conecte-se conosco


Saúde

Governador da Bahia prorroga lockdown por mais dois dias: “situação muito grave”

Publicado


source
Salvador é uma das cidades que manterá o lockdown
Agência Brasil

Salvador é uma das cidades que manterá o lockdown



O governador da Bahia , Rui Costa , anunciou na noite deste domingo (28) que as medidas restritivas serão estendidas por mais 48 horas em todo o estado, com excessão das regiões oeste, norte e nordeste. Desde sexta-feira (26), a Bahia está em lockdown , que terminaria nesta segunda-feira (1).

Com o objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus (Sars-Cov-2), as medidas restritivas incluem a proibição de todas as atividades que não estejam relacionadas à saúde pública, alimentação e segurança.

“Infelizmente, a situação continua muito grave. Só para vocês terem uma ideia, ao longo desses três dias foram 320 óbitos na Bahia. Os hospitais privados continuam operando a quase 100%. A rede estadual a mais de 90%, a grande maioria dos nossos hospitais. As UPAs e emergências lotadas”, disse Rui Costa.

“Ao longo do dia de hoje, estavam esperando na fila da regulação, mais de 195 pessoas para um leito de UTI. Portanto, numa situação grave como essa, é a pior situação desde o início da pandemia. Conversamos com os prefeitos, com a União dos Prefeitos, e com o prefeito da capital nesta tarde, e tomamos uma medida absolutamente necessária para salvar vidas humanas e para frear o crescimento do vírus”, continuou.

O governador também esclareceu que, com exceção das regiões oeste, o norte e o nordeste do estado, que estão com números menores de casos de Covid-19 , todo o estado terá apenas atividades essenciais funcionando nas próximas 48 horas.

Além disso, o toque de recolher das 20h às 5h será mantido em todas as regiões da Bahia até o próximo domingo (7). O governador também fez um apelo à população do estado. “Quero fazer um apelo a você: use máscara . Mantenha o distanciamento. Precisamos atravessar esse momento crítico que nunca, em nenhum momento, em toda a pandemia, nós vivemos. Com a força dos baianos, com a união dos baianos, que iremos superar esse momento crítico. Use máscara, mantenha o distanciamento e ajude a salvar vidas humanas”.

Em sua conta no Instagram, o prefeito de SalvadorBruno Reis , apoiou o alerta do governador. “A situação permanece grave! Hoje temos 85% de ocupação dos leitos de UTI e cerca de 60 pacientes aguardando para regulação. Por conta disso, vamos prorrogar as medidas por mais 48h em Salvador e apenas atividades essenciais poderão funcionar. Nenhuma restrição será suficiente se as pessoas não entenderem a gravidade do momento. Conto com o apoio de vocês!”, escreveu ele.

Fonte: IG SAÚDE

publicidade

Saúde

Médica é suspensa após postar vídeos dançando com pele e gordura de pacientes

Publicado


source
Cirurgiã Caren Trisoglio Garcia postou vídeos de pele de pacientes nas redes sociais
Reprodução/TikTok

Cirurgiã Caren Trisoglio Garcia postou vídeos de pele de pacientes nas redes sociais

A cirurgiã plástica Caren Trisoglio Garcia, que atende em Ribeirão Preto (SP), teve seu registro profissional temporariamente suspenso pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo ( Cremesp ). A suspensão aconteceu depois da médica compartilhar vídeos nas redes sociais que mostram pele e gordura de seus pacientes dentro de sacos plásticos.

De acordo com o G1, a suspensão aconteceu na quinta-feira (8), mas foi registrada no site do Cremesp neste sábado (10). O conselho afirmou que as investigações sobre a conduta da cirurgiã tramitarão em sigilo. Com o CRM inativo, ela não pode atender pacientes até o fim da investigação. Se irregularidades forem constatadas, ela pode perder o registro definitivamente.

