Você já ouviu falar que simular empréstimo diminui score? A verdade é que essa é uma afirmação bastante comum, mas será que isso é realmente verdade?
Qual é a relação entre solicitar empréstimo e diminuir o score? Para aqueles que se preocupam em manter uma pontuação elevada, acaba sendo necessário entender melhor sobre esse tema.
Então, se você quer entender se simular empréstimo diminui score, é só continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes.
Simular empréstimo diminui score?
Em suma, o Serasa Score nada mais é que uma pontuação de crédito, mas que se trata de algo bastante dinâmico, haja vista que se baseia no comportamento financeiro de cada um.
Isso quer dizer que, quando o seu score está alto, as chances de obter aprovação de crédito é muito maior.
Em contrapartida, quando se tem uma pontuação baixa, acaba que a probabilidade de obter financiamento, empréstimo, cartão ou até crediário se torna muito inferior.
Dentre disso, é normal que se pergunte qual é a razão para que o score oscile tanto assim. Será que simular empréstimo diminui score?
Sim, pedir ou simular muitos empréstimos é uma atitude capaz de contribuir para que o seu score diminua.
Mas, desde a atualização que aconteceu no fim do segundo semestre de 2022, simular empréstimo passou a impactar um pouco menos da sua pontuação.
Isso acontece porque o Serasa Score reformulou alguns critérios e o peso deles na hora de fazer o cálculo do score.
Deve-se entender que, ao solicitar empréstimo, a empresa em questão pode ter de consultar o seu CPF, algo que representa por volta de 6% de toda a pontuação.
Ou seja, quanto mais você faz simulação de empréstimo, maior são as vezes com que as empresas irão consultar o seu CPF.
Por consequência, mais o seu score irá cair, sendo que existe um limite de 60 pontos na Serasa. Mas, para evitar com que isso aconteça, o melhor a se fazer é evitar simular tanto empréstimo.
Quando fazer empréstimo pode impactar de forma positiva o Score?
Assim que o consumidor receber o empréstimo, é bem provável que isso irá impactar o seu score para menos.
Afinal de contas, o consumidor terá de se comprometer com o valor acordado em contrato, algo que irá diminuir a sua renda.
Isso quer dizer que ele se torna menos capaz de honrar com algum outro tipo de financiamento e, portanto, a pontuação tende a diminuir.
Contudo, à medida que for quitando todas as parcelas do seu empréstimo, isso irá fazer com que o seu score aumente cada vez mais.
Inclusive, pode até acontecer de a sua pontuação ficar mais elevada que antes, já que você terá honrado com todo o valor.
Como o Serasa Score funciona na prática?
De forma resumida, a pontuação do score tem como base algoritmos que se utilizam de informações que se baseiam nos hábitos financeiros de um determinado consumidor.
Por conta disso, não existe truque para aumentar score. A única coisa que se deve fazer é pegar todas as contas em dia e evitar hábitos negativos que fazem a sua pontuação diminuir, como simular empréstimos.
Podemos afirmar que o score é uma representação numérica de todo o histórico recente de crédito de cada uma pessoa.
É por essa razão que pessoas que não pagam as contas em dia possuem uma pontuação menor.
Como conferir a pontuação na Serasa?
Para poder avaliar a sua pontuação na Serasa, basta seguir o passo a passo a seguir:
- Vá até o site ou baixe o aplicativo da Serasa por meio do Android ou iOS;
- Faça o seu cadastro e realize o login com as suas credenciais;
- Assim que fizer o login, seu score aparecerá na tela.