conecte-se conosco


Economia

Primeiro A330neo da Uganda Airlines tem sua pintura finalizada

Publicado


source

Contato Radar

undefined
Gabriel Araújo

Primeiro A330neo da Uganda Airlines tem sua pintura finalizada

O primeiro Airbus A330-800neo da Uganda Airlines foi visto hoje (16) ostentando sua pintura completa nas instalações da fabricante em Toulouse (TLS), França.

A companhia possui duas unidades do modelo encomendadas e a expectativa é que os jatos franceses sejam utilizados nas rotas entre Entebbe (EBB), Londres (LHR) e Dubai (DXB).

Segundo a companhia, a entrega está prevista para o mês de dezembro.

O post Primeiro A330neo da Uganda Airlines tem sua pintura finalizada apareceu primeiro em Contato Radar – Notícias de aviação .

Veja Também:  Procura por vaga temporária? Pandemia deve cortar ofertas para o Natal; entenda
publicidade

Economia

Ainda existem Embraer 120 Brasília operando comercialmente no Brasil?

Publicado


source

Contato Radar

undefined
Guilherme Dotto

Ainda existem Embraer 120 Brasília operando comercialmente no Brasil?

Depois do grande sucesso com o Embraer EMB-110 Bandeirante, a Embraer decidiu começar um novo projeto de aeronave, com plano de uma aeronave maior, sendo basead no EMB-121 Xingú. Em 1979, o EMB-120 foi lançado, com o nome Brasília.

Diferente do EMB-110, o Brasília entrou em operação diretamente no exterior, e somente em outubro de 1985 foi entregue a uma companhia aérea brasileira.

Após 41 anos de seu lançamento, no Brasil não temos mais uma grande quantidade de aeronaves deste modelo voando comercialmente. Somente 3 Embraer 120 Brasília voam na área comercial, e ambas na região Norte do país.

RICO TÁXI AÉREO

A Rico Táxi Aéreo, empresa com sede no aeroporto Eduardo Gomes em Manaus, possui 2 EMB-120 em sua frota, o PP-PSA e o PR-STZ.

Ambas aeronaves tem uma extensa carreira na aviação, onde entraram em operação na década de 90.

Fabricado em 1995, o PP-PSA iniciou seus voos na Passaredo Linhas Aéreas no ano seguinte, 1996, onde permaneceu ativo até julho de 2011. Estocado até novembro do mesmo ano, a Air Amazônia o adquiriu e batizou-o de ” Tefé “. Sua carreira na empresa não durou muito, pois em 2012 a empresa fechou, estocando-o mais uma vez. Em 2017, a Rico Táxi Aéreo ressuscitou o turboélice, trazendo-o de volta à ativa e voando até o momento pelo Brasil.

Veja Também:  Conheça, qual foi o primeiro helicóptero utilizado para reportagens no Brasil

Já o PR-STZ, iniciou sua carreira fora do Brasil. No ano de sua fabricação, 1993, foi entregue à Skywest Airlines com matrícula N216SW. Após uma longa carreira nos EUA, o E120 chegou ao Brasil em 2014, onde foi adquirido pela Sete Linhas Aéreas, e no ano seguinte passou a ser Sete Táxi Aéreo. Após mais de 3 anos, foi adquirido pela Rico Táxi Aéreo, onde voa até hoje.

PIQUIATUBA

Fundada em 2005, a Piquiatuba Táxi Aéreo possui uma frota de 23 aeronaves, tendo um Embraer E120 Brasília entre elas. Com sede em Santarém (STM), a empresa utiliza seu turboélice para realizar voos cargueiros e fretamentos.

Fabricado em 2004, o PT-SOK teve como primeiro operador a Vale do Rio Doce, onde foi adquirido no ano de 2006. Após 6 anos de operação na mineradora multinacional, em 2012 o turboélice bimotor foi comprado pela Piquiatuba, onde voa até hoje.

No Brasil, há sim outras aeronaves em atividade porém, não na aviação comercial. A Força Aérea Brasileira possui algumas unidades do E120 Brasília, designadas para missões em locais de pouca estrutura e voos mais curtos.

Veja Também:  Lee Kun-hee, presidente da Samsung, morre aos 78 anos

A Embraer possui um exemplar do Brasília, o PT-SXP, que já operou pela Penta Linhas Aéreas e hoje é utilizada para transporte de seus funcionários entre suas bases.

Foto: Cláudio Capucho © jetphotos.com

Para mais notícias sobre aviação, acesse o Contato Radar (CLICANDO AQUI) .

O post Ainda existem Embraer 120 Brasília operando comercialmente no Brasil? apareceu primeiro em Contato Radar – Notícias de aviação .

