Primeiramente, como o nome já sugere, um colchão casca de ovo é composto por diversas cavidades que se assemelham a cascas de ovos, e é colocado sobre a cama ou o colchão.
É um colchão de espuma que distribui a pressão da superfície para promover um maior conforto, ideal para pessoas que permanecem muito tempo deitadas.
Para tirar todas as suas dúvidas para que serve colchão casca de ovo, preparamos um guia completo com tudo que você precisa saber!
O que é um colchão casca de ovo?
Um colchão casca de ovo é um tipo de acessório que é colocado sobre o colchão tradicional para fornecer uma camada adicional de suporte e conforto.
Ele recebe esse nome devido à sua aparência, que se parece com uma casca de ovo, sendo feito de espuma.
É um colchão que apresenta uma textura ondulada, auxiliando a aliviar a pressão em pontos específicos do corpo.
Embora comumente utilizado em hospitais e casas de repouso, também é bastante útil para pessoas com problemas de coluna.
Agora, mesmo o colchão casca de ovo fornecendo uma camada adicional de conforto, vale frisar que ele não deve ser usado como substituto de um colchão adequado.
Ou seja, ele é usado como um complemento do colchão e proporcionar um sono mais confortável, mas não deve ser considerado como um colchão propriamente dito.
Para que serve colchão casca de ovo?
O principal objetivo do colchão casca de ovo é diminuir os pontos de contato entre o corpo e a superfície do colchão, mantendo o peso corporal uniformemente distribuído.
Isso evita os pontos de pressão, o que significa que você pode dormir sem sentir tensão durante a noite, já que diferentes partes do corpo estarão protegidas contra o atrito.
Segundo um artigo publicado no Site SonoSeguro, o colchão casca de ovo é recomendado para pessoas que permanecem longos períodos deitadas, como idosos ou pessoas que se submeteram a uma cirurgia ou sofrem de alguma doença, pelo maior risco de desenvolver escaras.
Lembrando que escaras ou úlceras de pressão são feridas que surgem na pele de pessoas que ficam muito tempo em uma mesma posição.
As escaras podem se agravar se o paciente não receber os cuidados adequados.
Além disso, esses colchões podem ser utilizados tanto em residências quanto no meio hospitalar para garantir à pessoa uma experiência de sono confortável quando ela não pode se movimentar muito.
Quais as vantagens do colchão casca de ovo?
Além de permitir a descompressão é recomendado para pessoas que permanecem muito tempo deitadas, o colchão casca de ovo também tem outras vantagens:
Mais conforto
Um colchão em forma de casca de ovo fornece uma camada de amortecimento para criar uma superfície mais confortável para se alongar.
Isso é particularmente benéfico quando você tem um colchão mais duro, e assim, não precisa comprar um novo.
Melhora a circulação sanguínea
Como não há a compressão dos nervos e os músculos ficam mais soltos, isso gera melhor circulação sanguínea.
Nesse sentido, quem sofre de problemas circulatórios pode se beneficiar do colchão casca de ovo.
Favorece uma boa climatização
O formato do colchão casca de ovo permite ao ar passar livremente e circular em torno da superfície, impedindo o calor.
Por consequência, você não vai acordar no meio da noite, por conta do calor e transpiração, já que o calor se propaga para fora.
Praticidade
O colchão casca de ovo é super prático e você pode levar para qualquer lugar, como em uma viagem, por exemplo, pois pode ser enrolado e transportado.
Além disso, quando não está sendo utilizado, é de fácil armazenamento.
Higiene
O colchão casca de ovo é fácil de limpar e manter, o que ajuda a garantir um ambiente mais higiênico para o sono.
Conclusão
O colchão casca de ovo é benéfico em uma série de questões, mas a principal é promover maior conforto às pessoas acamadas, evitando a formação de escaras.
Além disso, permite uma distribuição uniforme do corpo sobre a superfície do colchão, o que proporciona um sono de melhor qualidade.
Apenas lembrando que o colchão casca de ovo é um complemento, que pode ser colocado sobre seu colchão convencional pelo tempo que for necessário, mas não é considerado um substituto do colchão!