Saber quais são as melhores faculdades de medicina da Europa é uma ótima opção se você quer cursar medicina no exterior. Com uma história muito longa, não é de se espantar que o continente possui algumas melhores faculdades em todo o mundo. Por isso, preparamos esse conteúdo para te ajudar a encontrar a opção ideal de faculdade para você cursar medicina na Europa.
Dessa forma, você não só escolhe a faculdade ideal para você, como também entende um pouco mais sobre o curso em cada um delas.
Quer saber quais são as 6 melhores faculdades de medicina da Europa? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos para você!
Oxford
A primeira faculdade de medicina do nosso ranking não poderia ser outra, não é mesmo? Considerada uma das melhores faculdades de medicina em todo o mundo, Oxford só perde lugar para o curso de medicina em Harvard, nos EUA.
O ingresso na faculdade de medicina de Oxford consiste em várias etapas, sendo:
- Carta de motivação;
- Cartas de recomendação;
- Testes padronizados;
- Entrevistas.
Além disso, é preciso ter toda a sua documentação legalizada no país, como certificado de conclusão do ensino médio, histórico escolar completo, entre outros.
Vale lembrar que, para conseguir cursar medicina na Universidade de Oxford, é preciso ter um certificado de proficiência em inglês. Por isso, nossa recomendação é que você faça um curso de inglês médico, que além da instrução necessária para cursar medicina no exterior, você também consiga a certificação apropriada.
Cambridge
A Escola de Medicina de Cambridge está em segundo lugar no ranking de melhores faculdades de medicina da Europa, além de ser a terceira em nível mundial. Com reputação excelente e valores tradicionais, a Universidade de Cambridge sempre se classifica entre as melhores universidades do mundo.
Porém, entrar em um curso da universidade não é nada fácil, sendo que o índice de aceitação é de apenas 20%. Em relação ao processo de admissão, é bem parecido com o para ingressar em Oxford, porém, em Cambridge é preciso também realizar testes como o Scholastic Aptitude Test (SAT), ou o BioMedical Admissions Test (BMAT).
Instituto Karolinska
O Instituto Karolinska possui sede em Estocolmo, capital da Suécia, e sua faculdade de medicina se destaca entre uma das melhores em toda a Europa, sendo a terceira no ranking europeu e sexta no ranking mundial.
Porém, diferente das faculdades mencionadas até agora, o Instituto Karolinska é uma instituição dedicada apenas à área médica, atuando em várias áreas, como:
- Bioquímica;
- Genética;
- Farmacologia;
- Patologia;
- Anatomia;
- Fisiologia;
- Microbiologia Médica.
UCL
A University College London oferece vários programas na área médica, tanto para a graduação quanto para pós-graduação, além de uma unidade de pesquisa em educação médica.
A UCL tem o curso de graduação espalhado em três campi, juntamente com seus hospitais: University College Hospital, Whittington Hospital e o Royal Free Hospital.
Universidade de Edimburgo
A Universidade de Edimburgo, na Escócia, é o quinto lugar na nossa lista de melhores faculdades de medicina da Europa. A faculdade de medicina da Universidade de Edimburgo ocupa o 22º lugar de melhor instituição de ensino na área de medicina em todo o mundo, sendo uma ótima opção para quem está em busca de opções fora da Inglaterra.
Porém, é uma faculdade onde apenas 15% dos candidatos consegue uma vaga, sendo um número ainda menor quando considerando alunos estrangeiros, com apenas 8% dos candidatos conseguindo uma vaga.
Erasmus Universiteit Rotterdam
Fechando a nossa lista de 6 melhores faculdades de medicina na Europa, temos a Erasmus Universiteit Rotterdam, na Holanda. Considerada a 34ª melhor faculdade de medicina de todo o mundo, é uma ótima opção para quem quer estar em uma ótima instituição de ensino em uma das maiores cidades da Holanda.
Além disso, a universidade possui seu próprio centro médico, chamado Erasmus MC, sendo o maior centro médico em todo o país, tanto pelo número de leitos quanto pela rotatividade.
Agora você já sabe quais são as 6 melhores faculdades de medicina da Europa. Então, tudo que você precisa fazer agora é fazer uma análise de cada uma delas, bem como dos custos de mensalidades e os custos de vida.
Dessa forma, você consegue escolher a melhor opção de faculdade de medicina para as suas necessidades e de acordo com o seu orçamento.