Continue lendo

Economia

Conheça, qual foi o primeiro helicóptero utilizado para reportagens no Brasil

Publicado


source

Contato Radar

undefined
Luis Neves

Conheça, qual foi o primeiro helicóptero utilizado para reportagens no Brasil

É comum olhar para os céus das grandes cidades brasileiras e nos deparar com os helicópteros que fazem reportagens para emissoras de tv. Os modelos mais utilizados são Robinson R22, R44, Helibras Esquilo e o Bell 206, que fazem as imagens aéreas para Globo, SBT, Record tv, Rede Tv e Band.

No entanto, o primeiro helicóptero de reportagem do Brasil, foi o modelo inglês Westland-Sikorsky S-51 Dragonfly, que foi o primeiro helicóptero no mundo a ser vendido a um utilizador comercial. A aeronave de prefixo PT-HAL, pertencia à TV Record de São Paulo, que na década de 50 era a mais importante emissora de televisão do país.

Essa aeronave foi comprada pela Record em 1959 e serviu a aquela emissora durante a década de 1960, até ser vendido para a  Ocian – Organização Construtora e Incorporadora Andraus Ltda., que o utilizava para levar clientes e investidores aos seus empreendimentos, como a Cidade Ocian, no município litorâneo de Praia Grande.

Veja Também:  Programe-se: auxílio emergencial cai neste domingo; confira calendário da semana

Em uma propaganda da época em que ele já pertencia à Ocian, a aeronave aparece pousado no heliponto do antológico e trágico Edifício Andraus que ficava localizado no centro da capital paulista. Ao contrário do que diz a propaganda, aquele não foi o primeiro heliporto da América do Sul, nem mesmo do Brasil, e na verdade ele nem era um heliporto, era um heliponto. Sendo o primeiro heliponto de topo de edifício da América do Sul, e foi fundamental no resgate de vítimas do fatídico incêndio daquele prédio em 1972.

O Dragonfly S-51, foram os primeiros helicópteros do mundo vendidos para operadores civis. Todos os S-51 que operaram para a Marinha do Brasil e os civis, foram fabricados sob licença da Sikorsky pela Westland, na Inglaterra.

No total foram apenas três S-51 civis operaram no Brasil: o PT-HAK, que originalmente teve o prefixo inglês G-AMHC, o PT-HAL da Record, que originalmente teve o prefixo inglês G-AMHB, e mais um terceiro, cujo prefixo brasileiro não conseguimos descobrir, que originalmente teve o prefixo inglês G-AMHD.

Veja Também:  Cargolux realizará mais uma operação em Confins

Todas três aeronaves, passaram por outras operadoras na Bélgica, México e Estados Unidos antes de voar para empresas no Brasil. Hoje é possível visitar a única aeronave que restou, justamente o heróico PT-HAL que pertenceu a TV Record e que ajudou no resgate das vítimas do edifício Andraus, a aeronave teve sua aposentadoria merecida no acervo do museu de Bebedouro.

Credito texto: Helena Dornelles

O post Conheça, qual foi o primeiro helicóptero utilizado para reportagens no Brasil apareceu primeiro em Contato Radar – Notícias de aviação .

Continue lendo

Economia

Air X Charter realizará voos em Guarulhos

Publicado


source

Contato Radar

undefined
Guilherme Dotto

Air X Charter realizará voos em Guarulhos

A Air X Charter programou dois voos para esta semana no aeroporto internacional de Guarulhos (GRU).

Os voos ocorrerão com o Airbus A340 partindo de Lima e com o Embraer Lineage 1000 partindo de Lisboa.

Foto: Chris Jilli © jetphotos.com

Confira abaixo o cronograma das operações, que podem haver alterações ou cancelamento.

Terça-feira (27):

Lineage 1000: Lisboa (LIS) – Espargos (SID) / 16h00 – 20h10

Lineage 1000: Espargos (SID) – Guarulhos (GRU) / 20h55 – 04h00 (28)

Sábado (31):

A340-300: Lima (LIM) – Guarulhos (GRU) / 14h00 – 19h00

Lineage 1000: Guarulhos (GRU) – Bermuda (BDA) / 09h00 – 17h45

Domingo (01):

A340-300: Guarulhos (GRU) – Kinshasa (FIH) / 09h00 – 18h10

Para mais notícias sobre aviação acesse o Contato Radar ( CLICANDO AQUI )

O post Air X Charter realizará voos em Guarulhos apareceu primeiro em Contato Radar – Notícias de aviação .

Veja Também:  Ainda existem Embraer 120 Brasília operando comercialmente no Brasil?
Continue lendo

Links Úteis

Rondonópolis

Policial

Política MT

Entretenimento

Mais Lidas da Semana