conecte-se conosco


Saúde

Em dia de aprovação de vacinas, Brasil registra 551 mortes nas últinas 24 horas

Publicado


source
virus
Luis Barrucho – @luisbarrucho – Da BBC News Brasil em Londres

Em dia de aprovação de vacinas, Brasil registra 551 mortes nas últinas 24 horas

No dia em que a  Anvisa aprovou o uso emergencial de dois imunizantes, a vacina do Butantan e a de Oxford, o Brasil  registrou, neste domingo (17), 551 vidas perdidas pela Covid-19 apenas nas últimas 24 horas.

Ao todo, desde o início da pandemia, a doença já fez 209.847 vítimas em território nacional. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde  (Conass).

Além disso, o país notificou mais 33.040 casos da doença no último período, o que eleva a média móvel de casos para 54.616 casos por dia durante a semana. O país também aponta 964 mortes por dia durante esta semana, número bastante próximo do pico registrado em julho de 2020.

Você viu?

O estado mais atingido pela  Covid-19,  em números de mortes e casos, é São Paulo, com 1.652.339 diagnósticos de infecção. Minas Gerais está em segundo lugar, com 643.609 casos positivos desde o início da pandemia. Ao todo, o Brasil já notificou 8.488.099 casos da doença.

Veja Também:  Reino Unido confirma seis casos de variante brasileira do coronavírus

Amazonas 

O estado do  Amazonas,  que vive uma crise por conta do aumento no número de internações e pela falta de oxigênio, registrou, apenas nas últimas 24 horas, 1.277 casos da doença, com 68 mortes.

No total, o estado já acumula 6.191 óbitos pela doença e 230.644 casos. A taxa de letalidade no estado é maior que a média geral também. Por lá, o número é de 2,7%, enquanto a média nacional é de 2,5%.

Fonte: IG SAÚDE

publicidade

Saúde

Butantan vai entregar 20 milhões de doses da Coronavac em março, diz Dimas Covas

Publicado


source
Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan
Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan

O Instituto Butantan vai entregar mais 20 milhões de doses da Coronavac até o final de março, informou o diretor do órgão, Dimas Covas . Em entrevista à GloboNews na noite deste domingo (28), ele disse que os laboratórios estão trabalhando “a todo vapor” para concluir as doses da vacina contra a Covid-19 .

“Foi possível adiantar produção prevista e vamos trabalhar nesse sentido, para que as vacinas sejam entregues o mais breve possível”, afirmou Covas.

Das 20 milhões prometidas, 5,6 milhões devem estar prontas até o dia 13 de março, disse ele. Covas também se mostrou otimista com a eficácia da Coronavac contra novas variantes do novo coronavírus (Sars-Cov-2).

“O teste da utilização contra a variante P1 [brasileira] está sendo feito no Butantan e brevemente, até o final da próxima semana, vamos ter os primeiros resultados. Com relação à variante inglesa e à variante sul-africana, foram feitos testes lá na China e, embora ainda não divulgados oficialmente, os resultados foram muito positivos”, afirmou.

Neste domingo, o  Instituto Butantan entregou 600 mil doses da Coronavac ao Ministério da Saúde . Ao todo, 3,7 milhões de doses da vacina já foram liberadas pelo instituto para o Programa Nacional de Imunizações .

Fonte: IG SAÚDE

Continue lendo

Saúde

Governador da Bahia prorroga lockdown por mais dois dias: “situação muito grave”

Publicado


source
Salvador é uma das cidades que manterá o lockdown
Agência Brasil

Salvador é uma das cidades que manterá o lockdown



O governador da Bahia , Rui Costa , anunciou na noite deste domingo (28) que as medidas restritivas serão estendidas por mais 48 horas em todo o estado, com excessão das regiões oeste, norte e nordeste. Desde sexta-feira (26), a Bahia está em lockdown , que terminaria nesta segunda-feira (1).

