Quer aprender como fazer xarope de gengibre para drinks? Preparamos 5 receitas, além disso, ele não é só utilizado para fazer drinks, ele também é utilizado como um santo remédio caseiro contra resfriados, gripes e dores de garganta.
Principalmente devido ao gingerol ser uma substância anti-inflamatória, expectorante, analgésica, antipirética e antiemética.
Este tipo de xarope é bem simples de ser preparado, e poderá ser utilizado em casa com a raiz do gengibre.
Pode-se adicionar nele o limão, canela, mel e algumas outras especiarias para dar gosto aos seus drinks simples e baratos.
Outra coisa que poucas pessoas sabem é que ele tem uma ação antioxidante. Isso faz com que haja uma redução em células estranhas, e isso faz com que haja um melhor funcionamento do sistema imunológico das pessoas em relação a respostas contra infecções.
O que é xarope de gengibre para drinks?
Xarope de gengibre é um líquido concentrado feito a partir de gengibre ralado e açúcar. É usado como adoçante e saborizante em bebidas, especialmente em coquetéis.
Ele é feito cozinhando gengibre ralado em água e açúcar até que se forme um xarope espesso e doce.
Ele adiciona um sabor picante e doce de gengibre às bebidas, além de poder ter propriedades medicinais, como alívio da dor de estômago e anti-inflamatórias.
Ele é frequentemente usado em coquetéis tradicionais como o Gin Gin Mule, Moscow Mule, Dark & Stormy e outros, bem como em chás quentes, café, e até mesmo chocolate quente para um sabor adicional de gengibre, e em bebidas alcoólicas para um sabor adicional de gengibre.
Para o que serve o xarope de gengibre para drinks?
O xarope de gengibre é usado como um adoçante e um saborizante para bebidas, geralmente em coquetéis.
Ele pode ser feito cozinhando gengibre ralado em água e açúcar até que se forme um xarope.
Ele adiciona um sabor de gengibre picante e doce às bebidas e também pode ser usado para adicionar uma pitada de sabor em outros alimentos.
Ele também pode ter propriedades medicinais, como alívio da dor de estômago e anti-inflamatórias.
Em quais bebidas posso adicionar o xarope de gengibre?
Você pode adicionar xarope de gengibre em uma variedade de bebidas, incluindo:
- Coquetéis: Ele é comumente usado em coquetéis, como o Gin Gin Mule, Moscow Mule, Dark & Stormy e outros.
- Bebidas Quentes: ele pode ser adicionado a chás quentes, café, e até mesmo chocolate quente para um sabor adicional de gengibre.
- Bebidas Frias: ele pode ser adicionado a água com gás, limonada, suco de laranja e outras bebidas frias para um sabor adicional de gengibre.
- Bebidas Alcoólicas: pode ser adicionado a vodkas, gins, cervejas e outras bebidas alcoólicas para um sabor adicional de gengibre.
É importante notar que o gosto poderá variar dependendo do tipo e quantidade de xarope utilizado. Então, é recomendado testar a quantidade desejada antes de adicionar a bebida.
Como fazer xarope de gengibre para drinks?
O xarope de gengibre jamais deverá ser utilizado por pessoas com problemas de coagulação. Principalmente aquelas que usam remédios anticoagulantes.
O uso deste tipo de xarope jamais deve ser usado por mulheres grávidas sem a devida orientação médica.
Este tipo de xarope também é contra indicado para pessoas que possuem diabetes ou hipoglicemia.
O gengibre causa diminuição brusca dos níveis de açúcar no sangue, o que pode levar as pessoas a terem os seguintes sintomas: Tontura, fadiga, formigamento e desmaio.
Ingredientes Necessários
- 300g de gengibre fresco, descascados e cortados em fatias pequenas;
- 300ml de água filtrada;
- 500g de açúcar.
Modo de Preparação
- Coloque todos os ingredientes num liquidificador.
- Depois de batido por 3 minutos, coloque tudo em uma panela antiaderente;
- Depois leve ao fogo em nível baixo e mexa por pelo menos 15 minutos.
- Depois que começar a ferver, espere um pouco para que fixe bem o sabor;
- Depois de ter esfriado, coe bem para que ele possa ser usado em outros tipos de receitas.
Como você pode ver, o gengibre é um santo remédio natural. Porém, ele deverá ser utilizado com moderação principalmente para certos grupos de risco.
Sendo assim, procure sempre orientação médica, seja para consumo terapêutico ou para o consumo de bebidas alcoólicas ou não.
Este tipo de xarope é fácil e barato de se fazer, porém, deve-se ser feito por pessoas maiores de 18 anos, para assim, evitar problemas com acidentes domésticos.