RONDONÓPOLIS

Mato Grosso

Filme mato-grossense traz olhar crítico sobre a pandemia

Publicados

em


É no bairro Aldeia Velha, em Chapada dos Guimarães, que ocorrem as gravações do novo filme do cineasta Luiz Borges. O curta-metragem “Angelus Novus: na boca da noite anuncia a derrocada do Anticristo” movimenta equipe e elenco até o dia 13 de junho. O projeto foi aprovado no edital MT Nascentes, realizado pelo Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Diante das dificuldades em encontrar um prédio para realizar as gravações durante a pandemia, Luiz Borges, que é morador antigo da comunidade, transformou sua casa em set de filmagem, reproduzindo os espaços do Edifício Palácio do Comércio, de Cuiabá, onde a história é ambientada. Nos últimos dois dias de gravação, a equipe segue para a capital, para gravar externas no entorno do prédio.

É justamente sobre esse tempo novo e adverso, de crise sanitária, social e econômica, que o filme trata. “Mas além de focar na pandemia, o filme dialoga também com o pensamento do filósofo alemão Walter Benjamin e aspectos urbanísticos de Cuiabá, principalmente ao exaltar seu Centro Histórico e revisitar o prédio que simboliza uma era marcada por obras que ‘modernizaram’ a cidade”, diz Luiz Borges.

Impulsionado por um olhar crítico, expõe mudanças culturais e o impacto gerado nas relações pela situação de crise sanitária que realçou mazelas da sociedade. Por meio da ficção, o diretor e roteirista Luiz Borges faz um registro de um tempo permeado por rigorosos protocolos sanitários, tensão psicológica decorrente do isolamento e problemas sociais que foram agravados no período, como o aumento da violência doméstica, preconceito, fome e desemprego.

Indústria mato-grossense de cinema

Luiz aponta que ao menos 35 profissionais estão diretamente vinculados ao projeto. “Nossa meta é fazer jus à seleção no edital em que obtivemos o primeiro lugar na contagem dos pontos”, se orgulha.

O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) Alberto Machado celebra a produção. “A arte retrata o seu tempo. E além da perspectiva cultural, o cinema é fonte de renda para milhares de profissionais. A cadeia produtiva se fortalece e o edital cumpre sua razão de ser, que é a de apoiar profissionais do setor com auxílio financeiro”.

O diretor Luiz Borges é cuiabano e tem grande contribuição à cultura mato-grossense. Pesquisador, escritor e cineasta, também assina 20 edições do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, um projeto idealizado por ele na década de 1990.

Ele também é roteirista e diretor do curta-metragem A Cilada com os Cinco Morenos, que lhe rendeu o prêmio de Melhor Filme no 4º Brazilian Film Festival of Miami, em 2001.

Acompanhe as diárias de gravações no Instagram @filmeangelusnovus.

Fonte: GOV MT

Propaganda

Mato Grosso

Governo disponibiliza Podcast MT Conectado, disponível no Spotify

Publicados

em


O Governo disponibilizou nesta segunda-feira (21.06), o Podcast MT Conectado, disponível no Spotify oficial da gestão estadual. Os programas serão semanais com duração de dois minutos.

No primeiro episódio, o destaque é para as ações desenvolvidas pelo Governo, que fazem parte da Política Ambiental do Estado. Em uma fala clara e objetiva, o tenente Isaac Wihby, do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, alerta para os riscos das queimadas urbanas e rurais e da preocupação do Estado com os incêndios florestais, neste período de estiagem.

O Podcast MT Conectado é mais um canal de comunicação entre Estado e sociedade, com objetivo de garantir o direito do cidadão à informação de forma transparente e responsável.

Para ouvir o Podcast MT Conectado acesse aqui

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Governo remarca entrega títulos para 600 moradores do São João Del Rey em Cuiabá

Publicados

em


O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes entregam nesta quarta-feira (23.06) os títulos definitivos de propriedade a 600 moradores do bairro São João Del Rey, em Cuiabá. A solenidade de entrega será simbólica para cerca de 20 moradores, às 19 horas, na Igreja Católica São João Batista.

O trabalho de regularização foi realizado pelo Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), em parceria com o MT Par.

Os títulos definitivos são entregues registrados em cartório de forma totalmente gratuita.

Serviço
Entrega de títulos definitivos a moradores do bairro São João Del Rey, em Cuiabá
Data e hora: quarta-feira (22.06), às 19h
Local: Igreja Católica São João Batista (Endereço: Rua 23, S/N, São João Del Rei)

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Inscrições seguem abertas para dois últimos workshops do projeto MOVE_MT

Publicados

em


Você não precisa ser um desenvolvedor para ter um negócio digital. Esse argumento sintetiza o terceiro workshop oferecido pelo MOVE_MT, projeto que visa alavancar a economia criativa em Mato Grosso por meio de capacitações e ciclo de aceleração.  

O workshop ‘Tecnologia para não desenvolvedores’ integra a primeira fase do projeto realizado em parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e Oi Futuro. Gratuito e online, o curso acontece nesta quarta-feira (23.06), às 10h (horário de Cuiabá).

Serão abordados tópicos sobre novas tecnologias e sua aplicação nos negócios, como transformação digital, ferramentas para produtividade na criação de sites e aplicativos e o movimento “no code”. 

O workshop será conduzido por Ricardo Almeida, fundador da Rookau e Saphari. Com mais de 18 anos de experiência em projetos e cursos de Gestão Estratégica e Analytics, Ricardo é mentor nos principais programas de aceleração de startups do Brasil. 

Ainda restam algumas vagas para participar da formação. Inscrições aqui.

Também há poucas vagas para o quarto e último workshop: ‘Pitch – técnica para apresentar seu negócio e conquistar clientes, parceiros e investidores’.  A formação acontece no dia 14 de julho e vai ensinar a fazer uma apresentação de pitch, com ferramentas e exemplos práticos. Inscrições aqui.

Com 200 vagas por curso de três horas cada um, essa primeira etapa do MOVE_MT está sendo usufruída por artistas, produtores culturais e empreendedores da economia criativa do estado. 

“Os workshops estão sendo um sucesso, pois a abordagem é bem interessante, com exemplo dos empreendedores, participação do público, e aprendizados que podem ser colocados em prática nos negócios criativos”, comenta Keiko Okamura, superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel.

Aceleração de Negócios Criativos e de Impacto Sociocultural

Na segunda etapa, o MOVE_MT vai selecionar até 30 iniciativas do Mato Grosso para participar do ciclo de aceleração que inclui mais de 2.500 horas de formação e mentoria.

Por meio de edital público, o projeto vai selecionar iniciativas dos segmentos artístico e cultural, de negócios digitais e de criações funcionais. Com R$ 257 mil reais em premiações repartidas entre os participantes, o objetivo é impulsionar a evolução dos negócios com ou sem fins lucrativos. 

Os cinco empreendedores com melhor desempenho em toda a aceleração ganharão também um intercâmbio no Lab Oi Futuro para conhecer o ambiente de inovação da cidade e interagir com a rede do Labora. 

No final do projeto, o Oi Futuro e a Secel-MT reunirão toda a experiência do MOVE_MT em um e-book que será publicado e disponibilizado gratuitamente. 

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Links Úteis

Rondonópolis

Policial

Política MT

Entretenimento

Mais Lidas da Semana