O Art. 7o também ressalta que “qualquer espécie de bens suscetíveis de avaliação em dinheiro” pode ser usada no capital social.
Bitcoin e outras criptomoedas podem ser avaliados em termos de moeda fiduciárias . Portanto, não existe impedimento para seu uso.
Especialista fala sobre ofício
José Domingues da Fonseca é advogado e fundador da Universo Cripto. Além disso, ele é idealizador do BitCast , podcast sobre criptomoedas e blockchain.
Para o especialista, o ofício não se trata de uma autorização:
“Como todos sabem, não existe, nas normas brasileiras, qualquer proibição ao uso de criptoativos. Assim, sendo lícita a sua utilização, bem como, à luz do que está disposto no Código Civil (art. 997), é perfeitamente factível que qualquer criptoativo (até mesmo uma stablecoin, por exemplo) seja utilizado na contribuição ao capital social de uma empresa.
Sinceramente, o recente ofício do DREI não trouxe nenhuma novidade, isto porque, já existem empresas que tiveram seu capital integralizado com criptoativos – eu inclusive já realizei uma operação nesse sentido. Há outros colegas que também realizaram esse tipo de operação e obtiveram êxito sem depender de nenhuma chancela especial.
Nesse sentido, tendo em vista que a permissão da Lei, ouso discordar de daqueles – até mesmo de colegas juristas – que consideraram as recentes declarações como ‘autorizações’ ou ‘permissões’ da JUCESP ou DREI, uma vez que esses órgãos (Juntas Comercias e DREI) não possuem essa atribuição.
Logicamente, também não posso deixar de comemorar esse entendimento do DREI, uma vez que, agora, todas as Juntas Comerciais do Brasil estão cientes dessa interpretação do DREI e, teoricamente, não devem apresentar qualquer óbice.”
MicroStrategy brasileira?
A notícia traz uma maior segurança jurídica para o mercado. Com a nota, as empresas podem se sentir mais seguras para investir em criptomoedas.
Dessa forma, elas podem usá-las inclusive como parte de seu caixa. O que permitiria estratégias como a da empresa norte-americana MicroStrategy , que aplicou parte do seu caixa em Bitcoin.
Com o aumento da popularização do Bitcoin, talvez vejamos alguma empresa brasileira seguir a mesma estratégia.