conecte-se conosco


Economia

Ministério da Economia autoriza uso de Bitcoin para investimentos em empresas

Publicado


source
undefined
Luciano Rocha

Ministério da Economia permite uso de Bitcoin para integrar capital social

O Ministério da Economia esclareceu dúvidas sobre o uso do Bitcoin no capital social das empresas brasileiras. O esclarecimento foi realizado através do Ofício Circular 4108/2020.

Segundo o ministério, a dúvida partiu da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

A Junta soliciou esclarecimentos “acerca da possibilidade de utilização de criptomoedas (ou moedas digitais/virtuais) como meio de pagamento de operações societárias e integralização de capital de sociedades “.

Especificamente, a junta elaborou três questionamentos:

  1. Qual seria a natureza jurídica das criptomoedas: (I) uma moeda, (II) um valor mobiliário, (III) um bem incorpóreo, este com ou sem valor econômico?
  2. Haveria vedação legal para integralização de capital com criptomoedas?
  3. Quais as formalidades que as Juntas Comerciais devem observar, para fins de operacionalizar o registro dos atos societários que eventualmente envolverem o uso de criptomoedas?

Natureza das criptomoedas

A nota, assinada por Amanda Mesquita Souto e André Luiz Santa Cruz Ramos, esclarece os questionamentos. Sobre a primeira pergunta, ela ressalta respostas anteriores dadas por outros órgãos governamentais.

“As chamadas moedas virtuais não se confundem com a ‘moeda eletrônica’ de que tratam a Lei 12.865/2013 , e sua regulamentação infralegal”, diz a nota.

Veja Também:  Auxílio emergencial tem novos pagamentos nesta semana, penúltima do calendário

Sobre a natureza jurídica das criptomoedas, a nota esclarece com a posição da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Segundo a CVM , “tais ativos virtuais, a depender do contexto econômico de sua emissão e dos direitos conferidos aos investidores, podem representar valores mobiliários, nos termos do art. 2o da Lei 6.385/1976”.

Uso no capital social

O ponto mais importante foi a respeito do uso de criptomoedas como parte do capital social. Segundo o Ministério, não existem proibições acerca desse uso.

“No tocante ao segundo questionamento, não há nenhuma vedação legal expressa para a integralização de capital com criptomoedas”, diz a nota.

A postura vai de acordo com o Art. 997 Inciso III do Código Civil . A lei afirma que “o capital da sociedade, expresso em moeda corrente, podendo compreender qualquer espécie de bens, suscetíveis de avaliação pecuniária “.

O Art. 7o também ressalta que “qualquer espécie de bens suscetíveis de avaliação em dinheiro” pode ser usada no capital social.

Bitcoin e outras criptomoedas podem ser avaliados em termos de moeda fiduciárias . Portanto, não existe impedimento para seu uso.

Especialista fala sobre ofício

José Domingues da Fonseca é advogado e fundador da Universo Cripto. Além disso, ele é idealizador do BitCast , podcast sobre criptomoedas e blockchain.

Para o especialista, o ofício não se trata de uma autorização:

“Como todos sabem, não existe, nas normas brasileiras, qualquer proibição ao uso de criptoativos. Assim, sendo lícita a sua utilização, bem como, à luz do que está disposto no Código Civil (art. 997), é perfeitamente factível que qualquer criptoativo (até mesmo uma stablecoin, por exemplo) seja utilizado na contribuição ao capital social de uma empresa.

Veja Também:  Os modelos de aeronaves que a GOL já utilizou nos seus 20 anos

Sinceramente, o recente ofício do DREI não trouxe nenhuma novidade, isto porque, já existem empresas que tiveram seu capital integralizado com criptoativos – eu inclusive já realizei uma operação nesse sentido. Há outros colegas que também realizaram esse tipo de operação e obtiveram êxito sem depender de nenhuma chancela especial.

Nesse sentido, tendo em vista que a permissão da Lei, ouso discordar de daqueles – até mesmo de colegas juristas – que consideraram as recentes declarações como ‘autorizações’ ou ‘permissões’ da JUCESP ou DREI, uma vez que esses órgãos (Juntas Comercias e DREI) não possuem essa atribuição.

Logicamente, também não posso deixar de comemorar esse entendimento do DREI, uma vez que, agora, todas as Juntas Comerciais do Brasil estão cientes dessa interpretação do DREI e, teoricamente, não devem apresentar qualquer óbice.”

MicroStrategy brasileira?

A notícia traz uma maior segurança jurídica para o mercado. Com a nota, as empresas podem se sentir mais seguras para investir em criptomoedas.

