conecte-se conosco


Mato Grosso

Terça-feira (26): Mato Grosso registra 210.567 casos e 5.019 óbitos

Publicado


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (26.01), 210.567 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 5.019 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 1.563 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 210.567 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 7.696 estão em isolamento domiciliar e 196.826 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 273 internações em UTIs públicas e 307 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 67,92% para UTIs adulto e em 35% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (45.776), Rondonópolis (14.034), Várzea Grande (13.898), Sinop (11.118), Tangará da Serra (9.225), Sorriso (9.077), Lucas do Rio Verde (8.440), Primavera do Leste (6.428), Cáceres (4.908) e Nova Mutum (4.421).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Veja Também:  Secretária Nacional da Família conhece projetos desenvolvidos pela primeira-dama e afirma: "Atendimento classe A"

O documento ainda aponta que um total de 181.247 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 516 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na última segunda-feira (25), o Governo Federal confirmou o total de 8.871.393 casos da Covid-19 no Brasil e 217.664 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 8.844.577 casos da Covid-19 no Brasil e 217.037 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de terça-feira (26).

Recomendações

Já há uma vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

Veja Também:  Plantão pedagógico em Alta Floresta também atende alunos com deficiência

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

publicidade

Mato Grosso

Prefeito de Rondolândia celebra investimentos e espera atrair plantas frigoríficas após construção de asfalto novo

Publicado


Localizado a 1.600 quilômetros de Cuiabá, no extremo Noroeste de Mato Grosso, a cidade de Rondolândia deu um novo passo de desenvolvimento com o lançamento da licitação para construção de 23,41 quilômetros de asfalto na MT 313/198, entre a divisa de Mato Grosso com Rondônia e entroncamento da MT-208.

Para o prefeito do município, José Guedes, o pacote de obras e ações inserido no Programa Mais MT, considerado o maior da história de Mato Grosso, irá pôr fim ao principal problema de logística enfrentado pelos pecuaristas da região.

O frigorífico de Mato Grosso mais próximo fica a 850 quilômetros de Rondolândia e, além disso, o acesso à cidade é feito por duas estradas vicinais que chegam ao Estado de Rondônia: uma por Ji-Paraná e a outra por Cacoal. Por isso, praticamente todo o rebanho de Rondolândia é abatido e industrializado em Rondônia, para que os produtores possam manter-se minimamente competitivos.

“Isso significa a presença do Governo em nosso município. Porque essa estrada tinha sido licitada há cinco anos, mas o recurso foi desviado e a estrada não saiu. Agora, através do Mauro Mendes, do Pivetta, da Assembleia do Estado, esse sonho está sendo realizado. Nós temos 141 municípios e Rondolândia é totalmente diferente, porque eu tenho que sair de Mato Grosso e ir até Rondônia para conseguir ter acesso à Cuiabá. Esses 23 quilômetros vão finalmente mudar essa realidade. E não é só o asfalto, são todos os benefícios que ele traz pra cidade”, afirmou José Guedes.

Veja Também:  Prefeito de Rondolândia celebra investimentos e espera atrair plantas frigoríficas após construção de asfalto novo

“Rondolândia hoje é um dos maiores produtores de boi do Estado, com esse asfalto vamos ter a oportunidade de atrair para a cidade plantas frigoríficas, que vão trazer emprego para a população, aumentar a arrecadação do caixa da Prefeitura… Nossos recursos que até então iam todos pra fora agora vão ficar no Estado”, completou o prefeito.

O contrato para a pavimentação da MT 313/198 havia sido firmado inicialmente em 2013, mas a obra nunca foi concluída.

Além do asfalto novo, Rondolândia também irá receber uma das pontes de concreto que serão construídas sobre rios, córregos e vazantes em 19 rodovias estaduais, cuja ordem de serviço foi assinada pelo Governo de Mato Grosso na última quinta-feira (18.02).

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Plantão pedagógico em Alta Floresta também atende alunos com deficiência

Publicado


O plantão de atendimento pedagógico da Escola Estadual Plena Jayme Veríssimo de Campos, em Alta Floresta (803 km ao norte da Capital), envolve também a sala de recursos, onde são atendidos alunos com deficiências – transtorno de espectro autista, deficiência intelectual e surdez.

São cinco estudantes por professor. O aluno permanece no máximo meia hora na unidade escolar conforme estabelecido nas orientações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), sendo atendido até por quatro professores.

O atendimento é feito por agendamento. O professor entra em contato com todos os responsáveis que frequentarão a sala de recursos, pedindo autorização para fazer atividades na sala.

“No agendamento são descritas as atividades que serão desenvolvidas. As ações são adaptadas e organizadas em conjunto com os professores do ensino regular”, destaca a coordenadora pedagógica, Jakeline Santos Cochev da Cruz.

No entendimento da coordenadora, esse trabalho de atendimento tem dado bons resultados, pois pais e estudantes têm procurado a escola. “Os pais veem essas ações como inovadoras, de forma a causar menor prejuízo educacional aos estudantes”, assinala.

Veja Também:  Plantão pedagógico em Alta Floresta também atende alunos com deficiência

A Superintendente de Diversidade Educacional da Seduc, Lúcia Aparecida Santos, ressalta que no caso dos alunos especiais, os cuidados com os protocolos de biossegurança devem ser redobrados, por causa da pandemia da Covid-19. “Queremos o atendimento, mas por se tratar de alunos que apresentam vulnerabilidade, o trabalho dos professores tem que ocorrer com segurança”, explica.

Plantão para todos

Jakeline lembra que o plantão pedagógico atende todos os estudantes, desde que não seja de grupo de risco. Ao entrar em contato com o aluno, o professor faz uma sondagem das dificuldades dos estudantes e disponibilidade de se deslocarem até a unidade escolar. Com isso, é realizado agendamento.

A unidade escolar atende os Anos Finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. O atendimento obedece todas regras de biossegurança, com o distanciamento das carteiras e uso de máscaras e álcool gel disponível para todos.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

PM fará solenidade de troca de comando da Esfap nesta quinta-feira (25)

Publicado


Na quinta- feira (24.02) a Polícia Militar realizará a solenidade de passagem de comando da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Espaf), às 09h. O tenente-coronel Hernandes da Silva Magalhães deixa a função, e passa o comando da Escola para o tenente-coronel Anderson Luiz do Prado. 

O tenente-coronel Hernandes da Silva Magalhães está a frente da Esfap, desde de junho de 2019. Já o tenente-coronel Anderson Luiz do Prado, atualmente ocupa a função de subcomandante da Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV). 

A solenidade de passagem de comando da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças vai ser presidida pelo comandante geral adjunto coronel Daniel Lipi Alvarenga.  A Esfap é uma instituição de ensino com mais 40 anos, responsável pela excelência na qualidade de ensino no que tange à formação, capacitação, treinamento, estágio e demais atividades que são submetidas aos praças da PMMT.

Serviço

Solenidade de troca de comando da Esfap da Polícia Militar 

Data: 25.02.2021 

Horário: 09 hs

Endereço: Rodovia Helder Cândia, Vale dos Lírios,Cuiabá.

Veja Também:  Dirigir sem máscara não é infração de trânsito; mas uso continua obrigatório por Lei Estadual
Fonte: GOV MT

Continue lendo

Links Úteis

Rondonópolis

Policial

Política MT

Entretenimento

Mais Lidas da Semana