Cirurgiã Caren Trisoglio Garcia dançada enquanto segurava pele e gordura de pacientes
Reprodução/TikTok

Cirurgiã Caren Trisoglio Garcia dançada enquanto segurava pele e gordura de pacientes

Nas redes sociais, Caren compartilha sua rotina de trabalho e, dentre os vídeos, já publicou imagens de pele humana e gordura de pacientes dentro de sacos plásticos. Nas imagens, ela aparece dançando enquanto segura os pedaços de pele. No TikTok , ela é acompanhada por mais de 600 mil pessoas.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica já havia suspendido a médica por seis meses por considerar os vídeos antiéticos e sensacionalistas. De acordo com a sociedade, a atitude de Caren infringe vários artigos do regimento interno, como o compartilhamento de imagens de partes do corpo ou de pré ou pós-operatórios, mesmo com autorização expressa do paciente.

Fonte: IG SAÚDE

Continue lendo

Saúde

Merendeira do massacre de Suzano é primeira profissional de educação vacinada

Publicado


source
Silmara Cristina Andrade, merendeira do massacre de Suzano, foi a primeira profissional de educação a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil
Divulgação/Governo de São Paulo

Silmara Cristina Andrade, merendeira do massacre de Suzano, foi a primeira profissional de educação a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil

A merendeira Silmara Cristina Andrade, de 51 anos, foi a primeira profissional da educação a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil. Silmara trabalha na escola estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), que sofreu um atentado em 2019 .

O governo do estado de São Paulo escolheu a unidade para ser a sede da primeira vacinação da categoria, que se iniciou no estado neste sábado , como um ato simbólico. A escola foi alvo de um massacre em 13 de março de 2019, quando dois atiradores mataram oito pessoas e cometeram suicídio.

Na ocasião, Silmara, que trabalha na escola há 11 anos, foi uma das funcionárias que ajudou cerca de 50 alunos a se esconderem na cozinha. Hoje, ela foi a escolhida para ser a primeira da categoria a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no estado. “Não esperava que ia ser tão rápido. É muita emoção”, disse ela, de acordo com a Folhapress.

Veja Também:  Merendeira do massacre de Suzano é primeira profissional de educação vacinada

“É a primeira escola do Brasil, não só do estado de São Paulo, a iniciar a vacinação dos profissionais de educação na sua cidade”, disse o governador João Doria , que estava presente durante a vacinação.

Na primeira etapa de vacinação de profissionais da saúde do estado de São Paulo, 350 mil pessoas com mais de 47 anos receberão o imunizante . Dentre elas, estão secretários, auxiliares de serviços gerais, faxineiras, mediadores, merendeiras, monitores, cuidadores, diretores, vice-diretores, professores de todos os ciclos da educação básica, coordenadores pedagógicos e professores temporários.

Fonte: IG SAÚDE

Continue lendo

Saúde

Covid no Brasil: casos aumentam mais de 700% entre janeiro e março, diz Fiocruz

Publicado


source
Covid no Brasil: casos aumentam mais de 700% entre janeiro e março, diz Fiocruz
Foto: Tempura/iStock

Covid no Brasil: casos aumentam mais de 700% entre janeiro e março, diz Fiocruz

O número de casos de Covid-19 no Brasil aumentou 701,58% entre janeiro e março deste ano, segundo um boletim da Fiocruz, divulgado neste sábado (10). O número de mortes também aumentou significativamente e cresceu 468,57% no mesmo período.

Segundo o boletim, a mudança no perfil dos internados e infectados chama a atenção. “Esta mudança no perfil de casos e óbitos contribui para o aumento da pressão sobre o sistema de saúde, potencialmente prolongando o tempo médio de internação”, consta no texto.

Além disso, “já que se trata de uma população com maior circulação devido às atividades de trabalho, é importante considerar o potencial de transmissibilidade aumentado devido a esse rejuvenescimento. Portanto, este fenômeno requer atenção dos gestores para uma intensificação da adoção das medidas de mitigação, como as de distanciamento físico e social”, completa o informe da Fiocruz.

Os maiores aumentos de casos e óbitos foram registrados nas faixas etárias de 30 a 59 anos. O maior crescimento de casos da doença foi na faixa dos 30 aos 39 anos, de 1.218,33%, seguido da faixa dos 40 aos 49, de 1.217,95%. No caso do aumento do número de mortes, chama a atenção o crescimento de 872,73% na faixa etária dos 20 aos 29 anos e de 813,95% dos 30 aos 39.

Fonte: IG SAÚDE

Continue lendo

Links Úteis

Rondonópolis

Policial

Política MT

Entretenimento

Mais Lidas da Semana