A necessidade de buscar o desenvolvimento de equipes e profissionais faz com que as empresas desenvolvam novas técnicas de aperfeiçoamento e treinamento. Por isso, entender o que gamificação é essencial para crescer um negócio.
De modo geral, utilizando técnicas do entretenimento e de jogos, aliado a um software para gestão de processos, o objetivo é engajar mais os colaboradores. Portanto, impacta diretamente no rendimento diário e aumento da produtividade e dos resultados.
Nesse sentido, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre o que é gamificação. Entenda como ela funciona, quais suas vantagens e o passo a passo de como implementar na sua empresa.
O que é gamificação?
De modo geral, a Gamificação é um termo originado na língua inglesa, mais precisamente gamification. Pode ser caracterizado como a implementação de técnicas dos games a situações cotidianas do universo corporativo ou da vida pessoal.
Portanto, é a utilização dos métodos dos jogos para tornar os processos de aprendizado mais simples. Além disso, a gamificação pode ser desenvolvida em diferentes áreas como educação, marketing e saúde.
Com isso, de maneira direta é a tentativa de engajar e gerar audiência. Ela tem o objetivo de tornar a rotina menos entediosa. Ou seja, transforma pequenas tarefas em atividades com melhor desempenho, incentivando através de resultados, metas e prêmios.
Funciona como se fossem fases de um jogo, as tarefas passam a ser repartidas e a cada nova fase os colaboradores podem ter alguma recompensa pré-estabelecida. Essa iniciativa busca incentivar a execução mais rápida e assertiva.
O que é gamificação nas empresas?
A gamificação é muito importante para o desenvolvimento de um negócio e pode ser desenvolvida em diferentes stakeholders. Ou seja, existem aplicações para atrair e envolver tanto os consumidores quanto os colaboradores.
Com isso, o processo da gamificação com os consumidores têm o objetivo de aproximar a marca dos clientes. Logo, proporcionar um melhor entendimento sobre os produtos e serviços oferecidos, aumentando a fidelização e a constância de compras.
Portanto, a gamificação pode ser muito importante para tornar uma empresa mais competitiva, garantindo uma quantidade maior de clientes ativos. No ambiente interno, a gamificação tem o objetivo de motivar e engajar os colaboradores.
Ou seja, tem a função de tornar um ambiente mais saudável e produtivo, fazendo com que a equipe tenha uma maior admiração pela marca. Com colaboradores mais envolvidos é possível conquistar melhores resultados e atrair mais clientes.
3 elementos fundamentais da gamificação
Agora que você já entende o que é gamificação e que ela utiliza a metodologia dos jogos para desenvolver o aprendizado e resultado, confira 3 elementos fundamentais. Embora existam outras maneiras de aplicação, esses 3 elementos são os mais comuns em jogos.
Storytelling
A técnica de storytelling é essencial para tornar um jogo atrativo ou não. A partir dela os jogadores se impactam com as narrativas e buscam interagir com o jogo. Portanto, é o ato de contar histórias e estimular os profissionais de uma empresa.
Sendo assim, essa estratégia tem o objetivo de engajar e estimular os colaboradores para um resultado em comum. Com as metas e um ambiente mais saudável criado é possível desenvolver e atingir os próximos 2 elementos.
Recompensa
O método da recompensa é bastante comum nos jogos, certo? Ou seja, quando o jogador conquista alguma fase ou executa uma tarefa ele recebe algo em troca. Portanto, a recompensa no ambiente corporativo é extremamente benéfica.
De modo geral, ela estimula o melhor desempenho individual e coletivo. Essa recompensa precisa estar alinhada com as estratégias definidas pela empresa, mas podem ser promoções, bônus salarial, day offs ou qualquer outra ação que estimule os colaboradores.
É muito importante que as recompensas sejam determinadas antes da realização das etapas ou atividades e que as possibilidades sejam iguais para todos os colaboradores. Caso contrário, a pessoa pode se sentir desprestigiada.
Pontos
Os pontos também podem servir como recompensa, à medida que os colabores atingem tais metas, acumulam pontos para uma recompensa ainda maior no futuro. Além disso, essa estratégia é ótima para evidenciar a evolução de cada profissional.
A pontuação é fundamental para gerar uma competição saudável entre os colaboradores, o que torna a produtividade da empresa muito melhor. Com isso, a relação entre os profissionais se acentua e todos buscam apresentar o melhor resultado possível.
Benefícios de entender o que é gamificação
Com as informações apresentadas até aqui, fica evidente a importância da gamificação para o desenvolvimento de uma empresa. Por isso, um dos benefícios principais desse processo é a motivação dos colaboradores.
Afinal, todas as atividades ficam mais explicadas e os profissionais sabem o que deve ser feito diariamente para atingirem melhores resultados individuais e coletivos. Com isso, a produtividade dentro da empresa melhora consideravelmente.
No sentido do benefício externo, a gamificação é extremamente benéfica para a atração e fidelização dos clientes. Para isso, pode utilizar os mesmos programas de pontos, benefícios e recompensas para os clientes mais assíduos.
Passo a passo de como aplicar a gamificação
Como qualquer implementação de novo processo, o primeiro passo é identificar o problema que precisa ser solucionado. Após esse entendimento, é preciso desenvolver a solução para o problema.
O terceiro passo é entender as metas e estratégias que servirão de base para a melhoria dos resultados obtidos até então. Ou seja, elaborar o que precisa ser feito e como será feito para direcionar a empresa em uma nova direção.
Depois é preciso investir em treinamento e explicação das novas etapas e atividades para os colaboradores. É fundamental que eles tenham um tempo de adaptação e tenham canal aberto para tirar dúvidas.
Por fim, invista na monitoração dos resultados. Com isso, fica fácil verificar alguns erros de aplicação ou de determinada equipe, tornando o processo mais assertivo.
Conclusão
Ao longo do texto, você entendeu o que é gamificação e sua importância para o desenvolvimento competitivo de uma empresa.
A partir de técnicas de jogos a empresa é capaz de estimular e engajar tanto colaboradores quanto clientes.
Logo, uma maneira de tornar os rendimentos da marca mais satisfatórios e proporcionar um ambiente de trabalho mais harmonioso. Inclusive, diminui o índice de turnover e aumenta a possibilidade de crescimento profissional dentro da empresa.