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Lamborghini Countach completa 50 anos

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Lamborghini Countach: clássico da marca italiana foi um marco na história do automóvel pelas linhas ousadas
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Lamborghini Countach: clássico da marca italiana foi um marco na história do automóvel pelas linhas ousadas

Após a  Lamborghini comemorar 50 anos do seu esportivo Miura na cobiçada versão SV , lançada em 1971, a marca aproveitou para celebrar outro modelo de muito sucesso e que certamente já foi pôster de muitos adolescentes dos anos 70: o   Countach .

O cupê italiano foi apresentado oficialmente no dia 11 de março de 1971 como carro-conceito durante a mostra do Salão Automóvel de Genebra , na Suíça. Atraindo a atenção de todos os visitantes, o sucesso era inevitável, graças às linhas futurísticas para a época e ao mesmo tempo tradicionais que traziam o DNA da casa de Sant’Agata Bolognese.

O Countach foi projetado por  Marcello Gandini , do estúdio  Bertone , o mesmo estúdio que desenhou o  Lamborghini Miura e sua característica principal era a silhueta bastante proeminente. A carroceria era larga e baixa, e seu traços era caracterizado pelo perfil angular da carroceria e pelas linhas retas.

As portas tesoura abriam-se para cima e para frente, para auxiliar nas manobras com o carro, considerando que a área envidraçada na traseira era quase nula. Graças a essa “manobra” no projeto, essas portas continuaram sendo usadas em modelos posteriores e se tornou uma referência até nos modelos mais atuais.

Em 1974, chegava o conceito LP 5000 , um carro muito diferente do primeiro projeto “Countach” e que contava com uma estrutura de plataforma em vez de um tubular, e tinha um motor de 12 cilindros de 4971 cc que era único. As entradas de ar do motor receberiam um design de guelras de tubarão e uma sofisticada instrumentação eletrônica interna.

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O esportivo atingia a velocidade final de incríveis 300 km/h, graças aos 440 cv de potência e o torque máximo de 50,78 kgfm, disponibilizados a 5000 rpm. Pesava apenas 1130 kg, o que conferia uma excelente relação de peso-potência de 2,56 kg/cv. Bob Wallace, o piloto de testes-chefe da Lamborghini , usou o carro para testes de estrada e no início de 1974, o mesmo protótipo foi usado para testes de colisão necessários para a homologação do carro de produção.

No entanto, o primeiro modelo comercial do Countach foi o LP 400 . Na motorização, contava com um poderoso V12 de 4.0 litros (3929 cc), cuja primeira unidade foi vendida a um australiano. Tratava-se da versão LP 400 , que significava “Longitudinale Posteriore” (italiano para a posição longitudinal traseira) e 400 , nome comercial sem o último zera referente ao deslocamento do motor 3929 cc , ou arredondando para 4000 .

No Salão  do Automóvel de Genebra 1978, surgia o LP400S cuja mudança principal foi a introdução de pneus Pirelli P7 e pneus mais largos. Com essa alteração, segundos os engenheiros da marca, houve uma grande melhora na dirigibilidade do carro, deixando o LP400 padrão um carro muito mais ágil.

Com a adoção do jogo de pneus, os para-lamas sofreram leves alterações para poder abrigá-los. Outra mudança sútil ocorreu nos para-choques que ganharam spoilers para aumentar o desempenho aerodinâmico.  Por falar nisso, o cupê passaria a ser oferecido opcionalmente com um enorme aerofólio.

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De 1974 a 1990, um total de 1.999 unidades do Countach foram construídas em cinco séries diferentes. Foi um modelo que influenciou uma geração inteira, ao mesmo tempo que proporcionou à Lamborghini a capacidade de sobreviver aos anos mais difíceis da história da empresa e entrar permanentemente nos corredores da lenda.

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Curiosidades

Projeto teve participação do estúdio Bertone
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Projeto teve participação do estúdio Bertone

COUNTACH > Foi um dos poucos nomes que a fábrica batizou seus carros e que não tinha referência à touro, uma paixão de Ferrucio Lamborghini. O nome refere-se ao termo do dialeto piemontês, falado na região ao noroeste da Itália, e que significa esplêndido, magnifico.

Lamborghini Countach 50 anos
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Lamborghini Countach 50 anos

LAMBO DOORS > As portas tesouras do Lamborghini Countach , de Marcelo Gandini, surgiram por causa do chassi tubular que ocupava espaço, e como o projeto ditavam portas amplas, dificultando o acesso a vagas apertadas, a solução veio das dobradiças horizontais.

Lamborghini LM002 vinha com um V12 emprestado do Countach
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Lamborghini LM002 vinha com um V12 emprestado do Countach

LAMBORGHINI LM002 > Bem antes do Cayenne romper a tradição da Porsche com esportivos, em 1986 a Lamborghini fez o LM002 , um jipão de rua com o V12 do Countach . A ideia era restringi-lo ao uso militar, o que não aconteceu. Pouco mais de 300 foram feitos, e quem diria que hoje teríamos o Urus.

esportivo nacional Hofstetter tinha clara inspiração no Lamborghini Countach
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esportivo nacional Hofstetter tinha clara inspiração no Lamborghini Countach

HOFSTETTER > Idealizado pelo jovem Mário Hofstetter, o cupê surpreendeu nos anos 80 graças ao visual futurista, iguais ao do Lamborghini Countach . Da previsão de construir 30 unidades, só 18 foram feitas devido ao preço equivalente a três Gol GT .

