conecte-se conosco


Policia Federal

PF combate invasão de terras da União

Publicado

Porto Velho/RO – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (10/9) a Operação Bom Futuro, com o objetivo de desarticular a organização criminosa responsável por inúmeras atividades ilícitas na ocupação de área de aproximadamente 500 hectares em Unidade de Conservação Federal, precipuamente a invasão de terras da União, com seu loteamento e desmate ilegais.

Policiais federais cumprem quatro mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 5ª Vara da Justiça Federal de Porto Velho/RO. Além disso, a Justiça Federal de Porto Velho/RO decretou o bloqueio e sequestro de bens dos investigados, bem como autorizou a destruição de máquinas e equipamentos encontrados em locais proibidos, quando a medida for necessária para evitar o uso indevido ou diante da impossibilidade de guarda e transporte.

O inquérito policial foi instaurado em novembro de 2018 com o escopo de apurar a existência de um grupo criminoso organizado responsável por lotear e desmatar uma extensa área situada no interior da Floresta Nacional do Bom Futuro – Flona Bom Futuro, após a efetivação de seguidas prisões de invasores pelos órgãos de fiscalização, em parcela denominada ACAMPAMENTO BOA ESPERANÇA.

Durante as investigações, foram qualificados e identificados os líderes do grupo, responsáveis pelo cadastramento das famílias, pelo recolhimento das mensalidades dos invasores, pela organização do acampamento (inclusive compra de mantimentos para os acampados), pela demarcação dos lotes e por toda degradação ambiental necessária à instalação das famílias, bem como a contratação de advogados para a defesa daqueles presos durante as fiscalizações.

Em 2013, essa mesma área hoje ocupada pelo ACAMPAMENTO BOA ESPERANÇA, foi objeto de invasão e, diante da gravidade da situação, foi deflagrada uma grande operação de retomada da área, oportunidade em que foram conduzidos mais de 10 invasores, apreendidas 18 motocicletas e destruídos os acampamentos. Como represália, os invasores destruíram todas as pontes, isolando os servidores públicos, incendiaram um caminhão do ICMBio, colocando em risco a vida dos policiais militares que tentavam proteger o patrimônio público.

Os investigados responderão pelos crimes de estelionato, incitação ao crime, associação criminosa, invasão de terras públicas, dano à unidade de conservação, desmate ou degradação de floresta em terra pública, organização criminosa agravada, cujas penas máximas ultrapassam 30 anos de prisão.

Os presos, após interrogados, serão encaminhados para o sistema prisional estadual em Porto Velho/RO onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.

 

Veja Também:  PF e Receita apreende mais de 20 kg de cocaína durante o carnaval

REINTEGRAÇÃO DE POSSE – A operação BOM FUTURO ocorre concomitantemente ao cumprimento da ordem de reintegração de posse do citado ACAMPAMENTO BOA ESPERANÇA (situado no interior da FLONA BOM FUTURO), expedida pela da 5ª Vara da Justiça Federal de Porto Velho/RO, a partir de ação ajuizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO. A reintegração de posse está sendo efetivada em uma ação conjunta da Polícia Militar e Bombeiros do Estado de Rondônia, Polícia Federal, ICMBIO e Ministério Público Federal, com apoio logístico do Exército Brasileiro e da Prefeitura de Porto Velho/RO, totalizando mais de 200 agentes públicos.

 

 

Contato (69) 3216-6242

Fonte: Polícia Federal
publicidade

Policia Federal

PF prende casal por furto em sala de embarque de aeroporto internacional

Publicado

Belo Horizonte/MG – Na manhã de hoje, 28/2/2020, a Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais, prendeu um casal por furto realizado em sala de embarque do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/MG.

O fato ocorreu após o desmaio de uma mulher, que se preparava para embarcar em voo com destino ao estado do Rio de Janeiro. Com a queda, seus pertences também foram ao chão. Conforme relatado no boletim de ocorrência, seu aparelho de telefone celular teria sido furtado pelo casal, que teria lhe dito para permanecer deitada à espera do socorro.

Após o contato com a passageira, o casal embarcou em um voo para Brasília/DF, em cujo aeroporto foi preso pela Polícia Federal logo no desembarque, com base na análise do vídeo gravado pelas câmeras de segurança do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Já na sede da Polícia Federal em Brasília, durante a lavratura do flagrante, constatou-se que o casal detinha cerca de outros 15 aparelhos celulares.

Veja Também:  PF realiza apreensão de um caminhão carregado com 300 caixas de cigarros paraguaios

 

 

  

Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais

[email protected] | www.pf.gov.br

Contato: (31) 3330-5270

Fonte: Polícia Federal
Continue lendo

Policia Federal

PF apreende armas prende duas pessoas em Santo Antônio do Sudoeste

Publicado

Foz do Iguaçu/PR – Nesta sexta-feira (28/2), a Polícia Federal e a Força Nacional deram cumprimento a três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal de Santo Antônio do Sudoeste/PR, em uma operação destinada a apurar denúncias a respeito da existência de armas de fogo ilegais.

Como resultado das diligências, foram apreendidos um revólver calibre .38, uma pistola calibre .380 e 11 munições, duas pessoas foram presas em flagrante pela posse de arma de fogo sem o devido registro legal.

Um dos homens tinha um mandado de prisão preventiva expedido pelo crime de lesão corporal grave e também responde pelos crimes de porte ilegal de armas e homicídio.

Os presos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Santo Antônio do Sudoeste, onde foram autuados em flagrante. Após pagar a fiança, um deles foi liberado. O outro permanece preso em razão do mandado.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu
Contato: (45) 3576-5515

Fonte: Polícia Federal
Veja Também:  PF realiza apreensão de um caminhão carregado com 300 caixas de cigarros paraguaios
Continue lendo

Policia Federal

PF prende homem por tráfico internacional de drogas

Publicado

Belo Horizonte/MG – A Polícia Federal prendeu, na quinta-feira (27/2), um homem por tráfico internacional de drogas. A apreensão ocorreu antes de ele embarcar no Aeroporto Internacional de Confins/MG em voo com destino à Europa. Ele carregava cocaína dissimulada em vários frascos e embalagens de produtos alimentícios, farmacêuticos e cosméticos, que estavam em sua bagagem. A totalidade dos recipientes encontrados somava cerca de 7,5 quilos. A posse das drogas foi descoberta durante fiscalização sobre o tráfico de drogas, quando a mala passava pelo aparelho de raio x. O homem é equatoriano, tem 40 anos e trabalhava como motorista em Bolonha, na Itália.

O preso foi encaminhado para a penitenciária Nelson Hungria, onde permanecerá à disposição da Justiça. Se for condenado, poderá cumprir até 25 anos de reclusão.

Já é a segunda prisão por tráfico internacional de drogas que a Polícia Federal realiza no mesmo aeroporto em menos de uma semana. Em 21/2/2020, um português, de 24 anos, foi preso com cerca de 2,5 quilos de cocaína dissimulados em frascos de cosméticos em sua mala, antes de embarcar para a cidade portuguesa de Lisboa.

Veja Também:  PF apreende máquinas caça-níqueis em camarote no Sambódromo do Rio de Janeiro

 

 

 Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais

[email protected] | www.pf.gov.br

Contato: (31) 3330-5270

Fonte: Polícia Federal
Continue lendo

Links Úteis

Rondonópolis

Policial

Política MT

Entretenimento

Mais Lidas da Semana