Com o objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus (Sars-Cov-2), as medidas restritivas incluem a proibição de todas as atividades que não estejam relacionadas à saúde pública, alimentação e segurança.

“Infelizmente, a situação continua muito grave. Só para vocês terem uma ideia, ao longo desses três dias foram 320 óbitos na Bahia. Os hospitais privados continuam operando a quase 100%. A rede estadual a mais de 90%, a grande maioria dos nossos hospitais. As UPAs e emergências lotadas”, disse Rui Costa.

“Ao longo do dia de hoje, estavam esperando na fila da regulação, mais de 195 pessoas para um leito de UTI. Portanto, numa situação grave como essa, é a pior situação desde o início da pandemia. Conversamos com os prefeitos, com a União dos Prefeitos, e com o prefeito da capital nesta tarde, e tomamos uma medida absolutamente necessária para salvar vidas humanas e para frear o crescimento do vírus”, continuou.

O governador também esclareceu que, com exceção das regiões oeste, o norte e o nordeste do estado, que estão com números menores de casos de Covid-19 , todo o estado terá apenas atividades essenciais funcionando nas próximas 48 horas.

Além disso, o toque de recolher das 20h às 5h será mantido em todas as regiões da Bahia até o próximo domingo (7). O governador também fez um apelo à população do estado. “Quero fazer um apelo a você: use máscara . Mantenha o distanciamento. Precisamos atravessar esse momento crítico que nunca, em nenhum momento, em toda a pandemia, nós vivemos. Com a força dos baianos, com a união dos baianos, que iremos superar esse momento crítico. Use máscara, mantenha o distanciamento e ajude a salvar vidas humanas”.

Em sua conta no Instagram, o prefeito de SalvadorBruno Reis , apoiou o alerta do governador. “A situação permanece grave! Hoje temos 85% de ocupação dos leitos de UTI e cerca de 60 pacientes aguardando para regulação. Por conta disso, vamos prorrogar as medidas por mais 48h em Salvador e apenas atividades essenciais poderão funcionar. Nenhuma restrição será suficiente se as pessoas não entenderem a gravidade do momento. Conto com o apoio de vocês!”, escreveu ele.

Fonte: IG SAÚDE

Continue lendo

Saúde

Vacina da Johnson & Johnson chega a centros de imunização dos EUA nesta segunda

Publicado


source
Vacina Johnson & Johnson
Reprodução/Facebook J&J

Vacina Johnson & Johnson


Um painel consultivo federal dos Estados Unidos votou com unanimidade, neste domingo (28), a recomendação do uso da vacina da Johnson & Johnson em cidadãos com mais de 18 anos. A decisão abre caminho para que o imunizante de única dose, aprovado no país na sexta-feira , seja aplicado a partir desta semana.

O resultado da votação vai ao encontro da decisão do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigal em inglês), que atestou a eficácia da vacina contra a Covid-19 . Além de ter dose única , a vacina da Johnson & Johnson não precisa ser armazenada em baixas temperaturas como as demais presentes nos EUA (Pfizer-BioNTech e Moderna), o que facilita a aplicação.

Rochelle Walensky, diretora da CDC, deve aprovar a decisão deste domingo, tornando a recomendação de aplicação da vacina da Johnson & Johnson oficial, informa o jornal The Washington Post.

As doses devem chegar nesta segunda-feira (1) aos locais que já estão aplicando os outros dois imunizantes autorizados. Isso inclui departamentos de saúde estaduais, farmácias, centros de saúde qualificados pelo governo federal e centros de vacinação comunitários.

Espera-se que quatro milhões de doses da vacina da Johnson & Johnson sejam enviadas nesta semana. Até o final de março, o país estima que 20 milhões de doses estejam circulando.

Fonte: IG SAÚDE

Continue lendo

Links Úteis

Rondonópolis

Policial

Política MT

Entretenimento

Mais Lidas da Semana