Lamborghini Z1A podia
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Lamborghini Z1A podia “andar” na água

Z1A > O Z1A foi o primeiro Lamborghini anfíbio e era baseado no modelo Countach , feito pela SeaRoader, uma empresa inglesa de engenharia especializada. A esquisitice possui dois propulsores V8 Rover , um hidrofólio dianteiro, suspensão ajustável e sistema hidráulico que recolhe as rodas o Z1A para uso na água.

Fonte: IG CARROS

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Valtteri Bottas coloca Mercedes-AMG GT à venda por R$ 1,2 milhão

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Mercedes-AMG GT S de Valtteri Bottas está à venda em Helsinki, capital da Finlândia
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Mercedes-AMG GT S de Valtteri Bottas está à venda em Helsinki, capital da Finlândia

Você já sonhou em ser dono de um carro que pertenceu a um piloto de Fórmula 1 ? Isso será possível para o milionário  que estiver disposto a desembolsar uma fortuna pelo Mercedes-AMG GT S que Valtteri Bottas colocou à venda na Finlândia. 

O piloto anunciou o superesportivo da equpe que defende na Fórmula 1 pela bagatela de 190 mil euros, valor que ultrapassa R$ 1,2 milhão na cotação atual. O site de classificados online Tori Autot consta que o veículo de ano 2018 encontra-se na capital do país, Helsinki, com apenas 16 mil quilômetros rodados. 

O Mercedes-AMG GT S tem motor 4.0 V6 capaz de desenvolver 510 cv de potência a 6.250 rpm e 66,3 kgfm de torque a 1.750 rpm. O câmbio é automatizado de sete velocidades, proporcionando ao esportivo alemão de tração traseira capacidade para acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. 

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O superesportivo é muito bem equipado, integrando sistema de frenagem de emergência, seis airbags, sistema de aquecimento do volante e controle de largada. 

Fonte: IG CARROS

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BMW S 1000 RR ganha pacote M Carbon por R$ 147.500

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BMW S 1000 RR é uma das motocicletas mais caras produzidas no Brasil hoje em dia
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BMW S 1000 RR é uma das motocicletas mais caras produzidas no Brasil hoje em dia

A BMW Motorrad anuncia a chegada do pacote M Carbon para a esportiva S 1000 RR . Entre outras mudanças, o modelo aposta em mais peças de fibra de carbono para a redução do peso, melhorando a performance e a pilotagem. A rede de concessionárias já aceita pré-reservas para a versão produzida em Manaus (AM) por R$ 147.500.

Os componentes Premium M Carbon em fibra de carbono da S 1000 RR são: capa da corrente e do pinhão, carenagens superiores e para-lamas dianteiro e traseiro. Isso proporciona a redução de 3,5 kg, garantindo relação peso potência de mais de 1 cv por kg.

A S 1000 RR tem motor de quatro cilindros capaz de desenvolver 207 cv de potência a 13.500 rpm e 11,3 kgfm de torque a 11.000 rpm. O câmbio é automático, de seis marchas, com acerto esportivo para privilegiar altas faixas de rotação.

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A BMW destaca que apesar da potência, a S 1000 RR é uma motocicleta fácil de controlar no uso diário. O chassi conta com novo braço oscilante, mais leve e capaz de aplicar a força de forma otimizada. O flex-frame também ficou mais leve, oferecendo maior liberdade de movimento por conta do posicionamento dos joelhos.

O pacote ainda inclui cores exclusivas da BMW , rodas em fibra de carbono, controle de suspensão ativa, seletor de modos de pilotagem, manoplas aquecidas, monitoramento da pressão dos pneus e controle eletrônico de velocidade.

Fonte: IG CARROS

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Peugeot 2008 ganha nova versão Skywalker na linha 2021

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Peugeot 2008 Skywalker traz detalhes alusivos à franquia 'Star Wars', sucesso nos cinemas de todo o mundo
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Peugeot 2008 Skywalker traz detalhes alusivos à franquia ‘Star Wars’, sucesso nos cinemas de todo o mundo

A Peugeot anuncia a chegada do novo 2008 Skywalker , versão especial alusiva à franquia ‘Star Wars’, limitada em 310 unidades. Com base na versão Griffe, o SUV com preço sugerido de R$ 121.990 é recheado de detalhes que remetem aos sucessos de bilheteria da Lucasfilm.

Na comparação com o modelo Griffe , o 2008 Skywalker traz apenas mudanças estéticas. Os para-lamas dianteiros levam o símbolo da Aliança Rebelde, enquanto a tampa do porta-malas conta com a insígnia alusiva à versão na fonte original.

As rodas de liga leve ganham novas pinturas que imitam titânio, na tonalidade cinza escuro. As maçanetas seguem o mesmo padrão. Por dentro, a Peugeot aposta em tapetes exclusivos com o nome da versão bordado. Acabamento das portas, console central e a parte frontal de todo o painel são outra exclusividade da série especial Skywalker em relação à versão Griffe.

A série especial será vendida exclusivamente com motor 1.6 THP que pode desenvolver 173 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de seis velocidades. Segundo a Peugeot , o 2008 Skywalker pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos.

O pacote inclui piloto automático, limitador de velocidade, faróis com DRL de LED, airbags frontais e laterais, Isofix para fixação de assentos infantis e central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto .

A nova geração do Peugeot 2008 era para ser fabricada na Argentina, mas até agora o assunto está engavetado. Um  novo SUV compacto da Citroën feito em Porto Real (RJ) será lançado no fim do ano, com aspecto simples. 

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Fonte: IG CARROS

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