Fazer um passeio em Portugal é mergulhar em bastante histórias, além de igrejas admiráveis com interiores monumentais, excelente gastronomia, castelos, conhecer os melhores museus do país durante sua estadia nos melhores hotéis em Lisboa será incrível. Mergulhar na história e cultura do país luso é carregar consigo bastante bagagem.
A cultura portuguesa está distribuída por todos os cantos: desde os grandes centros até a menor das vilas, desde a culinária local até o azulejo. Organizamos uma lista dos melhores museus portugueses para você fazer uma visita na sua viagem para Portugal.
Museu Serralves (Porto)
O Museu Serralves está situado na cidade de Porto, em uma região bem linda e arborizada. Ele é considerado um importante museu de arte contemporânea de Portugal.
Com maravilhosos jardins, o museu também possui exposições itinerantes fantásticas, além de auditório, biblioteca e vários eventos abertos ao público no decorrer do ano. É possível adquirir o ingresso com livre acesso e sem fila.
Museu Calouste Gulbenkian – Coleção Fundador (Lisboa)
Esse museu está situado em Lisboa e abriga a coleção particular do fundador Calouste Sarkis Gulbenkian, que foi um filantropo de origem Arménica, que residiu em Portugal entre os anos de 1942 e 1955.
A coleção tem mais de 6 mil obras da Antiguidade até o começo do século XX. O museu está aberto das 10h às 18h, sendo fechado às terças-feira. Além disso, nos dias 1 de janeiro, domingo de páscoa, 1 de maio e 24 e 25 de dezembro, o museu não abre.
Os ingressos para todas as exposições e coleções sai a 14€. A entrada é gratuita aos domingos a partir das 14h.
Museu Nacional do Azulejo (Lisboa)
Sem dúvida você já escutou falar dos populares azulejos portugueses, e não poderia ser diferente, faz parte da cultura portuguesa e tornou-se internacionalmente conhecida. O Museu Nacional do Azulejo foi lançado para estudar, recolher, conversar e divulgar exemplares dos azulejos portugueses.
O espaço guarda uma coleção fantástica de azulejos portugueses. Situado em Lisboa, no antigo Convento da Madre de Deus, a coleção abriga azulejos da metade do século XV até os dias de hoje.
Esse museu é um dos melhores museus de Portugal, inclusive, se tornou um dos principais pontos turísticos de Lisboa.
Museu Nacional dos Coches (Lisboa)
Um espaço para as princesas. O Museu Nacional dos Coches, localizado em Lisboa, abriga uma importantíssima coleção de carruagens reais do século XVI ao século XIX. O museu apresenta toda a evolução dos veículos, desde os meios de transporte de tração animal até ao surgimento do automóvel.
Os ingressos estão saindo a 8 euros. Entradas gratuitas aos domingos e feriados até às 14h para moradores de Portugal.
Museu Arqueológico do Carmo (Lisboa)
O Museu Arqueológico do Carmo é considerado um dos melhores museus de Portugal, situado em Lisboa. Esse museu arqueológico abriga o patrimônio nacional.
O local guarda diversos monumentos, esculturas, pedras de armas, sarcófagos, múmias, lápides e fragmentos da arquitetura antiga. Foi inaugurado no ano de 1864 e é um passeio maravilhoso na cidade de Lisboa.
Museu Nacional Ferroviário (Entroncamento)
Esse museu abriga o patrimônio histórico e cultural dos transportes ferroviários de Portugal. O Museu Nacional Ferroviário relata a história do caminho de ferro de Portugal e a História da Europa. O acervo possui 36 mil objetos de pequenos e grandes tamanhos.
O espaço está situado na Rua Eng. Ferreira de Mesquita 1-A, em Entroncamento, perto da cidade de Fátima.
Museu Amália Rodrigues (Lisboa)
O Museu Amália Rodrigues situado em Lisboa, para quem não sabe, é uma homenagem a maior cantora de fado da história. Essa mulher foi e segue sendo um ícone em Portugal. A artista vendeu mais de 30 milhões de discos e se consagrou em vários países do mundo. O museu e fundação abre as portas todos os dias das 10h às 18h.
Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa)
Situado em Lisboa, o Museu Nacional de Arte Antiga foi fundado em 1884, e está há aproximadamente 130 anos no Palácio Alvor. Esse museu guarda a maior coleção pública portuguesa de arte com mais de 40 mil objetos, entre eles: ourivesaria, artes decorativas, pinturas, esculturas, do Oriente e da África.
Além disso, esse espaço conta com uma vista privilegiada do Rio Tejo, e o quadro mais misterioso de Portugal: Os Painéis de São Vicente.