de outubro de 2022 para corrigir as informações sobre a Fase 1 do Censo Escolar de 2022. O período de coleta do estudo estatístico está sujeito a 25 de maio de 2022 (data base). Todo o processo tem que ser feito no sistema Educacenso.
Rodrigo Jacob, coordenador estadual do Censo da Educação Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-MT), destacou a importância do exame dos dados declarados na matrícula inicial. “Era o tempo entre maio e agosto de ajustar e verificar todas as informações inseridas no sistema e verificar se estava tudo em ordem para que ações corretivas pudessem ser tomadas no Educacenso”, disse.
Os administradores devem verificar os detalhes de registro da escola, turma, aluno e professor. Todos os dados coletados irão reger as estatísticas e podem orientar a gestão financeira da educação. “Após o censo escolar, é importante imprimir recibos e relatórios. De acordo com a regulamentação, esses dados afetam o valor dos recursos federais a serem repassados porque são calculados por aluno”, ressaltou Rodrigo.
O censo escolar é o principal levantamento da educação básica no Brasil. Coordenado pelo INEP e com a participação de secretarias municipais e estaduais, conta com informações de todas as escolas públicas e privadas do Brasil.
A divulgação dos dados está prevista para dezembro de 2022.