A parede com vidro se tornou muito popular por conta do estilo e modernidade proporcionada.
Afinal, de todos os materiais que existem, o vidro é um dos mais versáteis, haja vista que é possível usá-lo em praticamente todo tipo de ambiente.
Além disso, o vidro combina com todos os estilos de decoração, uma vez que ele pode se adaptar facilmente.
Então, seja na parte interior de imóveis ou até áreas externas, as paredes de vidro são capazes de oferecer uma excelente luminosidade.
Mas não é só isso. O vidro ainda traz leveza, elegância e muita sofisticação ao lugar. Além disso, se usado na fachada, uma parede de vidro é capaz de proporcionar uma integração entre a área interna e externa.
Outra grande vantagem é o fato de ser possível aproveitar a luz natural e paisagem externa, ainda que esteja dentro de casa.
Ademais, o vidro ainda é capaz de proporcionar maior amplitude, sendo que é possível usar para criar a sensação de quem um ambiente pareça maior do que realmente é.
Entretanto, a verdade é que muitas pessoas têm um certo receio em optar por esse material devido ao fato de temerem perder um pouco da privacidade.
Mas, para evitar esse tipo de problema, é possível usar a parede de vidro em locais mais estratégicos, como em andares que são elevados ou até em áreas sociais da casa.
Qual tipo de vidro usar?
Uma das coisas que você precisa saber antes de procurar uma vidraçaria é o fato de manter atenção com o tipo de vidro que irá usar.
Quanto a isso, é preciso ficar bem atento a respeito das normas técnicas, além de priorizar pela segurança do local e a sua própria.
A depender do intuito e do local da instalação, existe um vidro que é mais adequado. Os de alta performance, por exemplo, são excelentes para as fachadas.
Isso acontece porque esse tipo é capaz de filtrar a passagem dos raios solares, de maneira a manter a temperatura interna estável.
Agora, em relação aos autolimpantes, são boas escolhas porque requerem menos limpeza e manutenção, por exemplo. Mesmo assim, é preciso saber o que passar no vidro para não embaçar para evitar que haja condensação dentro do ambiente.
Mas, se quiser um vidro para paredes internas, a melhor coisa a se fazer é optar pelos que são temperados ou laminados, que são os mais seguros.
Qual a estrutura necessária para parede com vidro?
Depende. A estrutura que você precisa para ter uma parede de vidro vai variar de acordo com o projeto que você pretende fazer em sua casa.
A estrutura ainda pode depender da altura do pé direito e do tamanho do vão, também. Outra possibilidade é usar perfis de metalon.
Em suma, nada mais são que estruturas que são feitas de aço muito resistente, o qual é capaz de suportar o peso.
Mas, outra forma é optar por fixar os painéis de vidros só no chão e no teto, com auxílio de alguns suportes próprios.
Ainda é possível fazer uso de armações internas, no próprio vidro, ou até prender com botões de aço também.
Qual a forma certa de limpar?
Para que a sua parede de vidro mantenha o efeito que você deseja, é vital manter sempre muito bem higienizado, sem qualquer tipo de marca e mancha.
Quanto a isso, a melhor coisa que você pode fazer é evitar, a todo custo, usar materiais que sejam abrasivos, tais como lixas e ácidos.
Afinal de contas, isso pode danificar e arranhar o vidro. Para fazer a limpeza, opte por usar produtos que são específicos para os vidros.
Caso não ache, use apenas água e sabão ou detergente neutro. Casas que possuem fachadas de vidro ou pé direito duplo, tendem a ser mais trabalhosas.
Afinal de contas, há um pouco mais de dificuldade em acessar as regiões mais altas. Nesse caso, a dica é dar preferência por vidros que são autolimpantes, os quais não acumulam tanta poeira, mas permanecem limpos por mais tempo.
Projetos residenciais que utilizam parede de vidro
Esse é um tipo de recurso que fica muito bonito em casas que são mais modernas. No entanto, também é possível aplicar em outros tipos de construção, tais como:
- Parede de vidro no banheiro;
- Sala de estar integrada à natureza;
- Área interna e externa conectada;
- Parede de vidro para ambientes mais leves;
- Fachada de vidro com teto de madeira
- Área social conjugada e integrada etc.