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Nissan tem plano para se separar da Renault, diz jornal

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Tensão entre as marcas emergiu após escândalos envolvendo o ex-presidente da aliança, Carlos Ghosn

Conforme apurado pelo jornal americano Financial Times , executivos da Nissan contam com um plano secreto para romper a aliança de mais de 20 anos com a Renault . Caso seja concretizada, a divisão prevê que as marcas se tornariam totalmente independentes em engenharia e manufatura. A reportagem ainda aponta que a relação entre as fabricantes se desgastou após os escândalos envolvendo o ex-presidente Carlos Ghosn.

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Fontes internas consultadas pelo Financial Times afirmam que a parceria entre Renault e Nissan é tóxica, constatando também que a marca francesa prejudica o grupo japonês – também composto por Datsun e Infiniti.

Com volume agregado de 10 milhões de automóveis emplacados por ano, o divórcio entre Renault e Nissan vai contra uma nova tendência de mercado onde fabricantes estão cada vez mais próximas. Em dezembro último, FCA e PSA assinaram um acordo de fusão com volume anual de 8,7 milhões de unidades. A integração total deverá acontecer no fim do ano, ou no começo de 2021.

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Carlos Tavares, da PSA, e Mike Manley, da FCA, durante a formalização do acordo de fusão

Volkswagen e Ford também oficializaram a nova parceria global em janeiro de 2019, durante o Salão de Detroit (EUA). De acordo com as partes, o acordo tem o objetivo de melhorar a competitividade com inovações e novos serviços aos clientes, com amplo empenho na categoria de veículos autônomos e elétricos. O primeiro produto também está confirmado, e será uma picape média prevista para chegar em meados de 2022. Em seguida, minivans e outros veículos comerciais serão lançados em conjunto na Europa.

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A aliança Renault-Nissan-Mitsubishi se tornou a maior joint automotiva do mundo, com 10,7 milhões de emplacamentos agregados em 2018. Na segunda colocação, surge o Grupo Volkswagen com 10,6 milhões, seguido de perto pela Toyota e seus 10,5 milhões. Um eventual rompimento entre Renault, Nissan e Mitsubishi poderia alterar completamente os rumos que a indústria vem tomando ao longo da última década.

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Fonte: IG Carros
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Fábrica da GM celebra produção de 4 milhões de carros e revela Onix laranja

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Novo Onix, novidade, que tem a missão de emplacar novos recordes, fica à frente da celebração na fábrica da Chevrolet

A GM celebra celebra um marco importante na produção de sua fábrica da Chevrolet, em Gravataí (RS). Inaugurada em julho de 2000, com a estréia do Celta, hoje a planta completa 4 milhões de unidades produzidas. Constantemente modernizada ao longo de todos esses anos, só no ano passado recebeu R$ 1,4 bilhão para o início de uma nova linha de montagem. Com isso, hoje é operante em três turnos e fabrica mais de 60 unidades por hora. É com esse clima de celebração que o novo Onix Premier chega na edição especial com pintura laranja.

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Onix na cor laranja finalizando seu processo de montagem,

“A nossa fábrica da Chevrolet em Gravataí é a mais produtiva do mundo. Não é à toa que ela produz o carro mais vendido da América do Sul, o Onix, e que está há mais de quatro anos na liderança absoluta do mercado brasileiro. Para mim, é uma honra estar presente com a equipe para celebrarmos juntos o carro número quatro milhões”, comenta Marina Willisch, vice-presidente de Relações Governamentais e Comunicação da GM América do Sul. Vale lembrar, como curiosidade, que a unidade têm conseguido uma média de 500 mil carros a cada dois anos.

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Vista aérea do complexo de Gravataí (RS)

Desde a chegada do novo Onix e da linha 2020, a fábrica da Chevrolet recebeu um novo edifício, que já traz a modernização dos processos produtivos. Nele, está a moldagem dos pára-choques, que utiliza injeção de polímeros. De modo a realizar o controle de maneira mais eficiente, passou por um processo de digitalização em várias áreas, incluindo simulações de volume de produção da linha. Foram instalados ainda softwares de controle de produção e integração dos sistemas que controlam os parâmetros de produção, garantindo que cada parafuso tenha o torque exato, por exemplo.

