Segundo levantamento, crescimento de vagas ofertadas no Brasil também foi de 1%
Entre setembro e outubro, o número de vagas de emprego formal cresceu 1% no estado de São Paulo. Segundo atualização divulgada sexta-feira (4) pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) , o crescimento foi o mesmo verificado em âmbito nacional.
No período, foram registradas no estado 513 mil admissões e 394 mil desligamentos . Os 119 mil postos de trabalho criados representam 30% do total gerado no país .
No balanço, a Fundação Seade informa que, apesar do saldo positivo, o estado perdeu 92 mil vagas de emprego com carteira assinada de janeiro a outubro, o que corresponde a 53,8% do total de postos de trabalho pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no Brasil, que são 171 mil.
O impacto foi maior nos segmentos de serviços, comércio e indústria , que fecharam 87 mil, 91 mil e 3 mil vagas, respectivamente. A construção civil e a agropecuária tiveram melhor desempenho, com resultado positivo de 63 mil e 26 mil postos.
O relatório também faz observações em termos de localidade. Os municípios paulistas que mais contribuíram para o índice positivo foram Bauru, São José do Rio Preto, Marília e Araçatuba.
A capital perdeu 55 mil vagas de trabalho formal. No mesmo grupo de municípios que puxam o índice para baixo, estão São José dos Campos, com menos 22 mil postos, e Santos, que perdeu 14 mil.
Ainda segundo a Seade, de abril a outubro, foram celebrados 6,1 milhões de acordos entre empregadores e funcionários, que abrangeram 3,2 milhões de trabalhadores, dos quais 27% eram celetistas, isto é, amparados pela CLT.
Ao todo, 2,5 milhões dos acordos (41%) envolveram a suspensão do contrato de trabalho, autorizada pelo governo federal durante a pandemia de covid-19, mediante a edição da Medida Provisória (MP) 936/20. A MP prevê que a suspensão de contrato pode durar até 60 dias.
LATAM transporta mais de 50 toneladas de insumos para Manaus
A LATAM Brasil, através do programa Avião Solidário, realizou na madrugada de sábado (16) o transporte de 52 toneladas de insumos médicos para combate da Covid-19 em Manaus.
De acordo com a companhia, os equipamentos foram transportados no voo LA3270 – que decolou de São Paulo (GRU) às 00h10 de ontem (16) e pousou às 03h28 em Manaus (MAO) – e serão enviados para cinco hospitais da capital amazonense.
Esteja informado:clique aqui e leia mais notícias de aviação!
Você viu?
Até a última sexta-feira (15), a companhia já havia realizado quatro voos em parceria com o Governo do Amazonas, a pedido do Ministério da Saúde, totalizando o transporte de 805 cilindros de oxigênio e 80 respiradores para apoio à saúde pública.
959 cilindros de oxigênio seguiram no Avião Solidário da LATAM com destino a Manaus. Foto: LATAM
Azul transporta usinas de produção de oxigênio para Manaus
A Azul realizou neste domingo (17) o transporte de sete usinas de produção de oxigênio. Das sete unidades, uma capaz é de produzir 33m³ de oxigênio por hora, outra é capaz de produzir 17m³/hora, e as demais produzem 13m³/hora.
A carga enviada pelo Ministério da Saúde partiu do Rio de Janeiro (GIG) com destino a Manaus (MAO) cumprindo o voo AZU9902. A operação foi realizada pelo Boeing 737-400F da Azul Cargo.
Esteja informado:clique aqui e leia mais notícias de aviação!
Você viu?
“Nossa intenção é ajudar o Brasil e os brasileiros e não mediremos esforços para oferecer apoio logístico no transporte de matérias para o combate à pandemia”, destaca John Rodgerson, presidente da Azul.
Após iniciar as vendas dos voos para o seu novo destino na América do Sul, a companhia aérea norte-americana Eastern postergou o início das três rotas, prevista para Março. Dessa forma, Belo Horizonte (CNF) passará a contar com os voos da empresa apenas no fim do mês de Maio.
Com a alteração, o começo dos voos que ligarão a capital mineira à Boston (BOS), Nova York (JFK) e Miami (MIA), será realizado apenas no dia 31/05. Na ocasião, o Boeing 767 da empresa realizará o voo inaugural entre Massachusetts e Minas Gerais.
Esteja informado:clique aqui e leia mais notícias de aviação!
Ademais, Nova York (JFK) e Miami (MIA) serão as próximas rotas inauguradas, respectivamente nos dias 01 e 02/06. As alterações já foram realizadas nos canais de venda da empresa, que continua comercializando normalmente a rota a partir da nova data.
Você viu?
Além disso, vale lembrar que cada rota receberá duas frequências semanais, que partirão de Belo Horizonte (CNF) nos seguintes dias: