conecte-se conosco


Entretenimento

Imprevisibilidade do palhaço dá força a sua representação no cinema de gênero

Publicado

It - Capítulo Dois arrow-options
Divulgação/Warner Bros.

O assustador Pennywise mobiliza conversas na cultura pop

Com “It – Capítulo Dois” dominando as bilheterias e “Coringa”, vencedor do Leão de Ouro em Veneza, no centro dos debates culturais antes mesmo da estreia, marcada para 3 de outubro, os palhaços parecem dominar completamente o cinema. O fascínio por eles na sétima arte, porém, não é novo. O próprio “IT” teve uma versão em 1990 em que Tim Curry vivia Pennywise.

Leia também: Cinco vezes que o Brasil flertou com a censura nas artes nos últimos anos

Condado Macabro arrow-options
Divulgação/Elite Filmes

O palhaço mau em cena de “Condado Macabro”

“Essa questão envolvendo o palhaço é bem interessante por causa da máscara”, advoga Diego Freitas, cineasta habituado a trabalhar com códigos e metáforas em seus curtas e que lançou seu primeiro longa-metragem, o suspense psicológico “O Segredo de Davi” , em 2018.  “Tem uma coisa por trás do arquétipo. A figura do palhaço traz essa imprevisibilidade”.

Marcos deBrito, que efetivamente usou a figura do palhaço no terror “Condado Macabro” , lançado em 2015, concorda com essa avaliação. “A figura do palhaço tem essa ambiguidade, essa coisa de quebra de expectativa que o cinema de gênero usa tão bem”, elabora a respeito da apropriação da imagem do palhaço pelo filmes de terror.

“Até por conta de ‘It’ há essa ideia do sobrenatural em volta do palhaço no gênero. Eu quis puxar mais para a realidade”, observa sobre a razão de ter inserido dois palhaços em seu slasher à brasileira. Ele conta que no curta-metragem de 1999, que originou o longa lançado em 2015, não havia os personagens dos palhaços. “Palhaço no filme de terror você já sabe que ele é culpado, mas eu quis demonstrar que no meu filme tem gente pior”.

“Condado Macabro” trabalha diversas referências ao cinema de horror norte-americano dos anos 70 e 80 e os palhaços foram uma maneira que DeBrito encontrou de abrasileirar a trama. A ideia de inserir essas figuras, admite o cineasta, veio de “A Balada do Amor e Ódio” (2011), do espanhol Alex de la Iglesia, cujo palhaço triste ficou em seu imaginário. O diretor cita o Pennywise de Tim Curry como uma figura marcante de sua formação cinéfila. DeBrito não gostou de “It – Capitulo Dois”. “Você sente a mão do estúdio querendo mais um sucesso e se preocupando menos com a qualidade”, lamenta.

Leia também: “Condado Macabro” é ótima versão brasileira de “O Massacre da Serra Elétrica”

O Coringa vem aí

Coringa arrow-options
Divulgação/Warner Bros.

Coringa promete ser paradigmático no gênero das adaptações das HQs

Se “It” é o assunto de hoje, “Coringa” é o tópico de amanhã. “Estou ansiosíssimo pelo filme”, admite Diego Freitas. “Por que esse personagem é tão fascinante? O Coringa é o caos. Ele oferece uma catarse, nos permite fugir da ordem um pouco”.

Veja Também:  Nego do Borel posta foto e faz desabafo após acidente: "Renasci"

O diretor, que considera Joaquin Phoenix um ator injustiçado, admite curiosidade por sua interpretação. “Nesse Coringa dele tão colocando uma humanidade no sentido de uma relação mais causal”. Para Freitas, esse é o papel da arte. Promover o debate, comentar os desejos, confessos ou não, da sociedade.

Freitas, que desconhecia a polêmica levantada pelo filme nos festivais de Veneza e Toronto, onde críticos apontaram “violência perturbadora” e uma “perigosa justificação da cultura incel”, subcultura heternormativa que culpa as mulheres pelo fracasso romântico ou sexual de homens, em sua maioria brancos, diz que muitos filmes foram incompreendidos em seus lançamentos, como “Clube da Luta”, “Taxi Driver” e “Laranja Mecânica”, e que o debate trazido pelo palhaço do crime é positivo.

A imprevisibilidade do Coringa é justamente um de seus aspectos mais sedutores e foi a grande característica da versão de Heath Ledger, que ganhou um Oscar póstumo pelo papel, em “O Cavaleiro das Trevas” (2008). “Lembra que ele contava uma história diferente sobre sua cicatriz para cada pessoa?”, recorda Freitas.

Leia também: Como “Coringa” pode mudar o patamar das adaptações de HQs em Hollywood

O que dá para ter como previsível é que o palhaço será uma das imagens mais marcantes do cinema em 2019.

publicidade

Entretenimento

Bolsonaro com Covid-19: o que os famosos estão falando sobre?

Publicado


source
As ações do governo Bolsonaro têm impactado o cinema nacional
Reprodução

As ações do governo Bolsonaro têm impactado o cinema nacional


Jair Bolsonaro tanto chamou a Covid-19 de “gripezinha” que, nesta terça-feira (7), ele veio a público anunciar que  testou positivo para o novo coronavírus. O assunto “Força, Covid” foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter e os internautas estavam divididos entre as reações à notícia. E os famosos também deram suas opiniões sobre o assunto.

Danilo Gentili

“Covid-19 foi a primeira coisa positiva que o presidente apresentou até o momento”, disse Danilo Gentili, que retuitou a mesma mensagem após saber do resultado positivo na manhã desta terça. O humorista ainda printou um tweet do deputado federal Eduardo Bolsonaro ao compartilhar a notícia de que o presidente estava infectado. Na imagem, o filho do presidente dizia: “Não sabia que coronavírus dava em porco também”.

O comediante não parou por aí e criticou os seguidores de Bolsonaro que reclamaram do seu tweet . “Quando Covid é com os outros: ‘E daí?’; ‘Não sou coveiro’; ‘Não sabia que Covid dava em porco’; ‘Gripezinha’. Quando é com o minto: ‘Aimmm noussa nao pode zuá heinn vamos respeitar e orar geeenteeeee, maldito fez piadaaaaa com covid do mintooooo noussa'”, escreveu.

Veja Também:  Luciana Gimenez teria maltratado ex de Felipe Araújo: "Saí arrasada"


Fernanda Paes Leme

A atriz e apresentadora não esconde seu descontentamento com o atual governo e também fez um tuíte irônico: “Bolsonaro testa positivo para coronavírus… um dos sintomas que ele apresenta é corpo mole. Nesse caso é estado normal.”

Em seguida, ela tuitou, em letras garrafais: “E DAÍ???”, fazendo referência à fala de Bolsonaro sobre as mortes na pandemia.


Bruno Gagliasso

O ator, outro que também deixa bastante claro o seu descontentamento com o governo de Bolsonaro, duvidou que o presidente realmente estivesse com a Covid-19.


Felipe Neto

Já o influenciador foi  mais moderado e disse que jamais devemos nos igualar a Bolsonaro torcendo para o mal do outro. “Torcer, ou mesmo fazer piada, pela morte do Bolsonaro, te coloca na mesma caixinha de tudo q estamos tentando destruir no Brasil”, disse. 

Felipe também chegou a ter pensamentos cospiratórios sobre o estado de saúde do presidente. “Eu não gosto de teoria da conspiração, mas………… Só eu to pensando o q eu to pensando sobre esse covid do presidente?”

Veja Também:  Nego do Borel posta foto e faz desabafo após acidente: "Renasci"

Armando Babaioff

O ator também também não está acreditando muito no diagnóstico de Bolsonaro. “Bolsonaro fez o maior estardalhaço pra não divulgar o resultado dos exames anteriores e agora faz questão de coletiva pra falar que está com covid. Quem acredita?”


Marcelo D2

Já o músico, também crítico ao governo, ainda questionou sobre o caso do Queiroz, insinuando que o diagnóstico de Covid-19 do presidente seria uma forma de tirar o foco dos escândalos do governo.


Rafinha Bastos

O humorista aproveitou a situação para tambem fazer piada, desejando forças à Covid-19. “Sinceramente… acho um absurdo que as pessoas estejam celebrando o fato do Bolsonaro ter pego Corona. É preciso ter empatia… ninguém merece passar por isso. Fica aqui o meu apoio e minhas orações. Melhoras, COVID.”



Fonte: IG GENTE

Continue lendo

Entretenimento

Rafa Kalimann revela por que sumiu das redes sociais

Publicado


source

Há alguns dias a ex-BBB Rafa Kalimann sumiu de suas redes sociais, o que fez com que alguns dos fãs da moça começassem a especular o suposto motivo para o afastamento dela. Esta coluna, inclusive, recebeu inúmeras mensagens de fãs perguntando se Rafa não estaria viajando com Caon, com quem ela vive um affair atualmente e nós já noticiamos.

Rafa Kalimann
Reprodução/Instagram

Rafa Kalimann


Pois bem. Procuramos a Rafa para saber da própria o que a levou a deixar suas redes sociais um pouco de lado.

“Não é nada demais. Eu precisava colocar o mundo no mudo um pouco, pra colocar meus pés no chão. Muita coisa aconteceu nesses últimos meses e eu não tinha parado ainda pra ficar comigo mesma. Fiquei mais conectada comigo, com a natureza e por isso eu dei uma sumidinha pra entender e digerir tudo. É importante que de vez em quando a gente faça isso. Mas não é nada demais. É só um momento mais ‘zen’ mesmo. Pra você ter uma ideia, eu não tô nem entrando nas redes sociais, nem estou muito por dentro do que está acontecendo justamente pra fazer esse detox na minha mente e gerar conteúdos melhores e ser cada vez mais eu. Tô bem”, finalizou Rafa.

Veja Também:  Rafa Kalimann revela por que sumiu das redes sociais
Fonte: IG GENTE

Continue lendo

Entretenimento

Nego do Borel posta foto e faz desabafo após acidente: “Renasci”

Publicado


source

Nego do Borel  sofreu um acidente de moto na última segunda-feira (6) no condomínio onde mora, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Depois do susto, ele contou no Instagram que teve que passar por um cirurgia, mas já foi liberado do hospital e seguirá com a recuperação em casa. 

Nego do Borel
Reprodução/Instagram

Nego do Borel recebe alta do hospital

“Na semana do meu aniversário, posso dizer que eu renasci”, começou contando Nego, que falou recentemente que quer processar os sogros , com quem nãos e dá bem. “Recebi uma segunda chance de vida. Para meus fãs, amigos e familiares, estou bem, fui recebido no hospital e muito bem atendido. Precisamos fazer uma leve operação no pé esquerdo que correu muito bem e que já já vai me deixar 100%!”, ele continuou. 

O cantor gravou alguns Stories durante a cirurgia, agradecendo a equipe médica. Ele também gravou vídeos quando já estava no quarto do hospital e foi possível perceber que ele estava acompanhado da namorada Duda Reis.

Fonte: IG GENTE

Continue lendo

Links Úteis

Rondonópolis

Policial

Política MT

Entretenimento

Mais Lidas da Semana