Dessa forma, elas podem usá-las inclusive como parte de seu caixa. O que permitiria estratégias como a da empresa norte-americana MicroStrategy , que aplicou parte do seu caixa em Bitcoin.

Com o aumento da popularização do Bitcoin, talvez vejamos alguma empresa brasileira seguir a mesma estratégia.

publicidade

Economia

LATAM transporta mais de 50 toneladas de insumos para Manaus

Publicado


source

Contato Radar

undefined
Gabriel Araújo

LATAM transporta mais de 50 toneladas de insumos para Manaus

A LATAM Brasil, através do programa Avião Solidário, realizou na madrugada de sábado (16) o transporte de 52 toneladas de insumos médicos para combate da Covid-19 em Manaus.

De acordo com a companhia, os equipamentos foram transportados no voo LA3270 – que decolou de São Paulo (GRU) às 00h10 de ontem (16) e pousou às 03h28 em Manaus (MAO) – e serão enviados para cinco hospitais da capital amazonense.

Esteja informado: clique aqui  e leia mais notícias de aviação!

Você viu?

Até a última sexta-feira (15), a companhia já havia realizado quatro voos em parceria com o Governo do Amazonas, a pedido do Ministério da Saúde, totalizando o transporte de 805 cilindros de oxigênio e 80 respiradores para apoio à saúde pública.

alt
959 cilindros de oxigênio seguiram no Avião Solidário da LATAM com destino a Manaus. Foto: LATAM

O post LATAM transporta mais de 50 toneladas de insumos para Manaus apareceu primeiro em Contato Radar – Notícias de aviação .

Veja Também:  Mega-Sena sorteia R$ 13 milhões; veja os números sorteados

Continue lendo

Economia

Azul transporta usinas de produção de oxigênio para Manaus

Publicado


source

Contato Radar

undefined
Gabriel Araújo

Azul transporta usinas de produção de oxigênio para Manaus

A Azul realizou neste domingo (17) o transporte de sete usinas de produção de oxigênio. Das sete unidades, uma capaz é de produzir 33m³ de oxigênio por hora, outra é capaz de produzir 17m³/hora, e as demais produzem 13m³/hora.

A carga enviada pelo Ministério da Saúde partiu do Rio de Janeiro (GIG) com destino a Manaus (MAO) cumprindo o voo AZU9902. A operação foi realizada pelo Boeing 737-400F da Azul Cargo.

Esteja informado: clique aqui  e leia mais notícias de aviação!

Você viu?

“Nossa intenção é ajudar o Brasil e os brasileiros e não mediremos esforços para oferecer apoio logístico no transporte de matérias para o combate à pandemia”, destaca John Rodgerson, presidente da Azul.

O post Azul transporta usinas de produção de oxigênio para Manaus apareceu primeiro em Contato Radar – Notícias de aviação .

Veja Também:  Auxílio emergencial tem novos pagamentos nesta semana, penúltima do calendário
Continue lendo

Economia

Eastern adia início dos voos para Belo Horizonte

Publicado


source

Contato Radar

undefined
Raphael Magalhães

Eastern adia início dos voos para Belo Horizonte

Após iniciar as vendas dos voos para o seu novo destino na América do Sul, a companhia aérea norte-americana Eastern postergou o início das três rotas, prevista para Março. Dessa forma, Belo Horizonte (CNF) passará a contar com os voos da empresa apenas no fim do mês de Maio.

Com a alteração, o começo dos voos que ligarão a capital mineira à Boston (BOS), Nova York (JFK) e Miami (MIA), será realizado apenas no dia 31/05. Na ocasião, o Boeing 767 da empresa realizará o voo inaugural entre Massachusetts e Minas Gerais.

Esteja informado: clique aqui e leia mais notícias de aviação!

Ademais, Nova York (JFK) e Miami (MIA) serão as próximas rotas inauguradas, respectivamente nos dias 01 e 02/06. As alterações já foram realizadas nos canais de venda da empresa, que continua comercializando normalmente a rota a partir da nova data.

Você viu?

Além disso, vale lembrar que cada rota receberá duas frequências semanais, que partirão de Belo Horizonte (CNF) nos seguintes dias:

  • Boston (BOS): Quintas e Domingos
  • Miami (MIA): Segundas e Sextas
  • Nova York (JFK): Terças e Sábados
Veja Também:  Auxílio emergencial tem novos pagamentos nesta semana, penúltima do calendário

O post Eastern adia início dos voos para Belo Horizonte apareceu primeiro em Contato Radar – Notícias de aviação .

Continue lendo

Links Úteis

Rondonópolis

Policial

Política MT

Entretenimento

Mais Lidas da Semana