Você é do tipo de pessoa que sente fome a toda hora? Existe uma explicação mais simples do que você pode imaginar para isso.
E a resposta pode estar justamente no que você está comendo ao longo do dia!
Você sabia que caso a sua alimentação seja rica em carboidratos pobres, um dos primeiros efeitos que você sentirá na pele é justamente o de sentir fome o dia todo?
Você já reparou como depois de comer uma pizza ou então uma macarronada, sentimos fome pouco tempo depois?
Por mais que você coma uma quantidade maior, continua sentindo fome. Já sentiu isso antes?
Hoje, eu vou dar a explicação para você de porque isso acontece, e o que você deveria fazer para reverter essa situação.
Antes de tudo, você precisa entender que existem dois tipos de carboidratos:
- Carboidratos simples;
- Carboidratos complexos.
Enquanto os simples são encontrados em alimentos como frituras, salgados, massas, doces, bebidas industrializadas e na farinha branca, os complexos são encontrados em legumes, verduras, raízes, tubérculos e alimentos integrais.
Certo, mas o que isso tem a ver com a fome que você sente o dia todo? Tudo a ver!
Para você entender melhor, vamos começar explicando como os carboidratos simples agem no organismo.
1- Excesso de açúcar
Os carboidratos simples têm esse nome porque são formados por cadeias simples de carbonos.
Por isso, eles são degradados de forma rápida depois que entram no organismo.
Quando você come um pão branco, por exemplo, o carboidrato presente é quebrado de forma muito rápida e enviado para o sangue.
Lá, as moléculas de glicose são colocadas dentro das células através da ação da insulina, o hormônio responsável por fornecer a glicose para que a energia seja produzida.
O problema é que como esse carboidrato é quebrado de forma muito rápida, causa picos de insulina, fazendo com que muita glicose seja jogada para dentro do sangue.
E, por isso, você acaba sentindo fome de forma rápida, porque eles são processados a uma velocidade muito maior do que os carboidratos complexos, por exemplo.
Quando ocorrem esses picos de glicemia, mais insulina é produzida para que o açúcar seja levado para dentro das células.
Porém, quando a glicemia é reduzida, o corpo envia um sinal de que está faltando energia. E, por isso, você acaba sentindo fome novamente.
Porém, não é só isso que causa a fome excessiva durante o dia.
2- Estresse
O estresse também é um dos grandes causadores da fome excessiva. Se você vive uma vida de estresse e ansiedade e tem dificuldade para dormir, pode ser esse o principal problema que está deixando você com fome o dia todo.
Existe um hormônio chamado leptina que é ativado quando estamos dormindo. Ele tem como objetivo reduzir o apetite e causar saciedade.
Em contrapartida, a grelina, o hormônio responsável pela sensação de fome, diminui. Quando você não dorme bem, acontece o processo inverso, e a grelina aumenta muito mais do que a leptina. Por esse motivo, você acaba sentindo mais fome durante o dia.
3- Diabetes
Outro fator que pode deixar você com fome o dia todo é o diabetes, uma doença em que há um aumento considerável de açúcar no sangue, já que as células não conseguem mais receber a glicose devido às falhas da insulina.
Essa doença pode ser causada por fatores genéticos no tipo 1, ou por maus hábitos de vida no tipo 2, como sedentarismo e má alimentação.
Por isso, é importante que desde cedo você cultive bons hábitos de vida para não sofrer com as consequências dessa doença no futuro.
Como diabéticos não podem comer alimentos ricos em açúcar e carboidratos sem o uso de medicamentos, acabam sentindo mais fome durante o dia.
Se é o seu caso, saiba que existem consultas à distância com médicos e nutricionistas! Você sequer precisará sair de casa para se consultar com um nutricionista para solicitar alguns exames, a fim de saber se a sua alimentação e vitaminas estão equilibradas no organismo.
Para ter acesso a uma equipe de profissionais e se consultar à distância, acesse este link!
4- Desidratação
Você sabia que a falta de água no corpo também pode estar causando essa sensação permanente de fome no organismo?
Muitas vezes acabamos confundindo a falta de água com fome. Por isso, se você estiver em dúvida, comece a se habituar a tomar pelo menos 2 litros de água por dia.
Além de melhorar o seu metabolismo, a água ajudará você a se manter saciado (a) por mais tempo. A dica é tomar pelo menos dois copos de água uns 15 minutos antes das principais refeições do dia para que você sinta menos fome na hora de comer.
Gostou das dicas sobre os motivos pelos quais você pode estar sentindo fome a todo momento?
Compartilhe com seus amigos, pois alguém pode ter o mesmo problema sem saber a causa exata!