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Confira um resumo da história do complexo produtivo da GM em Gravataí:

17/03/1997 – Anúncio do município de Gravataí como sede do Complexo da GM
20/07/2000 – Inauguração oficial do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (CIAG)
02/09/2000 – Lançamento do Chevrolet Celta
20/05/2005 – Produção do Celta 500.000
01/10/2006 – Lançamento do Chevrolet Prisma (1ª ampliação da planta)
20/05/2008 – Produção do carro 1 milhão
09/06/2010 – Início oficial das obras do Projeto Onix (2ª ampliação da planta)
27/08/2010 – Produção de 1,5 milhão de veículos
30/10/2012 – Lançamento do Chevrolet Onix hatchback
13/12/2012 – Produção do veículo 2 milhões
26/02/2013 – Lançamento do novo Chevrolet Prisma
16/07/2013 – Lançamento dos Chevrolet Onix e Prisma com opção de transmissão automática
25/07/2014 – Produção de 2,5 milhões de veículos
20/07/2015 – Aniversário de 15 anos do Complexo Industrial de Gravataí
27/07/2016 – Lançamento do Onix Activ
05/08/2016 – Lançamento do Onix Joy
24/08/2016 – Produção do veículo 3 milhões
14/03/2017 – Onix foi o carro mais vendido da América Latina em 2016
05/05/2017 – GM lança Onix Effect
03/08/2017 – Anúncio investimento R$ 1,4 bilhão
18/07/2018 – Produção de 3,5 milhões de veículos
20/07/2018 – Aniversário de 18 anos da fábrica de Gravataí

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Fonte: IG Carros
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Carros elétricos da Fiat e da Jeep podem ser carregados na tomada de casa

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Carros elétricos da FCA: Jeep Renegade 4xe (foto) e outros vão marcar os investimentos da fabricante no futuro

Os carros elétricos e híbridos da FCA – Fiat Chrysler Automóveis – estão chegando ao mercado muito rapidamente, inclusive no Brasil, em breve, conforme já anunciou o CEO da empresa para a América do Sul, Antonio Filosa. O mais importante é que a FCA está apresentando um sistema de carregamento de seus carros usando uma simples tomada caseira, o que também deve chegar ao Brasil junto com os modelos elétricos.

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A partir de agora, carregar carros elétricos ou híbridos em casa não é mais um problema. Com o Easy Wallbox, fabricado pela Engieeps exclusivamente para a Fiat Chrysler Automobiles, você pode recarregar imediatamente o novo carro que acabou de sair de uma concessionária, sem alterações em seu sistema elétrico. O novo dispositivo de carregamento Engieeps é plug-and-play – como um eletrodoméstico – e é imediatamente funcional, um requisito essencial para a disseminação da eletrificação doméstica.

Para mostrar o dispositivo para facilitar o entendimento de sua facilidade de instalação e uso, a FCA e o Engieeps levaram um Jeep Renegade 4xe e um Easy Wallbox para um local onde um carro eletrificado e seu sistema de carregamento não seriam esperados: o belo cenário do Piana di Vigezzo, na Itália (no vale de mesmo nome, no alto de Verbano Cusio Ossola), a uma altitude de quase 1.800 metros. Esta é a estação de chegada do teleférico contínuo mais longo da Europa.

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Após uma subida e descida totalmente segura e fácil de uma encosta íngreme no modo elétrico, o Jeep Renegade 4xe foi conectado a um Easy Wallbox, instalado próximo à estação de teleférico superior, com um panorama deslumbrante dos Alpes.

Zero emissões

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Sistema de recarga é prático. Basta plugar o carregador na tomada de casa. O Wallbox é um acessório que facilita

Carlalberto Guglielminotti, CEO da Engieeps, disse durante a conferência de imprensa para apresentar o dispositivo: “Queremos demonstrar que nenhum obstáculo é demais para o Jeep e que ele pode ser totalmente recarregado usando a tecnologia Easy Wallbox, mesmo em grandes altitudes, em um refúgio de montanha e em temperaturas abaixo de zero ”. O Easy Wallbox pode operar plug-and-play sem modificações, através de um simples soquete de até 2,2 kW. Também com uma linha de energia dedicada, o Easy Wallbox opera em até 7,4 kW: para carregar seu carro mais rapidamente sem precisar comprar outro dispositivo.

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O Easy Wallbox é instalado com dois plugues de parede, se conecta facilmente à rede elétrica e significa que você pode recarregar as baterias do carro sem exceder o contrato de energia ou os limites regulamentares. Além disso, com um eletricista apenas precisando realizar uma intervenção não invasiva, o dispositivo usa apenas a energia disponível em sua casa em tempo real, evitando o risco de apagões. “Easy Wallbox, foi patenteado pela Engieeps, exclusivamente para a os carros híbridos e elétricos da FCA .

O produto foi projetado e fabricado inteiramente na Itália. É a única wallbox operando com até 2,2kW que não precisa ser configurada pelo instalador ou eletricista, é o resultado do trabalho de cerca de 100 engenheiros e pesquisadores da Engieeps, que, juntamente com a Politécnica de Turim e Milão, há mais de 15 anos ajudam a tecnologia italiana a alcançar a excelência reconhecida mundialmente.

Em breve, vários carros elétricos e híbridos: do Fiat Panda e 500 Hybrid já à venda ao Jeep Renegade e Compass PHEV na primeira metade do ano, aos novos 500 e Ducato totalmente elétricos, que virão mais tarde. Eles são o primeiro passo fundamental em uma estratégia abrangente e desenvolvida, uma nova maneira de conceber a mobilidade que coloca o ambiente no centro sem perder de vista os requisitos dos clientes.

Fonte: IG Carros
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Harley-Davidson Softail Standard é relançada após 13 anos de ausência

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Harley-Davidson Softail Standard retorna para compor a linha das mais em contas da marca

Desde 2007, a Harley-Davidson Softail Standard está fora de produção. Entretanto, eis que a fabricante norte-americana revela o modelo 2020, que marca o seu retorno. O modelo chega com muitos cromados, rodas raiadas, banco baixo e guidão alto, além, é claro, do motor V-Twin. Os componentes estruturais também chegam totalmente renovados. Ainda não há confirmação oficial sobre a sua chegada ao Brasil, mas caso venha, deverá ser no segundo semestre, uma vez que o seu lançamento acontece em maio nos EUA.

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Outra novidade são os pacotes de customização. Os chamados The Day Tripper, Coastal e Touring Custom incluem assento e pedaleiras para um garupa, enquanto o Performance Custom foca, como o nome sugere, em mais desempenho. O preço inicial da nova  Harley-Davidson, a Softail Standard , sem qualquer pacote de customização, é US$ 13.599, o equivalente a R$ 60.080. Os preços dos pacotes de customização variam de US$ 1.299 a US$ 1.699, cerca de R$ 5.700 a R$ 7.500.

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Mais equipamentos

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Novidade chega com equipamentos de última geração da marca, o que a torna bem mais moderna que a antecessora

O modelo mantém boa parte das linhas da geração anterior, com estilo bobber, que conta com guidão elevado. Por sua vez, o motor Milwaukee Eight 107 de 1.745 cc, que entrega 15,2 kgfm, tem novas câmaras de combustão, novos balanceiros e um gerenciamento eletrônico mais sofisticado, em relação à antecessora. O único equipamento eletrônico de série é o painel digital, além da própria injeção eletrônica, pois o sistema ABS dos freios é apenas um opcional.

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Entre outros equipamentos, a novidade vem com assento único e rodas menores, com 19 polegadas na dianteira e 16 polegadas na traseira. Além disso, traz garfo dianteiro convencional com um único disco de freio e traseira monoamortecida também com disco único compõem o sistema de suspensão e freios. O tanque de combustível da Harley-Davidson carrega 13,2 litros de gasolina e o peso total do conjunto fica em 297 kg.

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Fonte: IG Carros
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